Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: lobitoSe estiver lá a viver alguém, não. Aliás, penso que até em Portugal a água tem um estatuto especial: se deixar de pagar a luz ou o telefone, é um ver se te avias para a cortarem. Já a águal, pode levar meses.


    Não para as Águas de Cascais.
    No verão tenho frequentemente problemas com os CTTs e já me cortaram a água por conta de uma factura que eu não paguei mas cujo aviso de corte eu nunca sequer cheguei a receber. E foi logo no mês seguinte, já com outra factura posterior paga.
    E nem sequer avisam que vão cortar/cortaram, limitam-se a fechar a torneira na rua e vão-se embora, depois o cliente que trate de descobrir porque é que está sem água.
    Ao menos a EDP ainda dá umas horas (de forma não oficial) para ir regularizar a situação.
  2.  # 42

    Se o Senhoria exigir que os fiadores sejam funcionários publicos ou reformados, digamos que, desta maneira, o eventual não cumprimento por parte do inquilino fica 100% acautelado?
  3.  # 43

    Olá,
    Eu e o meu namorado queremos alugar uma apartamento, e falaram-nos no crédito habitação jovem e gostava de saber como é isso e onde ou a que banco é que me tenho que dirigir.
  4.  # 44

    Pesquise por Porta 65.
    • DvrcJ
    • 18 janeiro 2011 editado

     # 45

    Colocado por: Luis K. W.joemirante.
    O negócio do arrendamento é como quase qualquer outro no que diz respeito ao risco de calotes (sobretudo em Portugal).

    Os prazos dependem da zona do país (do tribunal). Pense que, em média, pode ser isso mesmo: 3 meses para avançar para tribunal, + 3meses a 1ano para conseguir o despejo com ordem judicial.
    Claro que, se ao fim do primeiro mês de atraso o SEU ADVOGADO enviar ao inquilino uma cartinha com aquele palavreado sibilino e subreptício em que os juristas são peritos, pode ser que a coisa não derrape.
    Em todo o caso, CONSULTE UM ADVOGADO, porque há sempre a hipótese de exigir fiador, ou um maior número de meses de adiantados como garantia.



    acontece que enviei à minha inquilina uma carta com esse palavreado maravilha mas não assinada por um advogado, mas sim por mim.
    Perguntei a um advogado que trata de penhoras e pelo que me disse é o suficiente...

    começo a ver as coisas a apertarem e tenho duvidas se ela sequer irá pagar até ao final do contrato. E a ver vamos se no final sairá...
    caso não saia vou mesmo é desligar-lhe a agua luz e gás.

    e já agora. alguem sabe como se processo essa clausula da penalização de 50%?
    Ex: o prazo de pagamento da renda é de 1 a 8, acontece que a minha nunca paga a horas e cada mes que passa paga mais tarde. estamos hoje a dia 18 e renda nem ve-la. Liguo-lhe e ja nem o telefone me atende... Duvido que venha a pagar e se permito este tipo de atraso nem vou saber a tempo quando ela falhar de vez. Pelo andar da carruagem ela vai sempre pagando e a pouco e pouco paga é sempre o mes atrasado. Não me parece bem.

    Avisei-a que ao atraso da renda acresce por lei 50%, a ver se ao menos a intimidava como ultimo recurso, mas bem que me respondeu torto e com falta de educação. Pelo que já sei que só se adivinham problemas.
    • DvrcJ
    • 18 janeiro 2011 editado

     # 46

    parece bem.
  5.  # 47

    Colocado por: luisvvE muito importante: certifique-se de que os fiadores têm bens ou rendimentos. Ter como fiador alguém que ganha o ordenado mínimo vale zero.
    Em tempos conheci uma senhora que exigia fiadores reformados ou funcionários públicos.




