Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, ao ler algumas coisas aqui pelo fórum apercebi-me que a minha instalação eléctrica para placa e forno eléctrico está uma porcaria. Pretendo trocar o meu forno e queria aproveitar para tentar remediar primeiro o meu problema.

    Na minha instalação actual não tenho cabos dedicados para placa e forno. Do que percebi a ligação para a placa e forno é retirada de uma caixa (que provavelmente era uma tomada schuko) que faz distribuição para outras fichas da casa. Isto está com cabos 2.5 com um disjuntor de 16A. Nunca deu problemas mas também não é razão para continuar assim, além de que o novo forno tem mais potência.

    Agora o meu problema, meter cabos dedicados para a placa e forno. Não existem tubos para passar os cabos, e neste momento fazer roços também não é uma opção. O que estou a pensar, e queria validar, é meter umas calhas desde o local da placa/forno até ao quadro de distribuição.

    Queria eu fazer o que não envolver electricidade e depois chamar um electricista para terminar as ligações no quadro.

    Em anexo foto do meu quadro actual.


    A distância desde a placa/forno até ao quadro de distribuição é aproximadamente 13 metros, o percurso seria feito com calhas, e ao chegar ao quadro de distribuição faria um furo na diagonal para entrar de lado na caixa, onde assinalei 1. Isto é viável?

    A minha ideia é meter 3 fios de 4 para cada conjunto, placa e forno. Colocaria um disjuntor de 16A para cada, não vejo necessidade de meter mais alto. É suficiente meter os fios dentro das calhas? Ou devia meter os fios dentro de tubos e depois os tubos dentro das calhas?

    Em relação ao material para o quadro de distribuição, tenho que comprar 2 disjuntores de 16A, e presumo que também preciso uma tira mais comprida igual à que marquei em 3, correcto?
    A barrinha marcada em 2 para os fios terra está cheia, posso juntar 2 pares de fios 2.5 para libertar 2 slots para os fios de 4 ou preciso de outra solução?

    Muito obrigado!
      caixa.jpg
 
0.0068 seg. NEW