Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a avaliar o pavimento para colocar sob um sistema piso radiante Daikin Altherma UFH. O projectista explicou que a melhor eficiencia em arrefecimento é obtida de ceramico ou vinilico colado. Multicamada/Soalho colado funciona so nao tem o maximo rendimento inicial para arrefecimento (de acordo com os calculos feitos). No entanto, pode se adaptar o piso para isso tambem.

    A duvida que tenho é especificamente no Vinilico Colado (ou adesivo). Que soluçōes existem para "colar" Vinilico? Não encontrei alguem que me saiba explicar corretamente (vantagens/desvantagens).

    Pretendemos decidir entre as duas opçōes mas falta-nos conhecimento sobre Vinilico colado (Multicamada/Soalho colado é algo em que os instaladores conhecem bem).

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: jose.pereira75Que soluçōes existem para "colar" Vinilico?

    as que o fabricante do vinilico escolhido recomendar. è so consultar as instruções de aplicação.

    Também pode ir para madeira colada.

    O ceramico, é mais rápido a fazer a transferencia de energia.
  3.  # 3

    as que o fabricante do vinilico escolhido recomendar. è so consultar as instruções de aplicação.


    Podes enviar um exemplo? Ainda nao escolhemos o Vinilico.

    Também pode ir para madeira colada.


    Sim, essa é uma das opçōes

    Também pode ir para madeira colada.


    Correto. é o pretendido para os outros lugares onde nao ira levar Vinilico (no caso se irmos para madeira, a cozinha seria também em Cerâmico).

    Obrigado
  4.  # 4

    vai meter vinilico , madeira e ceramico!?
    Não faz sentido. No maximo dois acabamentos dentro da casa seria o que eu recomendo.

    Não tenho exemplos na "cartola", tem de procurar, o seu arquiteto que o ajude nessa demanda.
  5.  # 5

    vai meter vinilico , madeira e ceramico!?


    Nao foi isso que disse. O que disse de outra maneira é: ha certos lugares na casa que é cerâmica. outros lugares estamos a decidir entre Vinilico ou Madeira (Soalho, Multicamada, etc).

    Não tenho exemplos na "cartola", tem de procurar, o seu arquiteto que o ajude nessa demanda.


    Agradeço o ponto. Acho que se ja tivesse satisfeito, nao vinha aqui a perguntar. Venho aqui para ter uma segunda opinião.


    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: jose.pereira75Acho que se ja tivesse satisfeito, nao vinha aqui a perguntar. Venho aqui para ter uma segunda opinião.

    Não explicou que já tinha discutido o assunto com o Arquitecto e pelos vistos não é suficiente. Assim resta-lhe estudar mais em profundidade.
    Pode e deve contactar um fabricante e inteirar-se das gamas e as vantagens/ desvantagens, preços. o tipo de preparação que a betonilhas terão de ter, autonivelantes e etc... Tem diversas espessuras e qualidades. Sabe, isto é um "mundo".

    Mas, não meta do "autoadesivo" ;)

    eu também não sei tudo, aliás nunca usei vinílicos em obras de tipologia habitacional. somente em projectos de edifícios de Serviços, escolares e de Saúde. Os usados foram sempre aderidos, em rolo.
  7.  # 7

    Mas, não meta do "autoadesivo" ;)


    Saber isto ajuda muito. Nao me fazia muito sentido ser auto-adesivo em topo de betonilha

    Pode e deve contactar um fabricante e inteirar-se das gamas e as vantagens/ desvantagens, preços. o tipo de preparação que a betonilhas terão de ter, autonivelantes e etc


    Tem algum fabricante que recomende para tentar obter esta informacao?

    Sobre preparação da betonilha, que ponto são os mais importantes?

    Os usados foram sempre aderidos, em rolo.


    Por curiosidade, aderidos em autoadesivo ou aderido com algum tipo de cola? Assumo que se é em rolo, seja Vinílico maleável.


    Obrigado
  8.  # 8

    Podendo financeiramente opte por madeira ou multicamadas colado. As diferenças de rendimento são mínimas e o conforto térmico ao toque e visual são imbatíveis. Apenas a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

    👆👆👆👆👆👆 isto…
  10.  # 10

    Bom dia.
    Peço desculpa por parasitar o tópico, mas preciso de uma orientação:

    Para um flutuante laminado com 10mm, que vai trabalhar num PRH para aquecimento e arrefecimento, que tela recomendam?
    Com baixa resistência térmica
    Alguma atenuação acústica
    Compatível com o PRH....

