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  1.  # 701

    Pois, não tinha referido, mas os meus de origem andaram sempre atrás. Os da frente já foram trocado pelo dono original mas não sei quantos KMs fizeram.
  2.  # 702

    Colocado por: eu

    Começou por falar na utilização de petróleo e carvão para produzir eletricidade (o que é notoriamente falso) e agora mudou o discurso para a indústria?

    Afinal quem é o mestre das evasivas?

    Olhe leve a bicicleta, que eu não tenho tempo para estas patetices.


    o problema é analisar as coisas pelo seu valro facial. olham para o graficozinho e deduzem logo tudo

    1,4% > 0 certo? então dependemos directamente do carvão

    e se não há geração a diesel, continua à espera dos especialistas para me explicarem como é que - sem pretróleo - têm electricidade.

    patetices é mandar bitaites sem fundamento só porque «viram» uma página da net ou do facebook.

    quer gostem ou não, a eletricidade para chegar às vossas tomadas precisa de petróleo
  3.  # 703

    Sem petróleo temos eletricidade através do gás e das renováveis (hídrica, eólica, solar, hídrica de armazenamento), nuclear importada de Espanha.

    Se há coisa que não necessitamos na eletricidade é petróleo. Carvão ainda se usa ocasionalmente, mas não é necessário per se. Provavelmente as condições económicas ditaram que era compensatório usar carvão em algum momento (vindo da produção em Espanha, claro). Mas sem carvão era possível continuarmos a ter eletricidade, logo não dependemos do carvão.
  4.  # 704

    Colocado por: nunes pahquer gostem ou não, a eletricidade para chegar às vossas tomadas precisa de petróleo
    Como coloquei acima:
    Colocado por: mafgodSobre como é formada a energia que produzimos em Portugal e outros paises o melhor é veraqui.

    Hoje podia estar melhor...
      emaps.jpg
    Será que tenho de colocar óculos?
    Não vejo nenhum fonte que use petróleo...

    E hoje, com algum sol, já produizi quase 7,5kWh cuja maior parte foi para as tomadas e o restante para as barerias e não tenho nenhum poço de petróleo aqui no terreno.
  5.  # 705

    Colocado por: ruicarlovSem petróleo temos eletricidade através do gás e das renováveis (hídrica, eólica, solar, hídrica de armazenamento), nuclear importada de Espanha.

    Se há coisa que não necessitamos na eletricidade é petróleo. Carvão ainda se usa ocasionalmente, mas não é necessário per se. Provavelmente as condições económicas ditaram que era compensatório usar carvão em algum momento (vindo da produção em Espanha, claro). Mas sem carvão era possível continuarmos a ter eletricidade, logo não dependemos do carvão.


    não precisamos de petróleo porque temos o gás...lindo. já agora como chega cá? o que é o gás?

    se usamos carvão, dependemos do carvão...quase 2% segundo a minha factura da EDP.

    de qualquer forma sou defensor de energia nuclear e hidrogenio (espero que Sines seja mesmo para ir para a frente)
  6.  # 706

    Colocado por: mafgodComo coloquei acima:Será que tenho de colocar óculos?
    Não vejo nenhum fonte que use petróleo...

    E hoje, com algum sol, já produizi quase 7,5kWh cuja maior parte foi para as tomadas e o restante para as barerias e não tenho nenhum poço de petróleo aqui no terreno.


    não sei se precisas de óculos mas precisas de ler um pouco mais do que ver um gráficos (ou ler o post anterior que já deixei umas dicas, para quem gosta de opiniões fundamentadas, claro)
  7.  # 707

    Fui ontem buscar o meu da revisão dos 3 anos 57.000km, nissan leaf 2019 40kw

    Limpeza climatização
    Desinfeção do AC
    Liquido vidros
    Filtro habitáculo

    93€, sendo que me deram um orçamento de 130€ (mandei retirar tudo e deixar só o filtro que é o que está no plano da marca, mas acabaram por fazer tudo na mesma (será?), não entendi) e o concessionário mais caro de 156€
  8.  # 708

    Para quem ainda tem receio da durabilidade das baterias e autonomias... um resumo de quem usa um Kia 64 no seu dia-a-dia como TVDE.
  9.  # 709

    Colocado por: LVMAcabei de pagar a 1ª revisão do XC40 elétrico.
    Mudaram (dizem) o filtro do habitáculo e o fluído dos travões, para além de terem instalado (dizem, porque não notei nada diferente) um software de comando!!!
    Paguei cerca de 180€ com IVA (pelo menos o IVA é dedutível).

    Como se não bastasse obrigarem a esta "revisão" para manterem a garantia de 2 anos, ainda se dão ao luxo de aplicar 120€/h de mão de obra para carros eléctrico!!!
    Por 36 minutos de trabalho paguei 72€ de mão de obra.
    Para carros a combustão, o preço da mão de obra é de 75,90€/hora

    Mas não há ninguém que impeça as marcas de assaltarem o bolso dos clientes desta forma? 120€/h para mudar 1 filtro e o fluído dos travões???


