Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma caldeira Vulcano BabyStar (ZW23) num apartamento que comprei recentemente. A nível de aquecimento de água sanitária, nada a apontar, mas estou a tentar por sistema do aquecimento central a funcionar mas os radiadores não aquecem.

    Após ler o manual e várias discussões neste fórum sobre a mesma caldeira, segui os passos de manutenção descritos no manual e o que vários utilizadores recomendavam, mas nada feito.

    Dado que o termostato para disparar a caldeira estava avariado, troquei-o e a caldeira começa a aquecer como expectável.

    De seguida fui validar que os radiadores estavam purgados e que a respectiva válvula do termostato funcionava. Comecei no mais próximo até ao mais longe e nunca saiu ar, só água, pelo que deduzo que estavam cheios.

    De ter andado a mexer, a pressão baixou para < 1, estava a 1.5bar, pelo que abri a torneirinha para encher o circuito e repor o valor, mesmo com pressão a 2, o problema mantém-se.

    Li por aí que poderia ser a bomba circuladora bloqueada, então abri o parafuso da bomba e rodei o rotor com uma chave e rodava bem. Fechei, liguei o sistema e com a mão na bomba, sinto-a a trabalhar. Aparentemente tudo ok aqui.

    Aparentemente a caldeira trabalha como esperado, sem qualquer erro, mas a água parece não sair para o circuito dos radiadores. Ao purgar os radiadores, verifiquei que o tubo de ida de água para o circuito tinha uma torneira, garanti que estava aberta - só dessa forma saia água no radiador - mas nem sei se no tubo de entrada de água do circuito (que tem uma torneira igual) se está aberto, pelo que deixei-a a meio.

    Vi em várias discussões (e no manual) dizerem que tinha de abrir o purgador automático da bomba circuladora para garantir que não havia ar no circuito, mas não o consigo encontrar, não sei que aspecto tem, como posso abrir, pelo que não mexo. Se alguém me conseguir ajudar aqui, agradecia.

    No fundo, mesmo com apenas um radiador aberto (no 5) ou com todos, parece que a água quente simplesmente não entra no circuito dos radiadores.

    Alguém me consegue ajudar a despistar isto.

    Obrigado e fico a aguardar uma ajudinha.
    • SrR
    • 5 dezembro 2022

     # 2

    valvula 3 vias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tipuh
  2.  # 3

    Colocado por: SrRvalvula 3 vias


    É avaria?
  3.  # 4

    Colocado por: tipuh

    É avaria?


    É a válvula que escolhe entre mandar calor para o termoacumulador ou para os radiadores. Se estiver presa e/ou avariada na posição de termoacumulador, vai ter os sintomas que descreve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tipuh
 
0.0100 seg. NEW