Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    E... aconteceu. O maior medo que tinha ao fazer uma remodelação acabou por se concretizar.
    Tenho uma infiltração que me parece estar na caixa de distribuição de água na parede desse WC, a parede contrária tem a tinta a descascar e o chão do quarto (tacos de madeira) está a levantar.

    O que notei (só hoje) é que nasce água dentro do tubo ondulado da água quente que vai para o chuveiro (que foi uma das coisas remodeladas - troca de banheira por base+coluna). Na foto julgo que dá para ver, tem água até acima. Essa água depois escorre para fora e infiltra-se pelo fundo da caixa, paredes e chão à volta... Não parece ser do distribuidor acima, não consigo sentir água em parte nenhuma, imagino que seja atrás da coluna que não tenha ficado bem "cravado" (ou lá como é que se faz a ligação) e a água entre pelo tubo ondulado e venha para a caixa que é mais baixa.
    Já fechei a torneira da água quente no distribuidor e a água continua a "nascer", o que é estranho. Mas só dei com isto hoje, tenho de continuar a acompanhar.
    Alguma ideia do que possa causar isto?
      IMG1.jpg
  2.  # 2

    esse tubo tem um furinho algures...
  3.  # 3

    É outra hipótese, não tinha pensado nisso.
    O estranho foi a água ter subido na mesma com a torneira do derivador fechada (e abri a torneira do duche até deixar de deitar...).
    De qualquer forma trocar o tubo vai obrigar na mesma a desmontar "meia casa de banho” porque as ligações atrás da coluna de duche ficaram enterradas atrás do azulejo, azulejo esse que tem 1,20m e está atrás da porta do duche, do armário do lavatório, etc.

    Que porcaria :-(
    • size
    • 31 janeiro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: Bruno.AlvesÉ outra hipótese, não tinha pensado nisso.
    O estranho foi a água ter subido na mesma com a torneira do derivador fechada (e abri a torneira do duche até deixar de deitar...).
    De qualquer forma trocar o tubo vai obrigar na mesma a desmontar "meia casa de banho” porque as ligações atrás da coluna de duche ficaram enterradas atrás do azulejo, azulejo esse que tem 1,20m e está atrás da porta do duche, do armário do lavatório, etc.

    Que porcaria :-(


    Também já me aconteceu coisa semelhante.
    No meu caso descobrir que o tuba estava mal apertado no colector de distribuição e gotejava

    Confira bem.
      xxd.jpg
  4.  # 5

    Não, acho que não é daí. Desde ontem à noite quando dei com isto tirei montes de água de lá (meti o canto de um pano no tubo e a água vai-se infiltrando nele, já saíram 2 panos ensopados) e não há vestígios de água no coletor. Vou verificar novamente, claro, mas infelizmente acho que não vai ser daí. Era bom, era :-)
  5.  # 6

    Essa instalação ficou em carga com roços abertos durante quanto tempo?
  6.  # 7

    Colocado por: taunusEssa instalação ficou em carga com roços abertos durante quanto tempo?

    Nenhum, obviamente :-( Nem foram abertos roços a não ser um bocadinho para deslocar para cima as localizações de água da coluna de duche. Tudo o resto usou as tubagens existentes, só este tubo e o da água fria é que foram trocados. Mas foram feitos esses pequenos rasgos na parede, trocados os tubos e montados os "joelhos" (acho que é assim que se chama), secou e levou o azulejo por cima. Mas em carga na realidade não sei se alguma vez esteve até se concluir o trabalho porque não usámos o WC durante a remodelação. Deixámos repousar 2 dias como indicado e começámos a usar.
    Por isso é que acho que o problema seja esta ligação ao tal "joelho", deve gotejar para dentro do tubo ondulado. Ou o tubo furado como dizia o Nuno.
  7.  # 8

    Acabei este fds a remodelação da minha casa de banho. Só deixei tapar roços após 2 dias com carga a 8kg. Por norma tenho a válvula redutora a 3kg.
  8.  # 9

    Sim, agora entendo perfeitamente 😮‍💨

    Mas que isto é estranho, é. Cheguei a casa e já tenho mais um pano praticamente ensopado. Continuo com a torneira "quente" fechada desde manhã e já ensopou 2 panos. Fechei agora a da fria (de propósito, queria ver se parava só com a quente fechada), talvez na misturadora exista retorno?
    • SrR
    • 31 janeiro 2023

     # 10

    Tirar a coluna e ver o que se passa
  9.  # 11

    Tirei ontem. Da coluna não parece haver nada, são só 2 tubos que vêm da parede. Agora fechei também a água fria, de resto só se houver uma nascente 😅
    • SrR
    • 31 janeiro 2023

     # 12

    Isso na parede por traz da coluna nao tem uns acessórios terminais na parede?
  10.  # 13

    Não sei se sei a que se refere.
    Dentro da parede tem os "joelhos" dos tubos da água, deles saem 2 tubos flexíveis que ligam às costas da coluna.
    O que eu chamo "joelhos" são coisas deste género (a parte plástica parece-me mais "corpulenta")
    https://blofer.pt/pt/tubagem-ppr-e-acessorios/1191-joelho-femea-cpater-pp-r-azul-20x12.html

    Era suposto haver mais alguma coisa?
    • SrR
    • 31 janeiro 2023

     # 14

    A sua instalação é em pex, deve ter ai 2 joelhos para caixa de pex, de certo a fuga é num desses joelhos dentro da parede, é puxar pra fora e ver o que se passa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 15

    Colocado por: Bruno.Alvesimagino que seja atrás da coluna que não tenha ficado bem "cravado" (ou lá como é que se faz a ligação) e a água entre pelo tubo ondulado e venha para a caixa que é mais baixa.

    Era essa a minha ideia desde o início. Não creio é que vá ser muito fácil "puxar para fora" porque me parece que o buraco no azulejo é mais pequeno que o tamanho do joelho.
    Amanhã já cá vem o responsável pela obra, já tenho muitas ideias para ver com ele.
    • SrR
    • 1 fevereiro 2023

     # 16

    Colocado por: Bruno.AlvesEra essa a minha ideia desde o início. Não creio é que vá ser muito fácil "puxar para fora"
    isso foi feito para puxar para fora
  12.  # 17

    Verdade, os homens dizem o mesmo 😁
    Já cá estão, vão trocar o tubo e o joelho e tapar o buraco do azulejo, suspeitam que também possa ser água que escorre na parede e encontra caminho até ao tubo ondulado.
    Esta última hipótese acho menos provável porque (felizmente diria eu) não há vestígios de humidade na parede atrás do chuveiro
  13.  # 18

    Só para fechar (em princípio) este assunto, o Nuno tinha razão.
    Colocado por: nunogouveiaesse tubo tem um furinho algures...

    Pelo que me disseram ontem (não estive em casa a acompanhar) era mesmo o tubo furado. Era novo, tinha sido colocado na remodelação, mas era mesmo daí.

    Já está há coisa de 1 dia e meio em carga e já não nasce água, ainda não estamos a usar o WC para secar o silicone que meteram nos buracos do azulejo, mas parece que para já está bom.

    Afinal não foi preciso partir nada. Ufa! 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
 
0.0176 seg. NEW