Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Há 3 anos comprei um terceiro e último andar e acho que, ao apanhar-me tão perto do céu, Deus nosso senhor aproveitou para me castigar por todos os meus pecados. Ele escreve direito por linhas tortas, e há construtores que gostam muito de construir torto por linhas direitas.

    Foi o caso do tipo que me fez o prédio, nos idos anos 80. Deve ter-se chateado com aquilo pela altura do sótão e resolveu acabar a obra à chapada. Desde uma laje que nunca foi alisada e ainda lá tem as marcas das botas dos predreiros que a fizeram (servirá como prova do crime?), passando por colunas em tijolo, sem ferro, acabando no paupérrimo trabalho de capintaria. A cereja no topo do bolo foi ter feito um algeroz com as calhas em alvenaria que, avaliando pela corzinha virgem que têm, nunca levaram uma camada de impermeabilizante.

    Agora, paga o mexilhão, claro está: quando está a chover, os tectos da casa ficam pretos do dia para a noite, cheios de fungos. Escorre-me água pelas paredes perimetrais da casa, principalmente as que estão viradas a norte, claro. Como é que eu impermeabilizo esta caleira? Que produtos me aconselham, amigos? Borracha líquida?

    Pergunta número dois: não tendo o condomínio dinheiro para pôr telhado novo, o que me aconselham a fazer no chão do meu sótão para que as pingas que passam pelos intervalos das telhas não depositem e não me passem para dentro de casa? Uma lona de plástico? Posso pôr por baixo dessa lona de plástico algum isolamento térmico tipo roofmate para não me fugir o calor todo da casa pelo tecto?

    Deixo em anexo fotos do algeroz. Na altura estava entupido, mas já não está.

    Obrigado a todos!
      WhatsApp Image 2023-02-02 at 15.11.48 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2023-02-02 at 15.11.48 (2).jpeg
    • size
    • 2 fevereiro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: rtpereira

    Agora, paga o mexilhão, claro está: quando está a chover, os tectos da casa ficam pretos do dia para a noite, cheios de fungos. Escorre-me água pelas paredes perimetrais da casa, principalmente as que estão viradas a norte, claro. Como é que eu impermeabilizo esta caleira? Que produtos me aconselham, amigos? Borracha líquida?


    Não valerá a pena gastar dinheiro em opções ineficazes. Isso, necessita da instalação de uma caleira/algeroz metálica (zinco ou alumínio)

    Será problema a reportar ao condomínio para resolver.
  2.  # 3

    Ora bem, para os algerozes, recomendo escovar bem isso para retirar musgos e outros fungos e aplicar uma membrana impermeabilizante com rolo ou trincha, não necessita de ser P4 (transitável). Veja as soluções QUILOSA/SELENA, sendo que existem mais fabricantes e inclusive a "marca própria" do Leroy Merlin.

    * Gama AQUAPROTECT da QUILOSA - https://quilosa.com/pt-pt/produto/aqua-protect-silicone-ms-liquido/
    * AXTON do Leroy Merlin - https://www.leroymerlin.pt/produtos/tintas-e-drogaria/impermeabilizacao/silicones-liquidos/



    Para a parte da proteção às pingas da chuva que passam entre as telhas, recomendo agrafar (partindo do principio que se trate de vigas de madeira) uma tela de subtelha respirável e impermeável. Coloca na horizontal e começa a fixar do cima para baixo, para ficar a sobreposição a guiar a humidade em direção ao algeroz, sobrepor uns 15 a 20 cms. Esta será a barreira às pingas e também ao vento.

    Pode usar uma pistola de agrafos que custa menos de 20€, No Lidl chegou a aparecer por menos de 10€.

    * Tela - https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/telhados-e-coberturas/pecas-complementares-para-telhas/lona-impermeavel-ondutiss-air-150g-m2-1-5x50m-18032210.html

    * Pregadora/agrafadora - https://www.leroymerlin.pt/produtos/ferramentas/ferramentas-de-mao/agrafadores-e-agrafos/agrafador-eletrico-81934161.html

    Por ultimo, e não sendo o sótão para guardar coisas, desenrole lã mineral de 80 ou 100mm com papel kraft numa das faces (papel virado para baixo) sobre a laje para servir de isolamento térmico.

    * Lã mineral - https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-termo-acustico/isolamento-de-la-mineral-volcalis-easy-kraft-100mm-9-6m2-82539951.html?gclid=Cj0KCQiA2-2eBhClARIsAGLQ2RmFMOQmRZRw8ImN1I9J7Kw4MV7ONfsee336VXTKDpM_U9Cyl4Hwid4aAt78EALw_wcB



    #canjalaranja
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GaFe, jorgemlflorencio
  3.  # 4

    Vítor, que máquina. Rápido e eficaz. Muito obrigado. Isto não dá para pôr emojis, mas fica a intenção: =DDDDDDDD
  4.  # 5

    O que é preciso é entreajuda 😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁.
  5.  # 6

    Colocado por: rtpereiraIsto não dá para pôr emojis...


    Para colocar emojis (se estiver a usar Windows), premir as teclas win + . (tecla win e tecla ponto final) ao mesmo tempo e selecionar os emojis. 😎😏
  6.  # 7

    Nao seria melhor nos algerozes aplicar tela betuminosa? Mesmo em vez do zinco... limpa isso primeiro, aplica o primario betuminoso e depois tela 100% aderida, nunca mais tem problemas. Tem é de ser feito por quem sabe.
    Em relacao ao telhado ja foi dado uma boa solução acima. Ha umas telas Tyvek deve ser tipo isso...
  7.  # 8

    Colocado por: rtpereiraQue produtos me aconselham, amigos? Borracha líquida?
    é um trabalho da responsabilidade do condomínio
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 9

    Rubson SL3000.

    A nível mais profissional Poliureia.
  9.  # 10

    Texpur soprema
 
0.0121 seg. NEW