Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Vou ter cerca de 50m2 de jardim encostado à casa. Inicialmente pensamos em relva natural, mas, como em baixo temos cave e queríamos evitar infiltrações consideramos que a artificial é melhor.
    Acontece que, lendo um bocado sobre o tema, a relva artificial foi concebida para ter uma permeabilidade idêntica à relva natural. Logo, o problema mantém-se.
    Se colocar uma base em pó de pedra compactado com pendente e saída para caixa de águas pluviais já reduzia bastante a infiltração de água ou tenho mesmo de colocar a base em cimento? Queria evitar cimentar tudo..

    Obrigado
    • RCF
    • 15 março 2023

     # 2

    Colocado por: pvieira91Acontece que, lendo um bocado sobre o tema, a relva artificial foi concebida para ter uma permeabilidade idêntica à relva natural. Logo, o problema mantém-se.

    Não se mantém, porque a relva natural tem de ser regada e a artificial não... por isso, com relva natural terá mais água no solo.
    Ainda assim, desde que a construção tenha cumprido com as regras de isolamento, e não deixe empoçar muito a água próximo das paredes, não creio que isso seja um problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  2.  # 3

    as infiltrações não tem a ver com o piso mas sim da forma como as paredes da cave foram impermeabilizadas e o que se deve preocupar é com os salpicos na parede acima do solo, para isso faz uma faixa com gravilha junto á parede, ou então lajetas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  3.  # 4

    Colocado por: marco1as infiltrações não tem a ver com o piso mas sim da forma como as paredes da cave foram impermeabilizadas e o que se deve preocupar é com os salpicos na parede acima do solo, para isso faz uma faixa com gravilha junto á parede, ou então lajetas.


    A cave levou tela, mas deverá ter sido mal aplicada porque nos dias mais chuvosos dá para ver manchas de água a subirem pela parede - até uns 40cm.
  4.  # 5

    e geodreno levou?
  5.  # 6

    Colocado por: marco1e geodreno levou?

    levou, mas pouparam muito na caixa de brita. E como o terreno é argiloso já deve estar entupido.
  6.  # 7

    bolas, pelos vistos é uma construção recente e já tem ai uma cave com problemas.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1bolas, pelos vistos é uma construção recente e já tem ai uma cave com problemas.


    Eu já estava à espera que, sendo cave, teria sempre problemas como humidade, mas face aos cuidados ($$$) que tivemos esperava resultados melhores. Daí o meu interesse em reduzir a infiltração de água no solo adjacente.
    O jardim tem 3metros de largura e perto de 20m de comprimentos. Cobre toda a fachada sul da casa. A nascente a cave tem as paredes expostas - na verdade é uma meia cave. A Norte é uma rampa e a poente tbm vai ser uma zona para carros. Portanto Sul é mesmo o ponto critico.
  8.  # 9

    pois mas talvez impermeabilizar á superficie não seja o suficiente , a água está a acumular-se na base dos muros da cave e ou impermeabiliza toda a envolvente ou ela vai sempre lá parar
    tambem pode estar a ser o caso de um nivel friatico mais elevado que não foi devidamente tido em conta.
  9.  # 10

    Colocado por: marco1pois mas talvez impermeabilizar á superficie não seja o suficiente , a água está a acumular-se na base dos muros da cave e ou impermeabiliza toda a envolvente ou ela vai sempre lá parar
    tambem pode estar a ser o caso de um nivel friatico mais elevado que não foi devidamente tido em conta.

    A parte boa é que as paredes da cave enterradas, estão enterradas por aterro. Isto é, a cave está acima da cota do terreno natural. Portanto, só mesmo a água que se infiltra no solo aterrado é que deve causar problemas.
  10.  # 11

    Colocado por: pvieira91A cave levou tela, mas deverá ter sido mal aplicada porque nos dias mais chuvosos dá para ver manchas de água a subirem pela parede - até uns 40cm.


    Colocado por: pvieira91cave está acima da cota do terreno natural. Portanto, só mesmo a água que se infiltra no solo aterrado é que deve causar problemas.

    Será?
    Se asa paredes tem tela a a humidade sobe até 40cm não será humidade vinda da base das fundações?
    A base das fundações foi tb impermeabilizada?
 
0.0092 seg. NEW