    Ai está, é quase uma falácia de publicidade enganosa que muitas marcas tentam fazer, que um carro elétrico não necessita de manutenção, ou que a qual é mais barata. Mas em contraponto, ocultam os preços cobrados por Mão-de-obra especializada. Um carro elétrico em teoria deveria ser mais fiável que um a combustão interna, mas todos aqueles componentes eletrónicos, para além de peças de desgaste irão necessitar de manutenção. Dai que aprecio carros como o Nissan Leaf e o Dacia Spring com um layout mais simples sem tanta eletrónica. Se houvesse a possibilidade de uso de baterias modulares intercambiáveis, isto seria uma mais valia, possibilitando ter uma bateria de menores dimensões em carregamento enquanto a outra estaria em utilização. Para além de permitir um upgrade para uma tecnologia mais recente.
  10.  # 710

    Bom dia, houve uma limpeza no tópico para evitar o escalar de emoções que nada tem a ver com o tópico.
    O meu conselho é que abram uma discussão nova para discutir o "sexo dos anjos".
    Concordam com este comentário: sky3205
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, marcopns
  11.  # 711

    Colocado por: mafgodPara quem ainda tem receio da durabilidade das baterias e autonomias...um resumode quem usa um Kia 64 no seu dia-a-dia como TVDE.
    O utilizador fez outro resumo:
    Uma nota curiosa cerca de fazer Uber/Motorista com veiculo a Diesel ja Pago VS Electrico a leasing

    Super-vantagens do electrico :

    - trabalho as horas legais e dignas, com descanso de 2 dias ao fim de semana, antigamente era impensável parar ao fim de semana porque é mais rentável.
    -Mais rendimento e lucro €€€€ para a mesma facturação.
    -Menos stress
    -o bi-horario das 22h as 8h obriga-me a descansar, nada de ir bater papo a praceta da vila depois de jantar com os outros uber e fazer umas viagens extra.
    -entre percurso A e B sou muito mais rápido no electrico, parar, arrancar e chegada ao destino final, nos semáforos estão sai-se sempre na frente.
    -Mais tempo em familia
    -Mais qualidade de vida e agora com tempo e espaço para hobby.
    -Muitos cliente ainda ficam de boca aberta quando questionam o e-niro, e eu lhe digo que é totalmente electrico, tem 500km de autonomia e gasta 1.50€/100km :D :D :D
    e depois faço Xeque-Mate e mostro-lhe a bateria a 100% no car scanner e o consumo global no sprinmonitor :D :D

    Estive a reler todo o diario de bordo desde que comprei o E-Niro reduzi bastante as horas ao volante porque a poupança no combustível e manutenções são enormes e isso da uma estabilidade financeira tremenda.

    Super-vantagens do Diesel :

    Ar condicionado ou aquecimento sempre ligado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  12.  # 712

    • RCF
    • 25 janeiro 2023

     # 713

    Como está o incentivo à compra de carros elétricos?
    Creio que este ano ainda não abriram as candidaturas. Quando será previsível que abram?
    Manter-se-ão os €4.000?
    Será expectável que se esgote quando?
    Um carro comprado em junho/julho ainda irá a tempo de usufruir do incentivo?

    grato
  13.  # 714

    Ainda é cedo para se saber de algo, mas tudo indica que haverá... o valor, deverá ser semelhante ao anterior.

    Carro comprado em junho/julho tudo depende claro, dos matriculados antes e da verba.
    E tem a certeza que terá o carro nessa data?
    Tem havido muitos atrasos e se estiver a contar ter nessa data para o apoio pode ser um grande risco....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 715

    O compromisso de entrega seria junho. Caso entreguem, muito bem. Se não entregarem, devolvem o sinal.
    Mas, como o incentivo será relevante para a compra, queria estar melhor informado
    • huh
    • 25 janeiro 2023

     # 716

    Que dicas acham essenciais para alguém que vá comprar um carro elétrico?
  14.  # 717

    Colocado por: huhQue dicas acham essenciais para alguém que vá comprar um carro elétrico?

    Qual é o seu perfil de utilizador? Nomeadamente do nr. de quilómetros diários, possibilidade de carregar em casa/trabalho, proximidade a ponto de carga, etc...
    • LVM
    • 26 janeiro 2023

     # 718

    Em pleno carregamento, disparou o diferencial (não o disjuntor) do quadro elétrico de onde sai o cabo direto para o carregador de 11KW, instalado na rua. O disparo aconteceu cerca de 1,30h a 2h após o inicio do carregamento.

    Voltei a ligar o diferencial, e o carregamento retomou a normalidade.

    Entretanto, verifiquei o que as fotos mostram , quer na ficha do carregador, quer na tomada do carro (terminal L3).
    A que se deverá a presença desse esbranquiçado em ambos?
    Terá sido presença de humidade?

    O que aconteceu para ter disparado o diferencial do quadro elétrico?
  15.  # 719

    Boa tarde.
    Não sei se esta questão ou alguma semelhante já foi aqui colocada, mas comprei recentemente um Corsa-e e queria saber a melhor maneira custo/benefício de efetuar o carregamento em casa.
    Tenho uma tomada na rua, que vem diretamente do quadro principal, ligada a um disjuntor Hager MW 116 C16. Esta tomada está num circuito que alimenta uma ou duas tomadas exteriores e 3 lâmpadas fluorescentes.
    Substituindo esta tomada por uma ficha CEE azul, e utilizado um adaptador CEE para shuko, é suficiente e seguro para efetuar o carregamento com o cabo que vem de origem com o carro?
    Obrigado.
    Concordam com este comentário: dom123
  16.  # 720

    Uma tomada shucko de 16A, de uma boa marca, deve ser suficiente para carregar o carro com o cabo original. Eu uso uma da EFAPEL normalíssima.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
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