Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Acho que esta discussão está a resvalar para coisas irrelevantes. Faço projecto de Arquitectura. Mas entendo que o trabalho sai beneficiado com contributos de pessoas de várias disciplinas e até, dentro da mesma disciplina com o contributo de pessoas com caracrterísticas diferentes.

    Se eu, eventualmente poderia fazer arranjos exteriores sem recorrer a paisagistas? podia, mas não era a mesma coisa. de notar que as coisas são mais que a soma das partes: o edificado, os arranjos exteriores, as difersas especialidades que intervêm não são coisas autónomas.

    Este processo de trabalho é o que considero mais enriquecedor, quer em termos da experiência em si, no que contribui para a minha evolução e enriquecimento pessoal, quer em termos dos resultados finais obtidos.

    Também posso fazer sinalética, etc, mas para que é que hei-de me chatear com isso quando posso recorrer a um bom designer de comunicação..
  2.  # 62

    Nunca confiem num designer especilamente se for de comunicação.
  3.  # 63

    Designers, arquitectos, engenheiros... - não confio nunca em todos. Até para me fazer um reboco estanhado como deve ser tenho que escolher a pessoa certa...
  4.  # 64

    Colocado por: zedasilvaNunca confiem num designer especilamente se for de comunicação.


    nem num arquitecto sobretudo de for arquitecto :) e então se come bolo rei...ui, não confiem, tinha de mandar esta com as presidenciais à porta :)
  5.  # 65

    Em todas as áreas temos bom e mais profissionais.

    Agora, é claro que, um qualquer trabalho elaborado por uma equipa multidisciplinar sairá beneficiado.
  6.  # 66

    Boas Tardes

    Li com atenção a declaração da OA, fui verificar ao dec lei , nº 3 do artigo 42 e verifiquei mais uma vez que cada um interpreta a lei como quer,

    nº 42
    3- Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente.


    partilho agora legislação, ainda mais actual do que essa de 2008

    Lei nº 31/2009 de 3 julho

    artigo 10 nº 6
    6 — Os projectos de paisagismo são elaborados por
    arquitectos paisagistas com inscrição na associação profissional
    respectiva.


    Portaria 1379/2009

    SECÇÃO II
    Arquitectura e paisagismo
    Artigo 5.º
    Projectos de arquitectura
    A elaboração e subscrição de projectos de arquitectura
    incumbe aos arquitectos.
    Artigo 6.º
    Projectos de paisagismo
    A elaboração e subscrição de projectos de paisagismo
    incumbe aos arquitectos paisagistas.

    Não defendo que cada especialidade trabalhe única e exclusivamente a sua área, mas que trabalhem em conjunto o projecto como um todo, respeitando contudo as competências de cada um.
  7.  # 67

    Colocado por: Tbarrosopartilho agora legislação, ainda mais actual do que essa de 2008

    Lei nº 31/2009 de 3 julho

    artigo 10 nº 6
    6 — Os projectos de paisagismo são elaborados por
    arquitectos paisagistas com inscrição na associação profissional
    respectiva.


    projectos de paisagismo o que são?
    arranjos exteriores estão incluídos num projecto de uma casa, projectos de paisagismo serão o objecto principal da intervenção, logo geralmente diferentes em escala e intenção.
    "não vou começar um jardim e depois faço a casa se me der jeito"... logo arranjos exteriores geralmente são complementares a projecto de uma casa, sempre interligados e em dialogo com a arquitectura.

    eu digo que paisagistas podem fazer arranjos exteriores de edifícios/moradias, reconheço as suas competências, como arquitectos podem também.
    em vez de estar com esta intervenção, porque não vira as baterias :) para outras profissões que podem"" fazer arranjos exteriores.

    Colocado por: TbarrosoNão defendo que cada especialidade trabalhe única e exclusivamente a sua área, mas que trabalhem em conjunto o projecto como um todo,
    respeitando contudo as competências de cada um.


    se o seu começo e restante intervenção foi dizer que os arquitectos não podem fazer projectos de arranjos exteriores, está a afirmar isso agora??
  8.  # 68

    "se o seu começo e restante intervenção foi dizer que os arquitectos não podem fazer projectos de arranjos exteriores, está a afirmar isso agora?? "

    Lol, nada disso sr fernando, apenas disse que achava piada um contabilista fazer projectos de arquitectura. O sr é que se picou....:)

    Quanto a conceitos, eu sei que "Projectos de Paisagismo", foi algo criado para dar a volta a situação, em beneficio de quem mais poder tem, até porque nem existe definição para isso.
    Mas gostava que me indicasse na legislação Portuguesa , referencia a "Projecto de arranjos exteriores", e a quem compete a sua elaboração.

    Qto a mim prefiro a definição de Projecto de Arquitectura Paisagista, assim como o sr faz projecto de arquitectura e não arranjos interiores

    E como vejo que esta discussão não vai a lado nenhum, dou por terminada a minha participação neste post,

    cumprimentos
  9.  # 69

    Colocado por: Tbarroso"se o seu começo e restante intervenção foi dizer que os arquitectos não podem fazer projectos de arranjos exteriores, está a afirmar isso agora?? "

    Lol, nada disso sr fernando, apenas disse que achava piada um contabilista fazer projectos de arquitectura. O sr é que se picou....:)


    eu não me pico"", respondo a posições radicais e inadequadas, não se lembra do que escreveu?