    Muito obrigado
  11.  # 11

    Se o fabricante do pavimento que escolher não tiver uma solução, pode sempre vir aqui comprar destes:
    https://www.quick-step.com.pt/pt-pt/laminado/acessorios/laminados-sub-bases
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  12.  # 12

    Podendo financeiramente opte por madeira ou multicamadas colado. As diferenças de rendimento são mínimas e o conforto térmico ao toque e visual são imbatíveis. Apenas a minha opinião.


    Financeiramente é possível. Já temos visitado locais com Multicamada/Soalho e sempre tem maior risco de estragos, criado risco, etc. Alem disso, tínhamos preferencia do openspace da cozinha/sala ser tudo vinilico em vez de multicamada e cerâmico.

    No entanto, ainda está em aberto. Neste momento, pretendo ter algum entendimento de 2 ou 3 soluções alternativas.

    Se o fabricante do pavimento que escolher não tiver uma solução, pode sempre vir aqui comprar destes:
    https://www.quick-step.com.pt/pt-pt/laminado/acessorios/laminados-sub-bases


    Se tem alguma loja na zona norte, posso visitar para ver essas soluções. Funciona com laminado e vinilico? Como é atenuado o risco de possíveis "caixas de ar " ou espaços nos materiais, criando resistencia a passagem térmica? Obrigado


    Eu verifico sempre a questão da resistencia térmica e outros valores. Maior resistencia, mais trabalho na bomba de calor para arrefecimento ou aquecimento. Não me importo de investir mais €€ inicialmente mas a solução tem de ter menor custo no uso ao longo prazo (não esquecendo conforto do material, etc).
  13.  # 13

    Colocado por: jose.pereira75Financeiramente é possível. Já temos visitado locais com Multicamada/Soalho e sempre tem maior risco de estragos, criado risco, etc. Alem disso, tínhamos preferencia do openspace da cozinha/sala ser tudo vinilico em vez de multicamada e cerâmico.


    Se a questão for riscos e desgaste, dependendo da madeira, até pode ser melhor solução que o vinílico. No meu caso não é porque é uma madeira muito mole (Riga), mas isso era algo que sabia à partida. A minha opinião é a de que o cerâmico na zona húmida da cozinha e soalho no restante espaço, funciona bem melhor esteticamente do que tudo corrido a vinílico com o típico padrão "falso" das réguas. Mas no final o que interessa é que fique contente com a escolha e isso dependo do que valoriza.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 14

    Colocado por: jose.pereira75Eu verifico sempre a questão da resistencia térmica e outros valores.

    A função da tela acima de tudo será a acústica e a redução/eliminação de fenómenos de condensação que serão mais evidentes pelo facto de ter aquecimento de pavimento. Assim sendo deveria acima de tudo optar pela solução preconizada pelo fornecedor do revestimento.
  15.  # 15

    Colocado por: jose.pereira75Se tem alguma loja na zona norte, posso visitar para ver essas soluções. Funciona com laminado e vinilico? Como é atenuado o risco de possíveis "caixas de ar " ou espaços nos materiais, criando resistencia a passagem térmica?

    Oh josé leia as fichas tecnicas, nomeadamente a que será indicada para pavimentos radiantes... Procure no site do Fabricante os revendedores...
  16.  # 16

    Cerca de 90% dos open spaces que fazemos levam o Multicamadas na cozinha. Não percebo porque tem de levar cerâmica a dividir o espaço…
  17.  # 17

    João se cair um pouco de azeite a ferver é a mesma coisa?
  18.  # 18

    Colocado por: marco1João se cair um pouco de azeite a ferver é a mesma coisa?

    Quantos casos conhece em que tal tenha acontecido?
    E se acontecer, com certeza que o chão será a menor preocupação. Eu estaria mais preocupado com as pernas ou os pés.
    Mas posso perguntar ás centenas de clientes a quem já apliquei soalho nas cozinhas se já lhes aconteceu.
    Na minha nunca aconteceu, leva porradinha que doi, é usada e abusada e o meu lindo soalho lá está para o que der e vier.
    Com um conceito open space todo corridinho e super elegante, era mesmo por causa de potenciais “e se” que eu ia estragar a beleza e sainete do espaço principal da casa.
  19.  # 19

    pessoalmente na maioria dos casos não gosto do open space com o mesmo pavimento na cozinha e o resto da sala, mas isso sou eu, gosto da subtileza da divisão marcada de alguma forma, ou seja pelo pavimento.
  20.  # 20

    Alguém consegue detalhar os custos médios entre uma solução de cerâmico vs multicamada/vinifico sobre PRH?

    Considerando que em cerâmica terá de levar uma tela DITRA ou equivalente, que não é nada barata, ficará mais ou menos dispendioso versus multicamada ou vinifico?
 
0.0135 seg. NEW