Iniciar sessão ou registar-se
    • sys
    • 7 dezembro 2022

     # 1

    Bom dia, adquiri recentemente uma casa com cerca de 15 anos, originalmente tinha uma bomba de gasoleo que está , pelo menos pelo aspecto exterior, muito mal tratada e não tenho grande interesse em a ter em utilização pelo que gostaria de a substituir para aquecimento da habitação. A disposição das coisas nesta casa está um pouco confusa pois tem uma caldeira a gasoleo na cave, uma bomba para AQS no RC quando em teoria parece-me que teria feito mais sentido juntar tudo num local centralizado, mas pronto, é o que é.

    Tenho várias dúvidas que fui tentando esclarecer sem grande sucesso pelo que gostaria de ouvir opiniões dos mais entendidos para ajudar a tomar as próximas decisões.

    Tenho sensivelmente 220m2 de piso radiante espalhado por 2 pisos (R/C e piso 1), alguns radiadores de parede na cave e toalheiros nos diversos wc's nos 2 pisos superiores. a caldeira a gasoleo encontrava-se na cave, onde ainda se encontra um deposito que não consigo perceber se está bom ou não. AQS está resolvido com uma bomba no R/C pelo que preciso somente de me preocupar com o piso radiante.

    1 - Sendo que tenho uma bomba Waternox 300S na lavandaria do RC onde tipicamente tenho 300 litros de água a 55 graus para AQS, faria mais sentido fazer circular água quente daqui para a cave (com novas tubagens que não existem) e ser esta a fonte de calor para a água que circula no piso (a água para o PRH tem que partir da cave pelo que percebo da instalação) ficando no depósito da cave que tem ao que parece apoio de resistencia electrica ou esta ideia é parva?
    2 - Se a ideia 1 for parva, preciso de uma bomba de calor de baixa temperatura na cave?
    3 - Será que posso reutilizar o depósito que lá existe? Tenho maneira de perceber se se encontra em bom estado? Anexo foto das especificações do mesmo

    Obrigado desde já por qualquer ajuda, estou um pouco confuso sobre os proximos passos a tomar.
      WhatsApp Image 2022-12-07 at 09.50.19.jpeg
  1.  # 2

    Não é possível usar essa BC para substituir a caldeira a gasóleo. As BC para AQS são muito menos potentes, que aquecem a água lentamente. Para AQC é necessária uma fonte de calor capaz de elevar muito a temperatura e de forma rápida. Também por isso (e porque a caldeira a gasóleo está desligada grande parte do ano) faz algum sentido que tenha uma BC para AQS separada. Com uma BC que faça aquecimento também poderá fazer AQS, mas para isso tem de inutilizar a actual.

    Eu troquei uma caldeira a gás e depois recuperador a lenha por uma BC e estou muito satisfeito com o resultado. Relato aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/75595/1/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha/
    Mas eu tenho MUITO menos necessidade de aquecimento do que o seu caso (é um apartamento), apesar de serem radiadores. No seu caso o PRH permitir-lhe-ia fazer isso com uma BC a trabalhar a temperaturas mais baixas (logo, mais económico), mas nessas temperaturas provavelmente os radiadores/toalheiros pouco aquecem.

    Esse depósito deve ser o depósito de inércia do aquecimento. Se estiver bom (não está roto, deve estar bom :-)) deve ser utilizável.
    • sys
    • 7 dezembro 2022

     # 3

    Olá Bruno, obrigado pela resposta, já vi o seu relato, ainda bem que está satisfeito!
    Portanto, em teoria, utilizando este depósito, todo o resto da instalação que já existe e adicionando uma BC deste tipo: https://www.nicolaurosa.com/solarbaxi/24565-bomba-de-calor-baxi-platinum-bc-plus2-monobloco-12tr-400v-baxi-7803096-77987537799123-8433106227385.html a coisa pode funcionar.

    A BC não tem necessariamente que ser essa, estou apenas a desenhar a solução e items na minha cabeã, logo passarei à fase de perder 50 horas a escolher equipamentos e instaladores :)
  2.  # 4

    Sim, eu diria que trocando directamente a caldeira a gasóleo por uma BC desse género funciona. Provavelmente terá de ser mais potente, mas alguém mais habilitado poderá ajudar mais nesse sentido.
    No meu caso cheguei a receber propostas em que o fornecedor garantia que menos de 15kW não era viável, acabei por "forçar" a escolher a minha que é de 8kW e está sempre a trabalhar muito longe do limite. Mas 2 pisos de PRH, não faço ideia da potência necessária.

    Uma diferença relevante é que as BC (e sobretudo em PRH) são para estar a trabalhar 24/7, com temperaturas de impulsão tão baixas quanto possível (desde que funcional, obviamente). As caldeiras, como os recuperadores, colocam a água facilmente nos 70-80 graus e por isso tendem a funcionar de forma intermitente.
    • sys
    • 7 dezembro 2022

     # 5

    certo, penso que já compreendi o funcionamento.
    Estou com algumas duvidas na questao do deposito de inércia, fará sentido pensar que ao usar um depósito de inércia (como o que ali tenho que me parece de 300 Litros) se pode optar por uma bomba menos potente e que trabalhará de modo intermitente versus não usar nenhum depósito de inércia e a bomba trabalhar 24/7 para fazer a água percorrer os 220m2 de piso à temperatura necessária.
    É sequer possível este sistema funcionar sem depósito de qualquer tipo?
  3.  # 6

    Colocado por: sysEstou com algumas duvidas na questao do deposito de inércia, fará sentido pensar que ao usar um depósito de inércia (como o que ali tenho que me parece de 300 Litros) se pode optar por uma bomba menos potente e que trabalhará de modo intermitente versus não usar nenhum depósito de inércia e a bomba trabalhar 24/7 para fazer a água percorrer os 220m2 de piso à temperatura necessária.
    É sequer possível este sistema funcionar sem depósito de qualquer tipo?
    em primeiro lugar creio que o deposito que tem é para AQS e não uma inercia pura,
    por outro lado dependendo da bomba de calor pode ser conveniente ou até obrigatório a instalação de um deposito de inercia com 10litros por Kw termico da bomba de calor.

    os toalheiros a trabalhar com uma bomba de calor de baixa temperatura não iram fazer literalmente nada pelo que o melhor é elemina-los
  4.  # 7

    Colocado por: jorgealvesos toalheiros a trabalhar com uma bomba de calor de baixa temperatura não iram fazer literalmente nada pelo que o melhor é elemina-los

    Não concordo. Como disse acima, se for para trabalhar às temperaturas que o PRH permite, isso sem dúvida que não faz nada.
    Mas eu tenho radiadores de alumínio e 2 toalheiros, com uma BC de baixa temperatura, impulsão limitada a 55 graus e os toalheiros funcionam bem.
    • SrR
    • 8 dezembro 2022

     # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não concordo. Como disse acima, se for para trabalhar às temperaturas que o PRH permite, isso sem dúvida que não faz nada.
    Mas eu tenho radiadores de alumínio e 2 toalheiros, com uma BC de baixa temperatura, impulsão limitada a 55 graus e os toalheiros funcionam bem.
    pois mas a para o radiante estar a produzir agua a 55graus é completamente desnecessário
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 9

    Foi o que eu disse 😁
 
0.0154 seg. NEW