Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Descobri recentemente este fórum e de facto estou impressionada pela qualidade por isso permitam-me que envie um especial agradecimento ao administrador pela brilhante ideia e a todos os que aqui dentro das suas possibilidades se dispõem a ajudar.
    Porque cada caso é um caso gostaria se me permitem, de aqui expor o meu.
    Tenho uma moradia de construção recente e com um nível de isolamento médio, isto é paredes duplas e alumínios de corte térmico.
    Aquando da construção estava prevista a ampliação da rede de gás natural para aquela zona pelo que optamos por um sistema de aquecimento central com radiadores a agua apoiado por uma caldeira mural.
    Acontece que afinal a rede de gás já não vai ser ampliada pelo que somos abastecidos por botijas de gás propano. Os gastos com o aquecimento com este tipo de gás são incomportáveis pelo que pretendia mudar.
    Estive a ler os tópicos referentes a estes temas mas sendo leiga na matéria ...
    A dúvida é qual o mais adequado à minha situação, substituir a caldeira por uma bomba de calor continuando a usar os radiadores, ou esquecer os radiadores e montar um sistema de ar condicionado(não tendo pré-instalação a colocação dos diversos splits está condicionada) .
    Qual o mais barato a nível de investimento inicial e quais as características que devo exigir em cada opção para esta ser eficiente e quais os consumos esperados?
    A moradia tem cerca de 220m2 sendo composta de 4 quartos, 1 escritório, cozinha, lavandaria, sala e hall.
    A sala é aberta para o hall e para a escada sendo que no piso superior existe um outro hall de distribuição que comunica com este espaço.
    Este espaço tem cerca de 51m2 ao nível do r/c mais 16 ao nível do andar.
    Gostaria de ter aqui algum feedback dos entendidos desta área, com possíveis solução e propostas.
    Agradeço desde já toda a ajuda prestada .
  2.  # 2

    É de construção recente e não tem painéis solares ?
  3.  # 3

    tem paineis solares mas tratando-se de uma zona pluviosa estes não saõ suficientes
  4.  # 4

    Precisa de só aquecimento, ou arrefecimento também é de considerar?
    Qual a localização do imóvel?
  5.  # 5

    No Distrito de Aveiro e como tenho varias zonas arborizadas proximas não se verificam temperaturas extremas no verão.A minha prioridade é o aquecimento .
  6.  # 6

    na verdade a prioridade absoluta é obter os menores consumos possiveis ,pois como ja expliquei neste momentoa conta do gás é exorbitante
  7.  # 7

    alguem me pode dizer que caracteristicas para o Ac neste caso e / ou bomba de calor?
  8.  # 8

    Colocado por: Zita GonçalvesA minha prioridade é o aquecimento .


    Colocado por: Zita Gonçalvesobter os menores consumos possiveis


    pelos mais variados factores, a melhor opção é A\C, ainda que não seja completamente de excluir a opção de uma bomba de calor ar\agua, tem é que ser a versão alta temperatura que não é nada barata,
    se desejar posso fornecer os preços de tabela de ambas as soluções,
  9.  # 9

    Se já tem os radiadores e só precisa de aquecimento, ou bomba de calor de alta temperatura ou caldeira a pellets.
    A instalação de ACs vai implicar gastos que não vejo necessidade.
    Em termos de consumos entre a bomba de calor e os pellets não haverá uma grande diferença, mas com vantagem para a bomba.
    Tem sempre mais manutenção a caldeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ney Teixeira
  10.  # 10

    Além dos preços, a minha duvida em relação ao AC reside no facto da localização dos spits estar condicionada: pelo que avaliei, para não fazer grandes obras interiores so posso colocar 5 elementos e devo precisar de duas "maquinas" no exterior e como tenho uma area grande aberta no r/c preciso ai de por um elemento com maior potencia e tvz tb um no hall do andar que comunica com as escadas e o r/c.Sei que qt mais distribuidos os elementos melhor uniformidade e distribuição do calor mas neste caso acha viavel este tipo de colocação?
    A minha grande duvida reside nas potencias necessarias dos spilts em função da area,tendo em conta o menor consumo e nivel de ruido possiveis.

    Agradeço se me puder enviar os preços para o meu email
  11.  # 11

    Pedro Azevedo78 tenho ideia que a caldeira a pellets necesita de mais limpeza e produz bastante pó na habitação, mas é mais barata em relação à bomba de calor. isso é real?
    tem ideia desses consumos ?
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 12

    na verdade a prioridade absoluta é obter os menores consumos possiveis ,pois como ja expliquei neste momentoa conta do gás é exorbitante


    Tem toda a razão: o aquecimento com recurso ao gaz propano (botijas), faz parte do passado: é uma solução dispendiosa que já não interessa a ninguém

    Quer um conselho?
    Se o que mais conta para si são os consumos, o melhor são os aparelhos de ar condicionado (bombas de calor Ar/Ar)
    Tenho observado diferentes tipos de aquecimento a funcionar em apartamentos e escritórios, e possibilidade de comparar os resultados. Por isso já não hesito, quando tenho de fazer opções de raíz. Vou direitinha aos ar condicionado, mas tento, sempre que possível, incluir as condutas nas paredes em "coretes"e "tectos falsos", por motivos estéticos.

