Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros Amigos,

    Estou a pensar colocar rega gota a gota, inicialmente para regar cerca de 15 árvores de fruto, mas como a minha experiência é muito pouca ou nula nesta área, precisava da vossa preciosa ajuda de quem é entendido no assunto :)

    Nunca fase inicial estou a pensar colocar 1 setor para a rega das Árvores, no entanto pretendia aproveitar algum material que me sobrou e que tenho em stock em casa, como por exemplo cerca de 40/50 metros que tenho de stock de tubo 25mm.

    Deixo uma imagem, do que estou a planear, tendo em conta o que possuo em casa para usar, as minhas dúvidas são:

    1) Será que com o tubo de 25mm tem caudal suficiente e consigo regar estar árvores todas ao mesmo tempo sem grande problema? Distribuindo depois conforme a imagem com tubo de 16mm?

    2) Quais os gotejadores recomendados para árvores de fruto? (Ex. Macieiras, Pereiras, Pessegueiros, etc...)
    - De caudal regulável de 40/70 LT/hora? 2 por árvore?!

    * Qual a pressão recomendada para este caso? Tenho 1 regulador de pressão de "1,4 Bar" é suficiente?

    Fico a aguardar a vossa opinião.

    Muito obrigado pela vossa possivel ajuda.

    Cumprimentos,
    Pedro Cardoso
  2.  # 2

    Por lapso não coloquei a "imagem" no post anterior!
      crockit_setor_arvores.png
    • MrR
    • 19 março 2023

     # 3

    O tubo tem caudal mais que suficiente, basta não usar gotejadores de muita capacidade.
    Deve por gotejadores com autocompensante e anti-drenante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Cardoso
  3.  # 4

    Colocado por: MrRO tubo tem caudal mais que suficiente, basta não usar gotejadores de muita capacidade.
    Deve por gotejadores com autocompensante e anti-drenante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro_Cardoso


    Desde já o meu obrigado pelo seu feedback!
    Esses gotejadores pelo que ja tinha lido, rondam os 2 a 5LT de débido, como são árvores de Fruto isso não é pouco? Mesmo colocando 2 por árvore tinha que ter a rega ligada 2 ou 3 horas! :) Virei-me mais para os de 40/70 Lt/h, mas aí a minha dúvida se o caudal é sufuciente...

    Relativamente ao redutor de pressão de 1,4 Bar que tenho em stock, serve?

    Obrigado!
  4.  # 5

    Não disse o tamanho das árvores. Se forem novas (2 a 4 anos) os 2 gotejadores no máximo chegam. Afastados do tronco. Assim à partida parece pouca pressão para tanto débito. Não vai dar, mas pode fazer a experiência e ir ajustando. Se puder aumentar a pressão ou retirar o redutor era bom.

    Os gotejadores do Leroy são bastante bons, os de 2 a 60 litros/h. O tubo de 25 serve mas se fizesse tudo em 16 mm ganhava em pressão.

    Vejo o tópico das coisas da terra, falamos muito de rega lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Cardoso
  5.  # 6

    Caro "Casa da Horta", desde já obrigado pela sua resposta!

    As árvores de fruto foram plantadas à 3 anos. Quando diz para aumentar a pressão, posso adquirir outro redutor de pressão, qual o mais indicado para este caso? 2 Bar ou 2,5 bar? Também quando diz para retirar o redutor, tendo perto no máximo na ordem dos "4 bar" isto não causa problemas no sistema, podendo haver fugas ?

    Quando diz colocar tubo de 16mm, em que ganharia em pressão, o que pensei é que colocando o de 25mm para o principal e depois dividir com 16mm nos vários setores para as árvores seria melhor opção por causa do caudal.. ou estou enganado?

    Obrigado!
    • MrR
    • 20 março 2023

     # 7

    Os tubos por norma aguentam bem os 4bar, pode retirar o redutor.
    Deixe estar o tubo de 25, não lhe vai fazer diferença no sistema de rega e não gasta mais dinheiro em tubo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Cardoso
  6.  # 8

    Colocado por: Pedro_CardosoAs árvores de fruto foram plantadas à 3 anos.

    Regue 10 min com gotejadores no máximo (60 l/h) a cada 2 dias (a cada 3 se a terra reter bem a água, terra dura, barrenta). No pico do calor é melhor 10 min todos os dias ao final do dia.

    4 bar é o ideal, sobretudo com essa quantidade de gotejadores. E com essa pressão é aproveitar o tubo de 25, claro. Concordo com o MrR. Mas lembre-se que os acessórios para derivar de 25 para 16 são caros. Faça as contas e quem sabe não compensa fazer tudo a 16 mm com derivadores que custam uma bagatela. E o tubo de 25 que tem é o de rega? Para esse acho que vai precisar de acessórios de aperto rápido e depois adaptação de rosca para tubo 16... Não sei, posso não estar a ver bem, mas acho que lhe fica mais caro. 50 metros de tubo 16 custam cerca de 10 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Cardoso
  7.  # 9

    Obrigado "Casa da Horta"!

