Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Situação: moradia indivual 220m2 em "L", zona norte, r/c e 1andar com cobertura laje aligeirada inclinada com ripado cimento e telha ceramica coelho silva com cerca de 10 anos.

    Sotão nao habitado, com laje de esteira em betao, apenas tem os fios da instalacao eletrica.

    Quando chove bastante aparece uma pinga na cozinha e hall de entrada (ficam na zona do L voltada a Sul).

    Futuramente pretendo isolar o sotao com colocacao na laje de esteira duas camadas cruzadas de lá mineral com papel kraft voltada p baixo e segunda camada pa cima e abertura de 2 ou 3 entradas de ar para boa circulacao com grelha para impedir entrada de bichos.

    Por enquanto e para começar a corrigir os defeito de cima para baixo, pretendo impermeabilzar telhado.

    O trabalho correto seria lavar a telhas com lavadora de pressao, levantar tudo, retirar o ripado em cimento, limpar, colocar subtelha, ripado em aço ou pvc e novamente a telha.

    No entanto pretendia ser eu a fazer, com ajuda de um amigo ou dois e por empreitadas (como é em L, faria um lanço de cada vez cerca de 100m2), começando por lavar a telha, levantar a telha menos a ultima fiada junto ao beiral que está chumbada e está certa no caleiro, colocar uma membrana/tela/plastico impermeabilizante ate á ultima fiada de telha de forma a sobrepola (para a agua sair para o caleiro e nao se infiltrar na cornija) e voltar a colocar a telha encaixada no mesmo ripado em cimento.

    Acham isso viável, ou a membrana encostada á telha no ripado pode danificar e a agua nao escorrer bem ou ficar presa na zona do ripado e haver pouca circulacao de ar por baixo da telha.

    Sei que depois ainda tenho os remates, mas isso seria colocar rufos nas laterais e topo (no beiral nao se vai mexer). Atualmente as laterais são telha sem rufos que causa escorrimento pela parede e no topo tem um cume ceramico que também causa escorrimento e até infiltracao na parede.

    Fico a aguardar opiniões ou sujetoes que desde já agradeço.
  2.  # 2

    Levantar o telhado e subtelha

    Solução a tuga. Colocar tela asfáltica e pintar cor da telha até levantar o telhado
  3.  # 3

    Sem saber onde lhe entra a água, escusa de estar a estoirar esse dinheiro todo.90% das infiltrações em telhados estão em 2 pontos: Caleiras e em redor das chaminés. E nas caleiras, os problemas estão nas juntas e principalmente nas uniões com os tubos de queda. descubra primeiro onde está o problema.

    Levantar a telha e meter subtelha resolve 0 problemas
  4.  # 4

    Junto fotografias o telhado na zona da infilração. É no topo e o cume foi feito desta forma.
    Como se vê na foto, o ano passado coloquei cola e veda junto aos tamanco (julgo ser esse o nome) e a cumeeira pois acho que as aberturas são grandes e quando o vento é de sul, poderia entrar agua.
    Coontudo não se notou nenhuma melhoria.
      20230320_115408.jpg
      20230320_115403.jpg
      20230320_115351.jpg
  5.  # 5

    Fotos da lateral e do outro lado, o telhado é de uma àgua, pelo que as cumeeira só trabalha com um dos lados.
    Neste topos e laterais o cimento está estalado.
      20230320_115300.jpg
      20230320_115217.jpg
      20230320_115428.jpg
  6.  # 6

    Fotos do interior, é o hall de entrada com um pé direito muito alto (porque ali não tem laje de esteira, faz ligação à laje inclinada de cobertura.
    Inicialmente (há 4 ou 5 anos) era só humidade, pensava que fosse condensação, mas há 1 ou 2 anos começou mesmo a pingarr.
      20230320_121121.jpg
      20230320_121113.jpg
  7.  # 7

    Questiono se em vez de colocar a impermeabilização por baixo das telhas, pork realmente não me parece que aí haja infiltrações, seri melhor partir o cume e colocar uns rufos bem compridos e a virem rematar na telha, bem á frente dos tamancos (a taparem a primeira telha toda), para em caso de ventos fortes a agua não ser empurada para cima / trás?

    Como um exemplo desta foto a seguir, mas mais comprido, a vir tapar a primeira telha toda e da parte de trás (na parede) a ir bem abaixo,

    Opiniões e sugestoes ou outras formas de resolver. Agradeço
      PINAGDEIRA-pag.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoLevantar o telhado e subtelha

    Solução a tuga. Colocar tela asfáltica e pintar cor da telha até levantar o telhado


    Obrigado pela ajuda, mas como já coloquei fotos, a infiltração é junto ao cume/topo, acha que se intervencionar apenas aquela zona, ficará resolvida a situação?
    Qual a melhor forma de fazer? Partir o cume e meter rufos? será que a agua entra ali pelas telhas por baixo do cume onde tem o tamanco, tem umas entradas muito grandes, ou entra pela parte do cimento que chumba os cumes?
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreiaSem saber onde lhe entra a água, escusa de estar a estoirar esse dinheiro todo.90% das infiltrações em telhados estão em 2 pontos: Caleiras e em redor das chaminés. E nas caleiras, os problemas estão nas juntas e principalmente nas uniões com os tubos de queda. descubra primeiro onde está o problema.

