Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um crédito habitação num banco há cerca de 5 meses e um crédito para obras nesse mesmo banco, ambos os créditos foram aprovados incluindo o de obras sem necessitar de licenciamento.

    Fui então avançando com as obras com capitais próprios e agora que decidi pedir para o banco me libertar o dinheiro para continuar dizem que necessito de licenças, quando antes nunca me tinham pedido nada mesmo sabendo as obras que eu ia fazer.

    A minha dúvida é, a aprovação do crédito de obras não deveria ter saído condicionada?

    Caso peça agora o crédito de obras noutro banco conseguirei contornar esta situação sendo que este novo banco não saberá como estava a casa antes?

    Em causa está a transformação de 2 portas em 2 janelas.
  2.  # 2

    Alguém me consegue ajudar?
  3.  # 3

    e essa transformação de 2 portas em 2 janelas já estava previsto ou foi uma coisa que se lembrou de fazer a meio das obras ?

    deduzo que se tenha lembrado a meio, porque isso é uma alteração à fachada, logo devia ter uma licença da câmara.

    se não a tem, ou a arranja, ou limita-se a fazer as obras previstas inicialmente.
  4.  # 4

    Será possível fazer crédito obras em outro banco ou só neste visto ter a hipoteca


    Essas obras estavam previstas, inclusive foi entregue uma planta ao banco na altura da aprovação do crédito para obras, tendo o crédito sido aprovado sem qualquer entrave.
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 5

    Colocado por: jndfl12Fui então avançando com as obras com capitais próprios e agora que decidi pedir para o banco me libertar o dinheiro para continuar dizem que necessito de licenças,


    Colocado por: jndfl12Em causa está a transformação de 2 portas em 2 janelas.

    A questão é - do ponto de vista urbanístico, essa intervenção necessita ou não de licenciamento? Se necessitar, é normal que o Banco lhe solicite a licença e qualquer outro Banco irá igualmente solicitar. Perceba que o Banco não pode/deve estar a financiar algo ilegal e que corre o risco de ser embargado.
  5.  # 6

    A questão é - do ponto de vista urbanístico, essa intervenção necessita ou não de licenciamento?

    Sim necessita, pelo que descobri isso agora, não sou engenheiro e quem me está a fazer as obras é um "biscateiro".
    Mas isso não deveria ter sido analisado na altura de aprovação de crédito?
  6.  # 7

    Sim, deveria..

    Mas em última análise o banco protege os interesses dele.. você tem que proteger os seus..

    Neste caso ou corrige a “ilegalidade”, ou não tem acesso ao dinheiro.
  7.  # 8

    Estou a pensar fazer transferência de crédito, sendo que o novo banco para onde for deixará de saber como a casa estava antes das obras, logo isto deixará de ser problema certo?

    Sendo que a casa é anterior a 1950 e a câmara não tem qualquer tipo de documentação
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 9

    Colocado por: jndfl12Estou a pensar fazer transferência de crédito, sendo que o novo banco para onde for deixará de saber como a casa estava antes das obras, logo isto deixará de ser problema certo?

    Há obras de remodelação que não precisam de licenciamento... o que pode fazer é omitir ou esconder do Banco o tipo de obras, fazendo o Banco crer que são obras que não necessitam de licenciamento. No entanto, caso lhe peçam orçamento do empreiteiro, este terá de estar conforme o que comunicou ao Banco.
  8.  # 10

    Há obras de remodelação que não precisam de licenciamento


    As obras que supostamente requerem licenciamento já estão feitas, o capital que agora preciso será para pagar apenas acabamentos.
  9.  # 11

    todos os créditos de obras têm uma alinea escondida referente à necessidade da licença sempre que exigível, dessa forma os bancos protegem-se sempre....

    para poder transferir os créditos, salvo erro, há sempre um período de permanência, pelo menos 1 ano.
  10.  # 12

    Colocado por: jndfl12

    As obras que supostamente requerem licenciamento já estão feitas, o capital que agora preciso será para pagar apenas acabamentos.


    Podem estar feitas, mas se não estiverem licenciadas ninguém o financia..
  11.  # 13

    A aprovação do crédito para o seu fim para obras geralmente é condicionada à apresentação de certos documentos, incluindo as licenças de construção.

    E da sua responsabilidade ou empreiteiro, e o banco pode exigir que esses documentos sejam apresentados antes do empréstimo.

    É possível que ao iniciar o processo do crédito, o banco não tenha exigido a apresentação desses documentos, mas agora, tendo em conta a evolução das obras, eles estejam a exigir esses documentos para garantir que as obras estão de acordo com as normas e regulamentações aplicáveis.

    Em relação a pedir o crédito de obras noutro banco, não há garantias do outro banco não pedir a mesma documentação.

    É importante verificar as condições do contrato de crédito e entrar em contato com o banco para entender as razões e se há alguma possibilidade de negociação.

    Em relação a transformação de uma porta em uma janela, tem que ver se é necessário um licenciamento para esse tipo de alteração e se existe alguma restrição para essa modificação
 
0.0148 seg. NEW