    Colocado por: TbarrosoQuando falo de projectos de espaços exteriores assinados por arquitectos, não incluo os Gabinetes que incluem no processo uma equipa profissional que possua as diferentes valências, falo sim dos chamados "faz tudo" e barato, que contribuem para situações como esta.


    Colocado por: TbarrosoPois é,
    Como diz o outro Cada Macaco com o seu mangalho,

    claro que não posso deixar de me rir com a situação, pois vejo mtos projectos de Arranjos Exteriores ( que nome feio), assinados por arquitectos. Felizmente , em alguns municipios, fruto de equipas multidisciplinar que respeitam as habilitações de cada um, essas situações vão logo recambiadas para o cliente para este contratar as pessoas certas para os trabalhos certos.



    Colocado por: TbarrosoSR F Gabriel, longe de mim dizer que os arquitectos não estão aptos para organizar o espaço exterior, assim como os Arquitectos paisagistas estão, quanto a projectos de expaços exteriores isso é outra conversa, pq ate vc mesmo o diz que não sabe fazer um plano de rega ou de plantação , por outro lado eu sei fazer de pavimentos, planimetrias, modelação de terreno entre outras peças que eu sei que o sr tb está habilitado para isso. Daí eu defender sempre equipas multidisciplinares, cada uns com as suas competencias e juntos qd as valências se sobrepõe.
    se não podem acontecer coisas como a avenida dos aliados no Porto
    • smf
    • 13 dezembro 2010

     # 70

    Os arquitectos em Portugal pensam que sao reis...

    Sim tiraram um curso superior, queimaram as pestanas e tiveram muitos hangovers.

    Infelizmente tem uma mente muito pequena e criatividade/qualidade muito limitada, nao acompanham o mercado internacional, a evolucao de tecnicas e materiais...e NUNCA OUVEM O CLIENTE porque acham que sabem mais que este.

    Afinal quem vai la morar? E quem e que esta a pagar?

    Como tudo em Portugal, vivem de um tal de estatuto, na minha opiniao incompetência paga a peso de ouro.
  10.  # 71

    smf

    está a falar de uma experiência sua (má) ou está a falar de cor??
    desculpe-me falar assim mas, este tipo de generalizações ofende-me e que eu saiba, por aqui ninguem ofendeu o smf.
    Como em todas as profissões o que está em causa são as pessoas, o seu carácter e profissionalismo, e em todas há muita miséria.
  11.  # 72

    Boas

    O smf já disse tudo:

    mas eu n percebo nada disto...

    aqui

    cumps
    José Cardoso
    • smf
    • 13 dezembro 2010

     # 73

    Sr. Marco1

    Felizmente ainda nao me queimei e claro como diz nao se deve generalizar, cada caso e um caso.
    Existe bons profissionais em todas as areas e deduzo que ainda existem pessoas que tem prazer e acreditam no que fazem, se o sr. e um deles parabens.
    Porem tambem acredito que as minhas palavras tem alguma verdade....se as pessoas concordam com elas ou nao ja e uma outra historia.
  12.  # 74

    smf

    verdades sobre muita coisa há muitas.
    se vamos pelo capitulo da gratuidade deixe-me dizer-lhe que passava a vida a escrever aqui casos atras de casos de várias profissões, clientes etc... e pergunto-lhe o que isso vale. Desabafos?? ou vamos é tentar ser sempre construtivos na nossa intervenção aqui e em qualquer lugar?
    • smf
    • 13 dezembro 2010

     # 75

    I rest my case
  13.  # 76

    Colocado por: j cardosoBoasao.

    O smf já disse tudo:


    aqui

    cumps
    José Cardoso

    :)



    smf
    não se entende a sua intervenção, se quer desabafar, criticar, gritar crie outro tópico, acho que aqui neste tópico ninguém o conhece, nem conhece ninguém.
    não generalize como diz o marco1, há muita gente com canudo e canudos dos grandes, que é bem mais humilde que pessoas do campo, e vice-versa.
    a mentalidade portuguesa generaliza quando é para o mau, mas para o bem já não generaliza - mas nem uma nem outra, se quer falar de uma má ou boa experiência, concretize e explique a situação.
  14.  # 77

    Falam falam falam e não dizem nada....
    O sr F Gabriel diverte-se a postar os meus posts que eu assumo e assino por baixo. Acho que o português está acessível e de fácil compreensão, e nem com a selecção de enxertos ( qual apito Dourado) eles perdem o sentido ou são distorcidos. Mas continua sem me responder a minha pergunta que vou reformular....

    "Mas gostava que me indicasse na legislação Portuguesa , referencia a "Projecto de arranjos exteriores", e a quem compete a sua elaboração."

    cumps
    • smf
    • 14 dezembro 2010

     # 78

    Srs. Arquitectos
    O que vim fazer neste forum foi vos pedir opiniao.
    Se o desejarem fazer, remodolacao de planta casa com 80 anos.

    Obrigado e desde ja agradeco sugestoes.
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2010

     # 79

    Colocado por: smfSrs. Arquitectos
    O que vim fazer neste forum foi vos pedir opiniao.
    Se o desejarem fazer, remodolacao de planta casa com 80 anos.

    Fala mal deles e depois pede opiniões... tiro no pé.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15.  # 80

    no entanto, está no ponto ideal visto já ter algumas ideias precisas ( no outro topico), de promover um bom projecto junto de um deles.
    é que uma planta pode não dizer nada em face do existente que no seu caso até é delicado, pois envolve "mexer" numa edificação muito antiga e da qual por aqui não há muita informação sobre a mesma.
 
0.0144 seg. NEW