Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estava a fazer uma instalação de um interruptor e reparei num facto curioso cujo o qual não encontro explicação: ao desligar os cabos dos dois lados de um interruptor com comutação (ou seja, os 2 cabos que vão entre os 2 interruptores para fazer a comutação) reparei que com o busca polos acusava uma corrente residual num deles. Ora, a minha surpresa é: de onde raio vem esta corrente residual se esses cabos tanto de um lado como do outro não estão ligados a nada?

    Mais, se ligar um desses a um dos interruptores, subitamente essa corrente residual desaparece, mas volta assim que desligar. Será por causa do cabo da linha estar junto a estes e haver alguma falha no isolamento!? Mas se assim fosse, a corrente deveria continuar independentemente de ligar ou não. Estou indignado.

    Abraço.
    • size
    • 8 dezembro 2022 editado

     # 2

    Em principio, é voltagem parasita, por esse cabo percorrer o caminho de um outro, em paralelo, com o polo positivo.
  2.  # 3

    Colocado por: sizeEm principio, é voltagem parasita, por esse cabo percorrer o caminho de um outro, em paralelo, com o polo positivo.


    Calculo que seja algo do género, mas ainda assim curioso de onde possa surgir essa voltagem uma vez que não existe fonte de corrente diretamente ligada a nenhuma das extremidades do cabo. Existe sim, um cabo de corrente que passa no mesmo tubo que esse e que, quando desligado do quadro elimina essa corrente "parasita" dos outros cabos. Parece que fica ali qualquer fonte de electromagnetismo que faz gerar corrente nesses cabos, apesar do circuito estar (à partida) bem isolado. Trata-se até de uma casa nova.
  3.  # 4

    Colocado por: miguelpruivomas ainda assim curioso de onde possa surgir essa voltagem uma vez que não existe fonte de corrente diretamente ligada a nenhuma das extremidades do cabo. Existe sim, um cabo de corrente que passa no mesmo tubo que esse e que, quando desligado do quadro elimina essa corrente "parasita" dos outros cabos
    o efeito chama-se indução, que é um fenômeno caraterístico da corrente alterna.
  4.  # 5

    Com o busca polos qualquer coisa acusa.. meça com um voltímetro
    Concordam com este comentário: sousal
  5.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoCom o busca polos qualquer coisa acusa.. meça com um voltímetro


    Cheguei a medir, dava cerca de 40v, mas não tinha nenhum neutro por perto, portanto usei a terra como neutro para medir.
    • eu
    • 9 dezembro 2022

     # 7

    Chama-se indução magnética.

    O que você tem aí são tensões elevadas em vazio, ou seja se tentar ligar alguma coisa a esse condutor, a tensão cai logo para zero e a corrente é residual, praticamente zero.
  6.  # 8

    Colocado por: miguelpruivoCalculo que seja algo do género, mas ainda assim curioso de onde possa surgir essa voltagem uma vez que não existe fonte de corrente diretamente ligada a nenhuma das extremidades do cabo. Existe sim, um cabo de corrente que passa no mesmo tubo que esse e que, quando desligado do quadro elimina essa corrente "parasita" dos outros cabos. Parece que fica ali qualquer fonte de electromagnetismo que faz gerar corrente nesses cabos, apesar do circuito estar (à partida) bem isolado. Trata-se até de uma casa nova.


    É isso. Essencialmente o fio ligado à eletricidade atua como uma antena que emite, o fio desligado atua como antena que recebe. Apesar de serem péssimas antenas, o facto de percorrerem juntinhos um troço comprido faz com que esse acoplamento seja suficiente para acender o busca-pólos.
 
0.0121 seg. NEW