    Se já tem os velhos radiadores de parede pode optar pelo sistema de bomba de calor ar- água de alta temperatura (HT) como eu já fiz, numa casa que tenho.
    Mas mesmo que seja esse o seu caso deve pensar duas vezes... É que as bombas de calor HT são caras e, pelo que tenho observado, nos dias muito frios diminuem bastante a sua performance.
    Nos dias muito frios aqueço apenas algumas divisões, e tenho de desligar o resto da casa.
  12.  # 13

    LuB
    Obrigada pelo seu comentario, eu de facto se tivesse pré instalação de AC optaria por essa solução mas neste caso fico limitada na colocação dos elementos(não tenho muita vontade de fazer obras importantes numa casa concluida ha dois anos) e por essa razão não sei que potencia devem ter os elementos a instalar principalmente pq a minha sal é aberta para o hall e escadas ficando com uma area aberta de 51 m2 com a agravante da parede da sala estar virada a norte .
    a Bomba de calor é mais facil de instalar e permitiria utilizar os radiadores que são novinhos:-)) mas pelo que diz não resolve a situação dos dias mais frios e as de HT são muito caras(para não serem eficientes qd é mais necessario .digo eu!)
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 14

    mas pelo que diz não resolve a situação dos dias mais frios e as de HT são muito caras(para não serem eficientes qd é mais necessario .digo eu!)

    Bom, no nosso clima, os dias abaixo de 7ºC não são muito frequentes, pelo que apenas esporádicamente terá de reforçar o sistema ou em alternativa fechar alguns radiadores de divisões que não utilize.
    É o que eu estou a fazer.
    Se tem os condicionalismos que indica, não vai querer jogar todo o investimento que já fez para o lixo...
    Foi o que aconteceu comigo. Na verdade o sistema da bomba de calor HT, apesar do que lhe disse, sempre é melhor e mais seguro que as caldeiras a gaz propano ou a pellets...

    Eu penso reforçar o aquecimento, colocando na sala grande um split (ar condicionado) que vou ligar nos dias muito frios, quando a potencia do sistema baixar e tiver de desligar alguns radiadores.

    Fico com um sistema misto...
  13.  # 15

    Pode me dar uma ideia do valor mensal que gasta em electricidade com a bomba de calor e a area da habitação?
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 16

    Comecei a usar a Bomba HT recentemente, numa casa de férias, que anteriormente tinha uma caldeira a gaz.
    Penso ir viver para essa casa definitivamente dentro de pouco tempo.
    Por enquanto, como só lá tenho ido esporadicamente aos fins de semana, ainda não tenho valores que lhe possa indicar, para o consumo do sistema ligado em contínuo.
    Como estive lá naqueles dias muito frios, vi que a potência baixava quando a temp exterior era de cerca de 5.ºC. e, tive de desligar alguns radiadores para manter os restantes quentes qb.
    Pode acontecer que o meu sistema esteja um pouco subdimensionado... A casa é grande (>250 M) e coloquei apenas uma Bomba de 16 KW.
    Vou ter de reforçar qq coisa... (Mas o reforço será feito com ar condicionado que é de longe a minha escolha para aquecimento barato...)
  14.  # 17

    ok é o que acontece na minha sala embora habitada diariamente, qd està mais frio e dias sem sol , a sala arrefece pq tem uma parede virada a norte e tenho que desligar alguns radiadores ou aumentar bastante o funcionamento da caldeira par manter a temperatura.
    • LuB
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 18

    Olhe, faça como eu.
    Aproveite o que já tem. Como o investimento está feito, tire partido dele, não jogue para o lixo. Quando o frio for muito ligue apenas os aquecedores dos quartos, cozinha, etc.
    A sua sala pelos vistos ela é grande e fria como a minha... Eu optava por colocar um aparelho de ar condicionado na sala, reforçando o sistema dessa forma.
    Nos dias mais frios liga tb o ar condicionado, diminuindo o nº de radiadores a aquecer pela bomba HT. Quartos confortáveis (os radiadores dão um calorzinho excelente...) e sala tb quente, mesmo nos dias frios.
    Mas fale com os técnicos... Mitsubichi, Daikin, etc...
    Não sei se eles terão melhor solução.
  15.  # 19

    LuB, algo está errado nessa instalação...
    Ou a bomba não tem a potência adequada, ou algo está mal na instalação.
    Na bomba agora não pode mexer, mas reveja a instalação. O que ajuda sempre é por exemplo instalar radiadores com mais elementos. O investimento não é por aí além e resulta muito bem (a temperatura dos radiadores pode ser menor que é compensado por uma área maior), em vez de estar a instalar um outro sistema.
    De resto se a bomba de calor não lhe garante a reposição do calor que perde nos dias mais frios, é porque foi mal calculada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  16.  # 20

    vou tentar recolher mais informação para tentar avaliar potencias de AC e da bomba.
 
0.0179 seg. NEW