Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros confrades
    Alguém que seja bom a estatística e me possa dar umas luzes sobre representatividade, grau de confiança e margem de erro de uns dados?
    • hangas
    • 5 janeiro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: zedasilvaAlguém que seja bom a estatística e me possa dar umas luzes sobre representatividade, grau de confiança e margem de erro de uns dados?


    Eichh.. Já lá vão uns anos desde que fiz a cadeira de estatística.

    Assim de cabeça:

    A representatividade de uma amostra depende de vários fatores, nomeadamente o tamanho da mesma face à população que se quer analisar e quão aleatória é. O primeiro parâmetro também influencia a margem de erro.
    Há algumas regras/formulas para calcular isso. Já a aleatoriedade é subjetiva; ex fazer uma sondagem politica usando apenas a população de Lx, mesmo que a amostra seja grande o suficiente face à população nacional nunca seria representativa.

    A margem de erro ou intervalo de confiança julgo que são praticamente a mesma coisa, ou melhor, são o inverso um do outro, ou são calculados um a partir do outro, salvo erro.

    Há umas formulas para calcular isso com base nos parâmetros da amostra e dos resultados da analise (desvio padrão) e dá um indicador. Basicamente diz-nos quão precisos são os resultados.

    Ex. Numa resposta 80% dos inquiridos diz "SIM", uma margem de erro de 5% significa que se inquiríssemos toda a população/universo da amostra, os "SIM" reais estariam entre 75% ou 85%.

    O grau ou nível de confiança geralmente apresenta valores da ordem dos 95% ou 99% nas sondagens e dizem-nos a precisão dos resultados da analise face ao universo. Quanto menor a margem de erro maior o grau de confiança, como seria de esperar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  2.  # 3

    Resumidamente é isto:
    Tenho um universo de 251 Indivíduos, 95 homens e 156 mulheres que necessito inquirir
    Foi selecionada uma amostra de 172 Indivíduos, 62 homens e 110 mulheres
    Esta amostra é representativa?

    Nessa amostra foram aplicados dois inquéritos
    Inquérito 1 a um universo de 26 indivíduos, 10 homens e 16 mulheres, com 100% respostas

    Inquérito 2 a um universo de 146 indivíduos, 55 homens e 91 mulheres, com 94 respostas o que representa apenas 64,3%. 64 Mulheres e 30 homens
    Em termos de representatividade (grau de confiança e margem de erro), esta percentagem de respostas é ou não representativa?
  3.  # 4

    Colocado por: zedasilvaenho um universo de 251 Indivíduos, 95 homens e 156 mulheres que necessito inquirir
    Foi selecionada uma amostra de 172 Indivíduos, 62 homens e 110 mulheres
    Esta amostra é representativa?


    Assim sem grandes cálculos, até porque não os consigo fazer assim de "penalti" diria que pode ser, dependendo da margem de erro desejada.

    i.e Temos uma proporção de M/H de 156/95 = 1.64 no universo e na amostra essa proporção é de 110/62 = 1.77 (7% de diferença) tenho quase a certeza que seria representativa mesmo para intervalo de confiança de 95%.

    Mas só fazendo as contas e também julgo que falta saber qual o grau de confiança desejado para fazer esses cálculos. Mas pode-me estar a escapar alguma coisa na teoria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
    • hangas
    • 5 janeiro 2023 editado

     # 5

    Colocado por: zedasilvaInquérito 1 a um universo de 26 indivíduos, 10 homens e 16 mulheres, com 100% respostas


    Mais uma vez só fazendo os calculos, mas parece-me que estas perguntas, se forem de um teste teorico, têm ratoeira. Se bem que no primeiro caso o ratio é praticamente o mesmo do universo total, e se bem que houve 100% de respostas na amostra, essa amostra é muito pequena.

    Usando esta calculadora online de uma forma simples, parece-me que nunca seria representativa, nem mesmo para um intervalo de confiança de 80% que seria bastante mau.

    Tudo depende do grau de confiança e margem de erro desejados, mas em termos práticos uma sondagem com menos de 95% de grau de confiança ou uma margem de erro > 5% vale 0.

    Basta ver que nas sondagens políticas, aponta-se para intervalos de confiança de pelo menos 95% e margens de erro de 2-3% no máximo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
      Screenshot 2023-01-05 at 10.32.17.png
 
0.0100 seg. NEW