Iniciar sessão ou registar-se
    • Pipoco
    • 30 janeiro 2023 editado

     # 1

    Há 5 anos foram feitas obras cá em casa e essas obras foram feitas por "terceiros" como uma espécie de "prenda" para a minha mãe. Ou seja, não pagamos nada nem tomamos nenhuma decisão.

    A casa tem mais de 60 anos e umas das coisas que foram feitas foi mudar o telhado (chovia dentro de casa). Não faço ideia que tipo de telhas são, tentei procurar na net e a única coisa semelhante que encontrei foi "painéis sandwich". Aqui ficam umas fotos do nosso telhado.





    Por cima é uma espécie de plástico a imitar telha e por baixo tem uma espécie de esponja (dá para ver na 2ª e 3ª foto). Eu sempre pensei que eram telhas que já tinham isolamento incorporado, mas se isto é verdade então o isolamento que tem é só térmico porque acústico, é a pior coisa que já vi.

    Quando chove, mesmo sendo chuva fraca, ouve-se as pingas a cair no telhado como se estivéssemos dentro de um contentor. No outro dia choveu granizo com muita intensidade e tivemos de sair da sala porque o barulho era ensurdecedor. O barulho é MUITO mais intenso em metade da casa por alguma razão, acho que tem a ver com a altura do teto e os materiais (o teto é baixo e é pladur). A casa passou por muitas obras ao longo dos anos e foram criadas novas divisões, por isso cada divisão tem materiais e alturas diferentes feitas por pessoas diferentes.

    Este ano vamos colocar isolamento exterior, mas queríamos também resolver o problema do telhado na sala e um dos quartos (o meu quarto, quando chove torrencialmente tenho de dormir com tampões nos ouvidos). Agora a minha questão é se vai precisar de isolamento entre a telha e o pladur ou se há outra alternativa mais barata e menos "invasiva", já que para colocar isolamento interior, é preciso tirar o pladur e provavelmente colocar um novo? Também não faço ideia quanto espaço tem entre o pladur e a telha e se dá para pôr isolamento, é provável que seja muito pouco espaço e a razão de ouvirmos tanto o barulho (até ouvimos os pássaros a pousar no telhado!!).
    • SrR
    • 30 janeiro 2023

     # 2

    Trocar de telhado..
    • boog
    • 30 janeiro 2023

     # 3

    colocar telha tradicional por cima da telha sanduiche, se a estrutura estiver preparada para o peso adicional?!
  1.  # 4

    Sao telhas sandwich e muita gente que nao tem nada debaixo dessa telha se queixa disso.
    Soluçoes nao vou opinar porque nao sou especialista sobre esse material.
  2.  # 5

    Colocado por: SrRTrocar de telhado..

    Infelizmente está fora de questão. Temos outras prioridades como o isolamento exterior, assim como renovar uma casa de banho cheia de infiltrações (canos com mais de 50 anos). Estamos a juntar dinheiro aos poucos mas é difícil.. Estava à procura de uma solução que pelo menos diminuísse um pouco o barulho. Em último caso, vamos tentar colocar alguma coisa por cima do telhado, tipo relva artificial e ver se funciona....
  3.  # 6

    Colocado por: boogcolocar telha tradicional por cima da telha sanduiche, se a estrutura estiver preparada para o peso adicional?!

    As divisões em questão têm cerca de 20 anos, as paredes são o típico tijolo e cimento, mas penso que não deve haver problema?
  4.  # 7

    Por telha cerâmica e roofmate
  5.  # 8

    Bom dia,

    iniciei uma discussão sobre um tópico semelhante sem reparar que este tinha sido criado, por isso deixo também aqui as minhas questões:

    O condomínio aprovou a substituição do telhado do meu prédio, que é atualmente em telhas de fibrocimento, optando por um sistema de telhas sandwich com isolamento de 40 mm.

    Morando eu no último andar gostaria de aproveitar esta obra para maximizar a eficiência térmica que acredito que se irá sentir apenas com as novas telhas, mas que receio que, ficando apenas pelas telhas, não seja significativa.

    Assim, gostava de saber de quem tenha experiência de construção ou já tenha passado por situações semelhantes, o seguinte:

    1 - O efeito das telhas sandwich de 40 mm, em comparação com as actuais telhas de fibrocimento, é significativo?

    2 - É viável, do ponto de vista do planeamento da obra, aproveitar a mudança do telhado para colocar sobre a laje umas placas de roofmate, ou equivalente, sem que isso altere a obra, mesmo que tenha de ser eu a suportar o custo suplementar da aquisição e instalação das placas?

    3 - se sim, qual p valor médio por m2 para colocar essas placas, de maneira a que somadas aos 40 mm das telhas sandwich, se possam traduzir num efetivo ganho energético tanto no verão como no inverno?

    Obrigado!
  6.  # 9

    se o desvão do sotão não é para utilizar, meta la de rocha sobre a laje com barreira para vapor para baixo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmpramos
 
0.0143 seg. NEW