    Levantar a telha e meter subtelha resolve 0 problemas

    Obrigado pelo comentário.
    A ilfiltração é na zona do cume, como dá para ver nas fotos.
    O que acha que deve ser feito? será que apenas uns rufos tipo chapéu a vir desde o muro da fachada até tapar a primeira telha toda, de forma a proteger aqueles espaços garnde na zona do tamanco e o cimento do muro...
    Aceito sugestões, que agradeço.
  10.  # 10

    Uma solução definitiva é refazer essa cumeeira toda. Uma solução provisória é impermeabilizar/barrar a cumeeira com uma silicone liquido tipo MS da Quilosa: https://quilosa.com/pt-pt/produto/aqua-protect-silicone-ms-liquido/
  11.  # 11

    ou rubson3000
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesUma solução definitiva é refazer essa cumeeira toda. Uma solução provisória é impermeabilizar/barrar a cumeeira com uma silicone liquido tipo MS da Quilosa:https://quilosa.com/pt-pt/produto/aqua-protect-silicone-ms-liquido/


    Desde ja obrigado, mas continuo com duvidas, pork quero ser eu a realizar os trabalhos.
    1. refazer a cumeeira de que forma. Arrancar a existente e voltar a colocar uma nova com a argamassa apropriada. Ou coloco mais alguma coisa, tipo uma tela impermeabilizante por baixo da telha cume? Aqueles tamancos e os buracos estão bem assim ou são muito grandes (agora que estive a pensar, sempre estiveram assim e nao metia agua, só agora começou)

    2. A opçao de meter um rufo não é melhor? Levantava a telha cume, argamassa para nivelar com uma ligeira pendente para o lado da telha e depois um rufo.

    3.o silicone liquido que indicou agrada-me bastante pela facilidade de aplicacao, é só lavar com pressao e pintar/aplicar.
  13.  # 13

    Moradia ainda não tem isolamento nenhum, excepto o que se fazia hà 30 anos (duas paredes com caixa de ar e esferovite no meio). De futuro irei colocar duas camadas de lá mineral no sotão (que não é utilizado), como já aprendi aqui no Forum a casa.

    Quando chove bastante, tenho uma pinga nesta zona, conforme se pode ver nas imagens.
    A infiltração é junto ao cume, não sei se devido à argamassa que foi utilizada para assentar o telhão ou se entra pelos buracos junto aos tamancos, quando o vento é de sul.Já lá andei e meter cola e veda mas não resolveu nada.
    Já me sujeriram para pintar a argamassa com borracha liquida ou algo semelhante e à cor da telha.
    Pergunto e peço opiniões sobre qual a melhor forma de solucionar a situação, uma vez que o telhado tem uns 10 anos.
    Seria melhor partir todo o cume e fazer de novo? Como deve ser efetuado?
    Em vez de usar o telhão, construir um morete de 10cm acima da telha e depois instalar rufos?
    Da parte da frente, na fachada também pode deixar passar agua? Seria melhor pintar com algo impermeabilizante? ou até aplicar um azulejo proprio para fachadas que não deixasse passar agua? Que material utilizar?
    Obrigado
  14.  # 14

    Anexo mais fotografias e de referir que o telhado é só de uma água, do outro lado é uma fachada / parede.
    Seria bom nesta parte da fachada, aplicar daquele azulejo proprio, que tem um saliência e sem junta, para a água não penetrar?
  15.  # 15

    Mais imagens da zona interior onde cai a pinga de agua, é o hall e entrada, que nesta zona não tem laje de esteira, é direto à placa de cobertura.
    Nesta parte, depois de reparar a infiltração, irei colocar uma especie de forro / laje em madeira á altura o pé direito das restantes divisões, e colocar duas camadas de lá mineral como isolamento, pois o calor foge todo para esta parte (penso eu).
  16.  # 16

    Tem infiltração. mas também tem aí fenómenos de condensação Vê-se as vigotas todas.. isso não tem isolamento nunhum nessa cobertura.
    Sugiro:
    Verificar onde está o problema de infiltração e resolver.
    Aplicar um tecto falso com isolamento termico em la mineral, minimo 80mm de espessura.
    No caixilho ou imediações prever um sistema de ventilação. pode ser uma grelha autoregulável
  17.  # 17

    Quando falo em fazer um murete e colocar rufos, seria algo deste genero (imagem como exemplo).
    É melhor rufos ou Telhão e argamassa novamente?
  18.  # 18

    A rufagem com Zinco ficará sempre melhor.
  19.  # 19

  20.  # 20

    Posts fundidos.
    Concordam com este comentário: FerreiraJMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FerreiraJMC
 
0.0175 seg. NEW