Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou renovar um apartamento que neste momento tem instalação de gás natural.

    Inicialmente queria manter gás no fogão, mas já mudei de ideias e vai passar a ser somente de indução.

    Surgiu então a dúvida do que fazer em relação ao aquecimento tanto da casa como das águas sanitárias. Tenho 99% de certeza que a casa não tem instalação para aquecimento central (vivi lá 17 anos e não me lembro de ver saídas nas paredes), apesar de no disjuntor ter uma etiqueta a dizer "Aquecimento" mas pode ser simplesmente etiquetagem errada (aquilo deve ter a minha idade).

    Inicialmente até considerei cortar o gás e fazer tudo eléctrico mas falei com algumas pessoas que me disseram que ia fazer asneira e isto me ia empolar a conta da luz numa ordem de grandeza.

    Não tenho problemas em fazer investimentos agora para ter retorno daqui a uns anos.


    Que hipóteses tenho aqui? As áreas seriam 3 quartos + sala + 3 wcs (1 poliban, 1 completa, 1 serviço). A sala é grandita e a casa tem pé direito de 2.8m (que vai ser menos quando puser teto falso).

    Provavelmente deixei de parte informação que pode ajudar na decisão, por isso perguntem que eu respondo o máximo que souber.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: pteixeirTenho 99% de certeza que a casa não tem instalação para aquecimento central (vivi lá 17 anos e não me lembro de ver saídas nas paredes), apesar de no disjuntor ter uma etiqueta a dizer "Aquecimento" mas pode ser simplesmente etiquetagem errada (aquilo deve ter a minha idade).

    Antes de tudo o resto deve confirmar isto. Se não tiver radiadores nem nenhuma pré-instalação, como é que fazia o aquecimento antes?
    Como é que faz AQS actualmente? Tem termoacumulador, esquentador, ...?

    Sendo um apartamento, pode não ter muitas opções para aquecimento alternativo. Pode não conseguir colocar AC (para não encher o prédio de máquinas exteriores por exemplo - onde eu moro ninguém tem por causa disto), se não tiver radiadores ou pré-instalação fica sem hipótese de usar esta forma de climatização (com gás ou bomba de calor), piso radiante deve estar fora de questão também.

    Colocado por: pteixeirInicialmente até considerei cortar o gás e fazer tudo eléctrico mas falei com algumas pessoas que me disseram que ia fazer asneira e isto me ia empolar a conta da luz numa ordem de grandeza.

    Depende muito de que forma consome gás actualmente e qual a alternativa eléctrica. Eu fiz isso, tenho aquecimento eléctrico com radiadores e não gasto mais de electricidade do que gastaria com electricidade + gás.
  3.  # 3

    AQS era feito por esquentador, que vim a descobrir não está conforme as novas normas de instalação de gás, por isso vai ter de ser refeito caso continue a optar por gás.

    O resto do aquecimento era através de aquecedores a óleo que andavam de divisão em divisão.

    Pensei em AC, mas está dependente de uma reunião de condomínio que vou ter esta semana (não me parece que ponham entraves, mas quem sabe).

    Tenho mesmo quase certeza que não tenho pré instalação: não vejo saídas nas divisões.

    O meu problema é mesmo desconhecer alternativas. O gás que era consumido era do fogão - que vai passar a eléctrico - e nas AQS - para as quais estou a tentar ver alternativas.
  4.  # 4

    Nesse cenário acho que não perde nada em passar tudo a eléctrico. A gás não tem forma de fazer aquecimento central, por isso já seria só o fogão e AQS. Dependendo do seu gasto de água, um termoacumulador pode ser uma boa solução, já que tem de trocar o esquentador e fazer obras.
    Não há forma de saber no longo prazo qual será a opção mais económica, depende muito da evolução do preço da electricidade e do gás, e ambas estão muito voláteis.

    Não sendo o AC de facto não estou a imaginar outra forma de fazer climatização, sem fazer obras profundas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pteixeir
  5.  # 5

    Obrigado pelas respostas, já me ajudou a dissipar algumas das dúvidas que tinha.

    Provavelmente vou para AC (caso o condomínio não se oponha a por as máquinas) para climatização, e tenho de ler mais sobre AQS. Actualmente tenho cilindro antigo (tem um número de telefone sem indicativo) numa habitação diferente que vai funcionando para 2 pessoas, mas acho que a conta da luz está mais alta devido à idade do aparelho. Se aumentar a família não sei como funcionará.


    Pior das hipótese peço um orçamento para fazer instalação de radiadores e manter o gás, a ver quão grande será o tombo.
 
0.0087 seg. NEW