Iniciar sessão ou registar-se
    • bonec
    • 28 fevereiro 2023

     # 1

    Estou a instalar um recuperador de calor ar quente, e o fornecedor informou-me que não devo isolar com lã de rocha pelo lado de fora do recuperador porque ele iria condensar e apodrecer mais depressa, para mim não faz sentido, gostaria de saber a vossa opinião. Desde já obrigado pelas respostas.
  1.  # 2

    Quer isolar mais para quê? Para ir mais calor chaminé acima?
  2.  # 3

    A ideia era manter o recuperador o mais quente possivel com pouca lenha, para depois o ventilador estar mais tempo a trabalhar.
  3.  # 4

    Dado que o recuperador está dentro de casa, deve é deixar o espaço à volta vazio e providenciar umas grelhas que assegurem a ventilação desse espaço, assim aproveita esse calor.
  4.  # 5

    Colocado por: bonecEstou a instalar um recuperador de calor ar quente, e o fornecedor informou-me que não devo isolar com lã de rocha pelo lado de fora do recuperador
    quer manter o calor dentro do equipamento?? o objectivo disso não é que saia o calor para o espaço a aquecer?
  5.  # 6

    Colocado por: bonecA ideia era manter o recuperador o mais quente possivel com pouca lenha
    nao é assim que funcionam as coisas.. esse calor que quer manter dentro vai sair pela chaminé
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes
  6.  # 7

    Nenhum isolamento e hotte com grelhas em baixo e cima para circulação por convecção.
  7.  # 8

    Devemos estar a falar de coisas diferentes, o ar que o ventilador ventila, é de uma camera que fica entre a camera de queima e o exterior, para quem nunca viu imaginem que por fora do recuperador existe uma caixa metalica, o ventilador está a ventilar ar dessa caixa, logo para mim faz sentido isolar essa caixa para manter o maximo de temperatura possivel, só sendo tirado pelo ventilador, não sei se me fiz entender.
  8.  # 9

    Colocado por: boneclogo para mim faz sentido isolar essa caixa para manter o maximo de temperatura possivel, só sendo tirado pelo ventilador, não sei se me fiz entender.
    sim, fez-se entender, mas nao faz sentido o que diz.
  9.  # 10

    Colocado por: bonecDevemos estar a falar de coisas diferentes, o ar que o ventilador ventila, é de uma camera que fica entre a camera de queima e o exterior, para quem nunca viu imaginem que por fora do recuperador existe uma caixa metalica, o ventilador está a ventilar ar dessa caixa, logo para mim faz sentido isolar essa caixa para manter o maximo de temperatura possivel, só sendo tirado pelo ventilador, não sei se me fiz entender.


    É o que tenho e não coloquei nenhum isolamento, o pouco calor que vai para a hotte sai por convecção, além de não ter eventuais particulas de lã de rocha no ar.
  10.  # 11

    Não deve colocar lã de rocha nenhuma.

    Deve sim colocar grelhas a 15cm do chão e outras a 20cm do teto. O ar quente que vai sair do recuperador e ficar dentro da hotte vai sair pelas grelhas superiores, pois o ar entra frio pelas de baixo e sobe.
    Aproveita assim todo o calor do recuperador, com isolamento o aparelho vai sobreaquecer e o que não for enviado pelo ventiladores vai sair pela chaminé.
    Concordam com este comentário: dom123
  11.  # 12

    Obrigado pelas respostas, vou então só colocar as grelhas.
 
0.0087 seg. NEW