Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,
    após longos anos em apartamentos, eu e a minha mulher decidimos comprar uma moradia (não geminada) num local a 20 km de lisboa relativamente sossegado (pensava eu). Depois de mudar todas as janelas para PVC, basculantes, isolantes, etc para não ouvir demasiado os 10 cães dos vizinhos mais próximos, eis que aparece um problema: Uma vibração (ou ressonâcia) mistério. Parece-se com o barulho de um compressor montado na parede exterior, um gerador subterraneo, ou algo assim. Só que não tenho nenhum dos 2.
    Isto dura 1 minuto, minutoi e meio, 2, depois desvanece-se, depois regressa passado pouco tempo.

    O aparecimento deste fenómeno não é regular. Aconteceu esta noite, mas não acontecia há 2 semanas. Durou a noite inteira. A maioria das vezes é de noite. Mas nunca sei ao certo quando vai "atacar". No inverno era mais frequente. No verão passado, julho e agosto não me lembro de ouvir nada. Procurei ver se havia compressores nos vizinhos de um lado e doutro mas nada vi. Se vou à rua a meio da noite não ouço ruído equivalente nenhum. Resta dizer que o ruido funciona particularmente bem em certas regiões da casa e noutras pior. Infelizmente, em nenhuma dessas dá para dormir (ex. cozinha). E mesmo ao lado, noutra divisão o ruído torna-se apreciável. É como se partes da casa fossem um amplificador de uma vibração (tipo hmmmmmmm) de origem que não consigo entender (e já ando nisto há algum tempo).

    A minha pergunta é: Existirá alguma empresa, alguém capaz de me dar umas pistas? É que mesmo com tampões de ouvidos não consigo dormir em condições quando isto sucede.
    Qualquer sugestão seria bem-vinda!

    Muito obrigado

    -Jo
  2.  # 2

    não sei até que ponto posso auxiliar, mas aqui vai, pela descrição parece ser um motor qualquer o causador desse incomodo,

    existe uma maneira de detectar se o ruido vem das paredes ou de outro elemento, consiste no seguinte, encoste o cabo de uma chave de fendas ao ouvido externo e apoie a ponta da chave na parede, vai detectar o local da parede de onde vem o ruido (se for pela parede) depois é ir eliminando hipóteses,

    tem a possibilidade de ser também de um balastro\transformador de energia do tipo usado nas lâmpadas fluorescentes e de halogeno, e estes ruídos só se verificam quando acende alguma luz,

    boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoquad
    • eu
    • 16 maio 2011

     # 3

    A primeira coisa que tem que descobrir é se o barulho vem da sua casa ou do exterior...

    Quando estiver a ouvir esse barulho, desligue o quadro da sua casa e veja se o barulho cessa...

    Por acaso, a sua casa tem um poço de águas pluviais e respectiva bomba ?
    Concordam com este comentário: caboche
  3.  # 4

    tem cadeira?
    a chaminé passa pelo meio das paredes.

    Pode ser o tubo inox a dilatar com o calor...
  4.  # 5

    Também troquei de janelas recentemente e também tenho cerca de 10 cães nas casas à volta que ladram sem parar, deixei de ouvir os cães mas devido ao silencio dos ruídos exteriores passei a ouvir mais os ruidos da casa.
    No meu caso a vibração que ouço durante a noite é a máquina de lavar roupa a centrifugar.
  5.  # 6

    Colocado por: Nene2011tem cadeira?

    Queria dizer: "tem caLdeira ?" , não era ? ;-)

    tem a possibilidade de ser também de um balastro\transformador de energia do tipo usado nas lâmpadas fluorescentes e de halogeno, e estes ruídos só se verificam quando acende alguma luz,

    Eu voto nesta.
    (e já vai à frente nas sondagens!).
  6.  # 7

    não será uma bomba de água? bombagem de água limpa ou de esgotos?
  7.  # 8

    Agradeço muito todas as vossas sugestões.
    Estou a percorrer a lista o melhor que sou capaz, mas tenho de esperar o aparecimento do ruído. Esta noite chegou tarde e a más horas (3h45), pelo que não fui capaz de muitas coisas.

    Já desliguei o quadro geral durante o fenómeno, mas infelizmente o ruído não quis parar.
    Tenho andado a tentar usar a chave de fendas como estetoscópio. Mas ainda não consegui apurar a origem. Dentro de casa já sei que não será. A minha esperança era de localizar um local particularmente agudo, pelo chão ou algo assim. Como o ruído aparece em todos os pisos, presumo que a fonte esteja ligada ao solo.

    As máquinas de lavar estão ilibadas, assim como o frigorífico.
    Tenho caldeira, e também fui procurar ver se ela tinha funcionado sem ser puxada água quente. Não havia manifestações. Na cozinha, ao lado da qual ela está, é por acaso o sítio mais sossegado, pode-se dizer até que nem ouço nada por lá. Refiro que o som, parece vir das paredes ou do tecto e não é igualmente intenso em todo o lado. Nos quartos é mais intenso perto das paredes... Já me aconteceu dormir com os pés para a cabeceira à conta disso. Na sala (R/C, ao lado da cozinha) é às avessas: no exacto centro é onde se ouve mais.

    O anterior proprietário fez aproveitamento do sótão. Curiosamente o tal som manifesta-se bem poderosamente lá pelo alto. A tal ponto que uma vez espreitei para o telhado e o tubo que sustenta a antena estava a vibrar tilintando (!). Esse tubo parece estar agarrado à chaminé da lareira da sala.

