Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia excelentíssimos,

    Estou em vias de adquirir uma moradia construída em 2001, no entanto tenho uma questão relacionada com o isolamento da mesma.

    O certificado energético (atribuído em 2021, creio eu), é a categoria C. Os proprietários dizem que na altura que fizeram a certificação não tinham forma de comprovar que a casa tem parede dupla, com poliuretano projectado entre as paredes, e também na placa, daí a classificação energética ser mais baixa.

    A moradia tem piso radiante eléctrico por todo o pavimento, portanto acredito que tenha mesmo o que dizem ter, mas gostaria de confirmar. Portanto a minha questão é se abrir um buraco numa zona serve como confirmação (sugestão feita pelos próprios proprietários)?

    Outra questão, a moradia não tem parede falsa, isto é, pladur com lã de rocha ou equivalente, não haverá imensas perdas mesmo com (e apenas) parede dupla? Investir neste isolamento será um bom investimento a longo prazo? Principalmente tendo em conta que o aquecimento é piso radiante elétrico e não hidráulico (na minha casa atual temos hidráulico, com parede dupla e paredes/tectos falsos, e já sei bem o quanto custa manter).

    Desde já agradeço qualquer comentário.
  2.  # 2

    Colocado por: strengthbrringOs proprietários dizem que na altura que fizeram a certificação não tinham forma de comprovar que a casa tem parede dupla, com poliuretano projectado entre as paredes


    Colocado por: strengthbrringOutra questão, a moradia não tem parede falsa, isto é, pladur com lã de rocha ou equivalente, não haverá imensas perdas mesmo com (e apenas) parede dupla?

    Se tiver efetivamente poliuretano projetado na caixa de ar da parede dupla, já terá um bom isolamento.

    Colocado por: strengthbrringInvestir neste isolamento será um bom investimento a longo prazo?

    Investir em isolamento é sempre uma boa decisão até porque se o fizer por exemplo pelo exterior corrigirá as pontes térmicas.

    Colocado por: strengthbrringA moradia tem piso radiante eléctrico por todo o pavimento, portanto acredito que tenha mesmo o que dizem ter,

    Não tomaria isso como referência já que se fazem imensos disparates no PRE colocando por exemplo telas com apenas 5mm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strengthbrring
  3.  # 3

    Já experimentaste abrir a caixa dos estores?
  4.  # 4

    Colocado por: strengthbrringA moradia tem piso radiante eléctrico por todo o pavimento, portanto acredito que tenha mesmo o que dizem ter, mas gostaria de confirmar. Portanto a minha questão é se abrir um buraco numa zona serve como confirmação (sugestão feita pelos próprios proprietários)?

    sim, o ensaio destrutivo permite carcterizar. Mas também deveria ser complementado atraves de verificação de perdas termicas com uma câmara termografica.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strengthbrring
  5.  # 5

    Se possível faça uma inspecção com uma camada termografica.
    Assim fica a perceber onde eventualmente existem as maiores perdas térmicas e onde deve apostar no isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strengthbrring
  6.  # 6

    Colocado por: ferreiraj125Já experimentaste abrir a caixa dos estores?

    Não tem estores, apenas "empanadas" interiores (nem sei se é esse o nome correto).
  7.  # 7

    Colocado por: strengthbrring, apenas "empanadas" interiores (nem sei se é esse o nome correto).

    Portadas, amigo, "portadas"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: strengthbrring
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPortadas, amigo, "portadas"

    Que podem já estar todas "empanadas"
    :)
    Concordam com este comentário: strengthbrring
 
0.0125 seg. NEW