    Pensava que o tubo de 16mm era mais caro do que o que indicou! Pelo menos nas lojas que vi, era mais caro... Onde consigo esses preços? Sabe de alguma loja online de confiança com bons preços neste tipo de material?
    O Tubo de 25mm que cá tenho é tubo agrícola (6 bares), comprei para montar a rega enterrada para a relva com expressores. Também tenho 1 controlador RainBird com 8 "zonas" que comprei, já a pensar nisso, e que neste momento estou a usar apenas 5 secções, ficando com 3 livres para o sistema de gota a gota...
    Também pretendo enterrar na rega gota a gota o tubo de 25mm, depois colocar 1 torneira para cada saída de tubo 16mm, talvez colocando 1 caixa redonda de acesso na terra para aceder à torneira que liga do tubo de 25mm para o de 16mm, e mesmo o tubo de 16mm também terei que enterrar uns 3 metros para cada fila de árvores, pois os 3 metros iniciais é uma zona de passagem, e enterrado evito danificar o tubo quando passar por exemplo com 1 trator. Irei colocar 1 "pilar" em cada extremidade da fila de arvores, e esticar 1 arame, para depois fixar o tubo de 16. Para ter uma ideia do que estou a pensar, adicionei à imagem em anexo..(dê-me a sua opinião se poder!)

    Já agora, este tipo de tubo de 16mm resiste em média quanto tempo, tendo em conta o Sol/geada, etc? Têm uma ideia?

    (Peço desculpa se o texto esta confuso, como estou a escrever do tlm, tornasse mais complicado). Obrigado!
  8.  # 10

    (imagem)
      crockit_setor_arvores_2.png
  9.  # 11

    Se o trator só passa naquele sítio seria de deixá-lo livre de tubo. Eu faria tubo 16 contínuo a começar na primeira árvore e terminando na última. Com apenas 1 torneira colocada junto ao caule da 1a árvore. Poupava imenso em caixas e derivações. Quando tiver no pc posso fazer um esquema.

    Precisa pensar como vai lidar com a erva entre as árvores. Vai usar trator? Corta mato, à enxada, roçadora? Dependendo pode deixar o tubo pousado no chão. Mais rápido e ajustável.

    O tubo de 16 é praticamente eterno! Já tenho uns com 10 anos de exterior e parece novo. O preço que disse é numa loja na zona de Salvaterra de magos, mas mais euro menos euro não deve ser difícil encontrar rolos de 100 m à volta dos 20 euros. Até o Leroy com os seus preço loucos tem o rolo de 50 metros a cerca de 13 euros. E o deles é muito bom.

    A melhor loja online que conheço é a cudell.

    A que altura planeia colocar o tubo no arame? E qual a razão de não o pousar no chão. Colocar 1 tutor em cada ponta e esticar cabo é coisa demorada. Não servem os tutores das árvores?

    Se tiver umas fotos é mais fácil, mas nem o seu texto é confuso e o esquema é elucidativo. Não precisa agradecer, esta malta da terra gosta de se ajudar uns aos outros 😉
  10.  # 12

    Qualquer coisa assim. Se for para andar com o trator no meio das árvores (com a fresa, por exemplo) optaria por outro modelo.
    Por falar em trator, já tirou o curso COTS? Obrigatório a partir de 1 de agosto...
      crockit_setor_arvores_22.png
  11.  # 13

    Casa da Horta,

    A minha ideia, tendo em conta o desenho que apresentei, é deixar livre de tubo as zonas onde o trator possa passar para capinar/fresar. Se reparar entre as "linhas" de árvores não tenho nenhum tubo que é mesmo para essa ideia (Coloquei na nova imagem o exemplo em 1 das "linhas" o percurso do trator para perceber o porquê de pensar fazer a rega assim), nas zonas do tubo de "25mm" é muro, a minha ideia é enterrar esse tubo uns 20cm sempre encostado ao muro. Apenas ha 1 portão na parte superior onde tenho a zona de entrada que diz "zona de passagem do trator". Nessa zona de passagem de trator que tem cerca de 3,5m é apenas de passagem, o trator só passará por lá, não é para fresar, no máximo poderá ser usada capinadeira, por isso é que aí pretendo enterrar o tubo de 16mm uns 20/25cm, nesses 3,5m, depois junto à 1ª árvore de cada fila, a ideia é subir o tubo uns 30/35cmm do solo, pois entre as árvores irei usar roçadora, e estando o tubo levantado não causa problemas. Obrigado!
      crockit_setor_arvores_3.png
  12.  # 14

    Está tudo bem planeado, está sim senhor.
    As minhas tentativas de ajudar é no sentido de fazer tudo mais rápido. Isto porque eu só vou ao terreno ao fds e todos os minutos contam! Mas se tem tempo faça como diz, fica perfeito.

    Eu tenho o tubo no chão porque não gosto de empecilhos entre as arvores, não gosto de andar a levantar a perna nem abaixar-me. E como não está fixo é muito fácil e rápido desviá-lo para passar com trator ou roçadora. Outra vantagem do tubo no chão é ficar mais protegido do calor tórrido, fica escondido na erva.
 
0.0170 seg. NEW