    Confesso a minha ignorância quanto a questões ligadas a água e bombas. A casa não tem cave, mas fica quase no fim de uma descida. Enviei uma mensagem ao anterior proprietário para ver se ele sabe se existe poço, bomba, etc. Ainda não chegou a resposta. Se calhar tenho de ir à câmara para saber ao certo.
    Existe uma tampa rectangular inserida no chão do logradouro e mais outras 2 ou 3 ao longo da fachada da casa. Aquilo parece abrir-se com um gancho grosso. Será que é esse o acesso típico a esse tipo de bombas?
    Se existir bomba gostaria de perceber porque é que o ruído não fica longo tempo e prefere funcionar em intervalos de + ou - 1 minuto.

    Bom, vou prosseguir com estas pesquisas. Uma vez mais obrigado por toda a ajuda.

    -J
  8.  # 9

    Acho que comprou uma casa assombrada =)

    Agora a serio,espero que consiga resolver o problema. Se fosse algo que me afectasse o sono acho que dava em doido.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  9.  # 10

    Colocado por: work2nite Existe uma tampa rectangular inserida no chão do logradouro e mais outras 2 ou 3 ao longo da fachada da casa. Aquilo parece abrir-se com um gancho grosso. Será que é esse o acesso típico a esse tipo de bombas?
    Devem ser caixas do esgoto.
    Mas também pode ter uma bomba de água (ou de esgoto) dentro de uma dessas caixas.

    Se existir bomba gostaria de perceber porque é que o ruído não fica longo tempo e prefere funcionar em intervalos de + ou - 1 minuto.
    Pode ser uma bomba accionada por uma bóia, que arranca sempre que a água atinge um determinado nível.
    (ou, ser uma bomba com um pequeno depósito/"balão", a qual arrancará mais vezes se o depósito for demasiado pequeno).
  10.  # 11

    se entendi bem, se desligar o quadro o ruído continua, certo?
    se assim for é pouco provável que seja uma bomba... aliás, se assim for, não será nenhum aparelho elétrico seu a causar a vibração.
    procure água coisa que possa causar o ruído: se é depois de abrir uma torneira de água; se é depois de esvaziar uma banheira; se é em alturas em que o vento venha de determinada direção; se é quando liga a mll; ....
    tenha também em atenção a cadência do ruído: se é de tantos em tantos minutos....
    mas se a 'coisa' se passa com o quadro desligado, é mesmo estranho....
  11.  # 12

    Voto no vento
    Concordam com este comentário: Sr.io
  12.  # 13

    se não encontra mais nada e o ruído mantém-se com o quadro eléctrico desligado,

    temos que partir para as ressonâncias em condutas\tubos de queda que vibram com a circulação de ar ou vento,

    comece por verificar qual a intensidade do vento no exterior quando ouve o ruído e tente ver qual o padrão, se faz mais barulho esta mais vento, ou o inverso, é uma ideia,

    boa sorte
  13.  # 14

    Será que desligou mesmo o quadro geral ou apenas um quadro interior/disjuntor relativo à habitação?
    Foi aquele com o botão "grande" separado e diferente dos outros todos?
  14.  # 15

    O tubo da antena vibra com o vento e transmite essa vibração ao interior da chaminé que funciona como caixa de ressonância?
  15.  # 16

    Colocado por: work2niteNos quartos é mais intenso


    Não é nenhum equipamento eléctrico, visto que com o quadro desligado o barulho mantêm-se...será que é a sua mulher a ressonar:))))
  16.  # 17

    Colocado por: noves forase entendi bem, se desligar o quadro o ruído continua, certo?

    Quanto a isto tenho uma dúvida.

    Se se tratar de um grupo hidropressor que impede que a m... hmmm! que os esgotos subam pela casa acima, é possível que estejam em ligação directa - sem passar pelo quadro - para as pessoas não desligarem o grupo quando forem de férias e terem a casa inundada com ... esgoto, quando regressarem.
    • eu
    • 18 maio 2011

     # 18

    Colocado por: Luis K. W.Se se tratar de um grupo hidropressor que impede que a m... hmmm! que os esgotos subam pela casa acima, é possível que estejam em ligação directa - sem passar pelo quadro - para as pessoas não desligarem o grupo quando forem de férias e terem a casa inundada com ... esgoto, quando regressarem.


    Nope. O DCP da EDP desliga mesmo TUDO.
  17.  # 19

    A hipótese da casa ser assombrada não está completamente posta de lado: O casal que aqui vivia vendeu-a porque se separou...

    Quem ressona sou eu, ao que me dizem. Mas não me está a ajudar nisto.
    Esta noite não houve ruído. Não dá para contribuir com novos dados. Aliás eu nem sei se ouço o ruído (descrição aproximada: hmmmmMMMMMMMMMMMMmmmmm) ou se o sinto, ou as 2 coisas.
    Vou mandar retirar as antenas (uma delas é para parabolística) e quem sabe? Combinado com o tal vento bem orientado? Era o tubo dessa que tilintava. Nenhuma das antenas está a ser usada.
    Mas intimamente continuo a achar que vem do solo.

    Mais uma vez obrigado por todas as achegas.
  18.  # 20

    Correcção ao anterior: Ouvir, quando existe ouço sempre.
 
0.0227 seg. NEW