Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    para contextualizar, as minhas máquinas (roupa e loiça) já tem uns anos mas ainda funcionam bem, por isso não tenho intenção de trocar. No entanto, é aborrecido aproveitar o bi-horário durante a semana porque só começa à meia noite (mas dá jeito ter o domingo todo, por exemplo) e nenhuma tem função de início programado, ou "start delay". E como as máquinas tem botões "soft start", não posso simplesmente colocar um temporizador na tomada, para iniciarem a lavagem sozinhas à hora pretendida: é mesmo preciso carregar no botão...
    Vi no Aliexpress uns "dedos robô" que podem fisicamente carregar neles, mas são bluetooth e não parecem programáveis, apenas remotos. Alguém já se deparou com este "problema", e como resolveu? Sem trocar de máquina, claro, que é o objectivo ;-) O google não me ajudou muito...
  2.  # 2

    penso que tem de ir aos contactos do proprio botão da máquina, soldar uns fios, e depois usar um interruptor inteligente.
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreirapenso que tem de ir aos contactos do proprio botão da máquina, soldar uns fios, e depois usar um relé que seja programável. por exemplo aqueles botoes de abrir portão de garagem, que dão para abrir com telemovel, que dão apenas um impulso momentaneo.


    Eu isso até podia fazer, mas geralmente implica bastantes alterações, como incluir um circuito de 5V para alimenta-lo. Bem qualquer carregador barato de telefone serve. Fica a ideia, vou estudar isso. Obrigado!

    PS: só vi a sugestão depois, mas tenho que ver a voltagem operada pelo botão. Não estou certo que seja 220V.
  5.  # 5

    Colocado por: pcspinheiroPS: só vi a sugestão depois, mas tenho que ver a voltagem operada pelo botão. Não estou certo que seja 220V.


    é medir. se o botão for 220, vai facilitar bastante
    senão tem de meter um relé para fazer o contacto que o botão faz.
  6.  # 6

    É isso, vou ver. E talvez instalar algo deste tipo em paralelo, para ter sempre a opção de iniciar manualmente.
    • size
    • 27 janeiro 2023

     # 7

    Uma ideia;
    Já experimentou carregar no tal botão ´´soft start" de forma permanente se a máquina entra em funcionamento normal ?

    Se sim, seria de modificar/adaptar um temporizador analítico (não digital), isolando os seus contactos da energia electrica e colocá-los, exclusivamente em paralelo, com os contactos do botão soft start" da máquina.
    Neste caso bastaria um mínimo de tempo de ON no temporizador.
  7.  # 8

    Acho que não funciona, o botão parece de contracto temporário. Testei agora e enquanto o estou a pressionar não liga. acho que preciso de abrir o painel de controlo e ver o que lá está dentro e como funciona. Vai-se a ver e o botão da máquina da loiça é mecânico. O da roupa não é, está numa placa de circuitos (que já tive que trocar, por isso sei).
  8.  # 9

    Um update: na da loiça parece que o botão é mecânico (ou isso ou não perde o comando de início de lavagem). Coloquei uma tomada inteligente e, depois de carregar no botão para iniciar o ciclo, desligo-a de imediato na app e programo uma hora de ligar (ou inicio uma contagem decrescente). Por 11 paus ficou uma solução fácil. A da roupa é que não parece dar, mas vou continuar a procurar solução.
  9.  # 10

    E que tal algo deste gênero?

    https://a.aliexpress.com/_EzQhUeH
  10.  # 11

    Foi o que tinha visto, mas não muito jeito porque são máquinas de encastrar e depois não dá para fechar nos armários.
 
0.0141 seg. NEW