    Bem... por esse andar (e também após ler os conselhos de FD, de 8 de Maio), perguntar-me-ei se alguém minimamente "normal" (ou seja: alguém que, nos dias de hoje, por muito que trabalhe, está sempre com a "corda na garganta", dada a moda da precariedade) poderá, algum dia, viver nalgum local que não seja debaixo de uma ponte, viaduto ou vão de edifício. Certamente os agentes do SIS ou da ex-PIDE/DGS deverão ser bastante requisitados por muitos senhorios, nos dias que correm!
    Concordam com este comentário: sisu
  6.  # 48

    Há muitos anos atrás, no tempo da tal PIDE, quem não podia pagar uma renda de casa (e eram muitos, pode acreditar), arrendava um quarto (se fosse solteiro) ou uma parte de casa (se tivesse família constituída).
    Nos nossos tempos, as pessoas continuam a ter exactamente as mesmas dificuldades que os outros tinham antigamente, mas querem ter aquilo que não podem pagar.
    Deviam de ser mais modestos, mais honestos e não tentarem enganar quem precisa das rendas da casa para viver.
    Por acaso não está a pensar que, visto que há uma crise, terão que ser os senhorios a pagá-la?
    Pensa talvez que puxaram uma argola na feira e ganharam as casas, ou que lhes saíram numa rifa?
    Concordam com este comentário: cmeg
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 49

    Colocado por: CFSDBem... por esse andar (e também após ler os conselhos de FD, de 8 de Maio), perguntar-me-ei se alguém minimamente "normal" (ou seja: alguém que, nos dias de hoje, por muito que trabalhe, está sempre com a "corda na garganta", dada a moda da precariedade) poderá, algum dia, viver nalgum local que não seja debaixo de uma ponte, viaduto ou vão de edifício. Certamente os agentes do SIS ou da ex-PIDE/DGS deverão ser bastante requisitados por muitos senhorios, nos dias que correm!

    Quem tem casas também pode optar por não as arrendar.
    Assim, de certeza que o problema das pessoas minimamente "normais" ficará resolvido.
    Ou então, também podemos começar a votar PCP - o problema também ficará de certeza resolvido com a extinção da propriedade privada.
    Concordam com este comentário: cmeg
  7.  # 50

    E testes de ADN (qual CSI...) - serão também necessários?

    Os possíveis inquilinos também deverão fazer prova da sua árvore genealógica, para garantir essa "segurança" de rendimentos? Até que grau de parentesco?

    (curiosamente, no tempo da PIDE congelaram-se as rendas do Porto e Lisboa...)
    Concordam com este comentário: sisu
  8.  # 51

    Não, quando o candidato a inquilino não inspira nenhuma confiança, basta dizer-se pura e simplesmente: Não lhe arrendo nada a si. Não é necessaria mais nenhuma explicação.
    Concordam com este comentário: cmeg
  9.  # 52

    Colocado por: nogueiraNão, quando o candidato a inquilino não inspira nenhuma confiança, basta dizer-se pura e simplesmente: Não lhe arrendo nada a si. Não é necessaria mais nenhuma explicação.


    Ora aí está alguém que felicito, pela sua honestidade! Ao menos não está cá com subterfúgios ou critérios "pseudo-legais"!

    É que, segundo algumas intervenções aqui neste fórum, às vezes penso que só falta encomendarem um serviço a um detective privado, ou um parecer à Moody's, para espiolharem a vida toda e analisarem o grau de "risco" de alguém que pretenda ser inquilino!
    Ou seja: muitos querem ganhar bom dinheiro (gostei particularmente daquela menção às pessoas que "precisa[m] das rendas da casa para viver"), mas sem correrem risco algum... Típico! (é como as parcerias público-privadas)

    Compreendo bem os problemas que podem advir de pessoas incumpridoras. Mas daí a colocarem, logo à partida, o "carimbo"de vigarista e caloteiro a todas as pessoas, vai um passo muito grande! Como se uma pessoa honesta e cumpridora, que num dado momento da vida esteja bastante bem de finanças, não pudesse, por exemplo, ficar desempregada... Ou como se os preços médios de arrendamento estivessem assim tão baratos, em particular nas grandes cidades (os economistas chamam a isso "especulação").

    Isto para não falar dos senhorios que tudo exigem aos outros, mas sem nada cumprirem quanto às suas obrigações, a começar pelo não pagamento do condomínio, que deve ser sua atribuição (condómino = proprietário), e não do inquilino...
  10.  # 53

    E ainda não se informam o suficiente, porque infelizmente no nosso país há muita gente desonesta e, que talvez como CFSD, não só não pagam aquilo que devem, como destroem o que não lhes pertence.
    Mentalidades que vão ter que mudar, se se quer que o país avance.
    Eu a si não arrendava nada e não me coibia de lho dizer directamente, sem subterfúgios.
    Quem quer ser respeitado também tem que se dar ao respeito.
    Concordam com este comentário: cmeg
    •  
      FD
    • 8 julho 2011

     # 54

    Colocado por: CFSDE testes de ADN (qual CSI...) - serão também necessários?

