Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Caríssimos, gostaria de saber a vossa opinião e sugestões construtivas sobre o meu projeto de construção.

    Será uma moradia térrea com cave devido à inclinação do terreno.

    Algumas coisas foram alteradas em relação à planta mas nada de muito relevante.

    A moradia ficará com a janela da suite e de um dos quartos virados a nascente. A parede da janela da cozinha está virada a norte, consequentemente, a janela do wc da suite virada a sul. A opção da quantidade de vidro foi mesmo por gosto pessoal.

    Algumas alterações efetuadas foram:

    - Janela do escritório avançou para a face;
    - Banheira do wc ao lado do escritório deixa de existir e a sanita ficará de frente para onde está agora, basicamente um espelho para poder ficar "escondida" atrás da porta.
    - Aquele jardim interno na zona do hall de entrada e do corredor de distribuição já não existe, ficando só vidro com brise-soleil.
      Planta da casa_INF.jpeg
      Planta da casa_SUP.jpeg
  2.  # 2

    Muita falta de "alma" a zona social... Isso foi feito por arquiteto?
    Mesmo sendo um estudo prévio.
    Mostre a implantação disso, de forma vermos como o edificado se relaciona com o terreno (geometria e topografia), a orientação solar.

    do que mostra:
    Demasiados recortes no perimetro exterior.
    Sala enorme, sem interesse, sem hierarquias, sem contra luz... um casão..
    e a lareira numa face exterior, vai perder o beneficio para aquecimento ambiente, já que parte da energia é dissipada para o exterior.
    Uma cozinha igualmente enorme com um layout mal resolvido, de quem nunca cozinhou na vida.. tudo a boiar, jogado para lá. e não há arrumos/ despensa de apoio?
    A varanda exterior.... não tem um sitio onde caiba uma mesa para uma dezena de convivas... Uma pessoa vai comer ao lado da churrasqueira!? não faz sentido nenhum ficar ali confinado.

    A suite, uma pessoa abrir a porta e tem a IS defronte.. e pior, a cama totalmente devassada.
    Está enorme a área do quarto, acho desconfortável.. e a IS, para dois lavatórios, muito acanhada...

    EDIT: atualmente não é obrigatório bidé nem banheira, se assim o desejar.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xaVasco
  3.  # 3

    Outro detalhe que faria, era conciliar melhor o piso de semi-cave com o piso 0 de modo a que não tenha lajes de teto fora do perímetro interior do piso 0
    Optimização da estrutura, e minimizar pontos que trazem custos em detalhes e que potenciam problemas futuros.
  4.  # 4

    Colocado por: xaVascoBoa tarde Caríssimos, gostaria de saber a vossa opinião e sugestões construtivas sobre o meu projeto de construção.


    Olá. Bem-vindo/a.
    Importar-se-ia de digitalizar as plantas convenientemente?

    Falta contexto. Não se precebe absolutamente nada do projecto, do contexto, dos requisitos, do orçamento, do entorno, da topografia, das vistas, do ruído, do arruamento, das construções e vegetação envolventes, da orientação solar, da zona do país, nada de nada... nem dá gosto comentar.

    É projecto novo? Ou é reciclado? Parece desenho de outrora...

    Eu vejo esta fotografia, e vejo uma folha dobrada. Nada mais. Não se vislumbra um traço de Arquitectura... e isso não se deve somente ao fraco grafismo do desenho... mas também à maneira em que é exposto aqui sem o menor contexto. Tente de novo se faz favor. Bem haja.
  5.  # 5

    Quartos com 15m2 mas com uma configuração que não permite usufruir dessa área extra, por exemplo zona de estudo, com uma secretária ou estante. Tirar 1m de profundidade aos quartos fica tudo mais composto e poupa 10m2 de construção.
    Ainda sobre os quartos. Um tem direito a uma boa janela XXL, outro tem uma janela de WC...
    A suite é enorme, mas a zona da cama está "garrochada" em 3 paredes. Incrível como tem 22m2 mas não consigo meter um cadeirão nela.

    Quartos com varadas, é só uma forma de gastar dinheiro. Não tem qualquer utilidade, e entrar e sair pelas janelas dos quartos e aceder ao exterior por esses locais além de ser "sujo" não é assim tão necessário ou prático. Entendo o contexto de englobar na arquitectura, mas é mesmo necessário?
    Porque não abdicar a varanda da suite (e no limite a do quarto e WC) e fazer uma janela panorâmica da suite virada a sul com uma janela 2.5x1.2m de altura ou similar? Igual abordagem das janelas para os restantes quartos.

    As WC precisam de pirilim-pim-pim. Duches na WC de serviço é uma forma de queimar 2x1000€ (bases, torneiras, canalização, impermeabilização, resguardos etc) e ter odores a vir do ralo devido a esta ser usada 1x por ano.

    A cozinha e sala também podem perder 1m de profundidade, e poupar uns 15-20 m2 de construção adicional.

    Mas mesmo com a planta polida, continuo a não ficar totalmente convencido do que foi proposto. Talvez mude de ideias com uma ideal global da envolvência.
  6.  # 6

    Bem vindo à chafarica Vasco.

    Assuste-se um bocadinho com os comentátrios porque são muito válidos e considere re-fazer tudo com outros olhos (Arquitecto).

    O que está aí é de 1990 e vai custar-lhe para cima de 400 000€ sem espinhas(!)
    Muito importante o contexto e localização fazem um projecto. Não assim avulso.

    Onde é a contenda Vasco?
    Abr.
    Concordam com este comentário: xaVasco
  7.  # 7

    Já pensou ter no quarto principal a possibilidade de conseguir passar entre o closet e a IS da suite sem perturbar quem dorme?
    Uma pessoa poderia tomar banho, vestir e sair do quarto principal e a pessoa que dorme estaria sossegada
  8.  # 8

    assim de repente a sala parecia uma garagem com dois portões :)
    isso precisa de uma grande volta, o quarto virado para a frente com jeito fica é ao lado dos outros e nesse lado da frente ficariam todas as wc e closet entre outras coisas....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    xaVasco,
    E a sua opinião sobre o seu projeto?

    Cumps
  10.  # 10

    Para por um bocado de água na fogueira 😁. XaVasco não se assuste, eles assim violentos de início, mas depois tornam-se uns amores. Está a ver o Gremlin que eera muito queridinho no início e depois se tornou em um monstro?!! Aqui é ao contrário 🤣
  11.  # 11

    É preciso dar para receber.
    Começar pelo contexto é fundamental, caso contrário, podemos andar às voltas com uma questão que não se põe, a discutir um orçamento que não existe, a manipular uma parte da planta que já não é assim, a debater requisitos que entretanto mudaram.
    Interessa-nos entender porque é que a casa é assim, e não de outra maneira. Senão, sem limites e condicionantes, qualquer coisa serve. A casa não existirá num mundo abstracto.

    E depois sim, um detalhe tão simples como ver a folha dobrada, para mim pelo menos, tira-me logo qualquer vontade de olhar para ela. É como pedir opinião duma fotografia ou mapa virado ao contrário, um quadro pendurado torto, é como comentar um quarto todo desarrumado, etc...

    Não é por ser picuínhas, é por tentar que se dê a melhor resposta possível a quem a pediu. A melhor resposta vem com a melhor pergunta e contexto. Se isso é logo mau... a resposta nunca há-de ser boa.

    Metade da resposta está na pergunta.
 
0.0145 seg. NEW