Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um comutador/interruptor para 2 tomadas, onde funciona apenas uma de cada vez. São para as tomadas das máquinas de roupa e loiça. Não sei se fizeram isto por causa da potência eléctrica ou por causa do tubo de descarga de água que poderá não suportar o fluxo das 2 máquinas.

    Quero alterar este comutador para ter sempre as 2 tomadas a funcionar. Já sei que não posso/devo ter as duas máquinas a funcionar, mas dava-me jeito ter as 2 tomadas sempre a funcionar para conseguir agendar o funcionamento das duas máquinas (em horas diferentes) durante a noite para aproveitar o bi-horário.

    A minha dúvida é se posso simplesmente aplicar um shunt neste comutador, tentei da seguinte forma como está nas imagens. Numa posição do comutador apenas funciona 1 máquina, na outra posição funcionam as duas! Será que está bem instalado? E para o cabo neutro tenho de fazer alguma coisa?

    Obrigado

    1

    2
    3
  2.  # 2

    Desliga tudo do comutador e liga tudo direto a um ligador Wago, o fio azul deve estar a fazer de fase, porque nesses comutadores não se liga neutro.
  3.  # 3

    Boa, nao tinha pensado nisso.
    Obrigado
 
0.0082 seg. NEW