Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho uma moradia em Carnaxide (concelho Oeiras) em que estou a fazer obras de remodelação totais (incluindo no exterior em frente à casa).
    Necessitava de validar com alguém que perceba de pré-instalações de internet fixa, de que a fibra que existe na minha rua, tem uma adequada pré-instalação pelo jardim e a ir por baixo do chão até ao interior da moradia. Já liguei várias vezes com a Vodafone (parte Apoio Cliente + Assistência técnica) e preenchi 3 formulários e não consigo que ninguém lá vá apenas validar que tudo está bem com a pré-instalação. Já que as obras são totais, quero garantir a 100% que na altura da instalação da Internet não vou necessitar de colocar calhas ou fios por fora.
    Há alguém neste fórum que saiba fazer esta validação ou que saiba quem poderá fazer e dar-me o contacto? Disse à Vodafone que estaria disposta a pagar por esse serviço, obviamente, e nem assim acedem a fazer essa visita. Não se compreende!

    Obrigada pela vossa ajuda. Um Feliz Ano de 2023!
    • size
    • 2 janeiro 2023

     # 2

    Colocado por: Civog
    Validação da existência da pré-instalação de fibra


    Validação de pré instalação da fibra, ou validação da infraestrutura para... ?

    Em principio, tudo dependerá como é que a rede da Vodafone está distribuída na sua rua. Aérea, através de fachadas, ou enterrada ?
    Se, por exemplo, circular através de fachadas, não será necessário pensar em fazer enterrar o cabo através do jardim. Penso eu.
  2.  # 3

    Nenhuma operadora faz isso que está a imaginar.
    O empreiteiro que lhe está a fazer a obra é que deve de deixar as tubagens enterradas de acordo com a legislação em vigor.
  3.  # 4

    size -> nas moradias em redor não vejo nada no exterior das fachadas, pelo que devem ser enterradas.

    nielsky -> Não fazem, mas poderiam e deveriam fazer! Desde que a pessoa suportasse o custo dessa visita para validação, claro. A minha questão aqui no forum é para verificar se alguém conhece alguém a título individual que pudesse fazer este serviço (por saber e/ou ter trabalhado para uma dessas operadoras, já que todos esses instaladores são subcontratados pelas mesmas). O empreiteiro já abriu todas as tampas no terreno do jardim e não conseguiu identificar o sítio por onde possa estar a passar esse cabo.
  4.  # 5

    O empreiteiro não tem o eletricista para lhe fazer a eletricidade e ITED do imóvel?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

    Essas coisas é para pedir ao electricista da obra...
    Não me diga que não tem nenhum electricista certificado na sua obra!?
  6.  # 7

    Tenho eletricista, claro. Se é certificado ou não, não faço ideia.
  7.  # 8

    Não tem uma caixa para as telecomunicações do lado de fora da casa? Estilo uma tampa de esgoto, mas quadrada.


    Eu tenho tudo perto umas coisas das outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Civog
      P_20220408_114759_1.jpg
  8.  # 9

    Se não tem tubos enterrados entre a casa e o limite do lote, vai ter de os meter.

    Provavelmente as comunicações ia para dentro de casa por via aérea.

    Qual é a distância entre a casa a via pública?
  9.  # 10

    Colocado por: CivogTenho eletricista, claro.

    e o que é que o homem lhe diz? ele que resolva o assunto...
  10.  # 11

    rjmpires -> obrigada pela ajuda. A tampa daquela casa não parece estar tão acessível (e visível). Ontem à noite estive lá com uma pessoa que já foi em tempos instalador de uma operadora. Acho que ele descobriu a dita tampa. :) Andámos a ouvir o barulho que fazia no exterior ao mexermos o dito fio no interior da casa e pelo som ele descobriu uma tampa do lado de dentro do muro atrás de um tronco da sebe... Tenho quase a certeza que será aí, pois ouve-se claramente o barulho quando se mexe o fio dentro da casa. Agora é só tentar conseguir abrir a portinhola da caixa sem destruir a sebe...
  11.  # 12

    rvarejote -> não vai para dentro de casa por via aérea, pois não há qualquer fio visível no exterior dentro do jardim. Só há um poste com os cabos de telecomunicações do lado de fora da casa, junto ao muro. Mas já está a meio de ficar resolvido. Obrigada.
  12.  # 13

    Se em princípio já descobriu uma tampa de acesso escondida, melhor.
    Concordam com este comentário: Civog
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Civog
 
0.0131 seg. NEW