Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, precisava que alguém me pudesse ajudar a esclarecer se o tubo de cobre com diâmetro 12mm é suficiente para alimentar cerca de 90 elementos de radiador a água através de um recuperador de calor a lenha. Não percebo nada deste assunto mas o canalizador que colocou estes tubos na minha moradia nova disse que só usava este diâmetro, no entanto, informaram-me numa loja da especialidade que este diâmetro não irá dar muito rendimento aos radiadores. Agradeço desde já a ajuda.
  2.  # 2

    Deve haver algum equívoco pois 12mm é o tubo de alimentação a cada radiador mas nunca poderá ser essa a medida do ramal de ligação ao recuperador, caldeira ou o que quer que seja
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  3.  # 3

    Bom dia Jorge, estou a referir-me precisamente a esse tubo de alimentação para cada radiador. Precisava de saber se 12mm tem alguma influência negativa na alimentação do radiador. No apartamento que habito atualmente o diâmetro é de 15mm. A diferença de um tamanho para o outro influencia no rendimento do radiador?
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesDeve haver algum equívoco pois 12mm é o tubo de alimentação a cada radiador mas nunca poderá ser essa a medida do ramal de ligação ao recuperador, caldeira ou o que quer que seja
    Estas pessoas agradeceram este comentário:susysantos


    Jorge, e se tiver com coletores como neste caso:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1537147
  5.  # 5

    Colocado por: susysantosBom dia Jorge, estou a referir-me precisamente a esse tubo de alimentação para cada radiador. Precisava de saber se 12mm tem alguma influência negativa na alimentação do radiador. No apartamento que habito atualmente o diâmetro é de 15mm. A diferença de um tamanho para o outro influencia no rendimento do radiador?
    só vai depender do tamanho e potência do radiador, como diria alguém é fazer as contas.
  6.  # 6

    Colocado por: manelvc

    Jorge, e se tiver com coletores como neste caso:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1537147
    é só fazer as contas, mas assim levianamente eu diria que não seria a melhor opção
    Concordam com este comentário: manelvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
 
0.0106 seg. NEW