    Os possíveis inquilinos também deverão fazer prova da sua árvore genealógica, para garantir essa "segurança" de rendimentos? Até que grau de parentesco?

    Só entende quem quer entender.

    Os bancos também colocam logo à partida o carimbo de vigarista e caloteiro a todas as pessoas.
    Mas acredito piamente que se eu pedir 5.000€ ao CFSD, ele mos emprestará sem qualquer tipo de análise de risco, certo?
  11.  # 55

    TENTATIVA DE BURLA EM ARRENDAMENTO EM ODIVELAS
    Tendo já lido aqui uma situação quase igual sendo que o texto é inglês é praticamente o mesmo, mas publicado em 2010, venho dar a conhecê-lo para que outros se protegam, desconfiando de «tanta fartura» tal como acabei por fazer.

    Anúncio: Apartamento T2 em Odivelas, Lisboa(300 euro per mes) Código do Anúncio:3733545 URL do Anúncio: http://lisboa.coisas.com/3733545

    TRANSCRIÇÃO DE MAILS TROCADOS:
    Thank you for your reply but the matter is that I'm in Rome / Italy already. Like I have inform you before, the price you shall pay for one month of rent will be 300 EUR + 300 security deposit ( kaution ) = (600 euro), with no extra taxes to pay.I must have one month rent + security deposit from you.You pay this money just for this time and every month you pay just 300 euro . The money, I want to recive it monthly to my bank account, so I hope it will be no problem for you to wire the money to my bank account. The apartment is ready for you, you will need only to receive the keys and the contract to check it, and see if you like it. Obviously we need a way to complete this deal, that will allow us to make sure we receive what we are after. In order of that I have found a way for us to complete the deal safely and fast, and in this way you will receive the Keys in less than 2 days, if you move fast as well. The solution is provided by a company called MoneyBookers which is similar to FedEx or UPS, which will handle both payment and delivery of the Keys. I have found a procedure that will allow you to pay for the rent of the apt only after you will receive the keys of it and through this way you will see it and decide if you will stay in the apt or not before I receive my payment. Please click on the link bellow to the MoneyBookers website to see how we can complete the deal safely and fast directly from the website of the company where the procedure is explained: https://www.moneybookers.com/app/help.pl?s=escrow&l=EN
    Let me know if you are interested please because I really need to take care of this matter.

    From: hjose@
    To: [email protected]
    Subject: RE: Comentário de um interessado no Coisas (3733545)
    Date: Fri, 7 Oct 2011 15:05:51 +0100
    Hello, good afternoon,
    Thanks for your answer. I have try to phone you but the phone number was wrong, can you tell me a phone number where I can talk to you?
    I’m very interested at your house.
    Looking for your answer J

    All the best

    HJ

    From: Graziella Fiorentini [/src/[email protected]]
    Sent: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 12:18
    To: hjose@
    Subject: RE: Comentário de um interessado no Coisas (3733545)

    hello,
    First of all i'm sorry to write you in english but i don't speak portugal. I just read your e-mail regarding my apartment located in : Rua Laura Aires, 5, Postal Code: 2675, Odivelas, Lisboa, Portugal. It has 4 rooms : 2 bedrooms, 2 bathrooms, 1 kitchen and 1 living room (83 m2 ).
    I bought this apartment for my daughter during her studies in Portugal, but now she's back home (Rome/italy) permanently, so I'm renting the place for unlimited time.
    Before we go any further I would like to know a little something about you, like how many persons you intend to live in the apartment, and for how long.
    The flat is exactly like in the pictures, fully furnished and renovated. Also, very important, the utilities (cold/hot water, electricity, wireless broadband Internet, digital TV, 1 parking spots, dishwasher, garbage disposal, microwave, refrigerator, washing machine, etc.) are INCLUDED in the price of 300 EUR/month. The kaution is also 300 EUR, and you get it back, when you decide to leave the apartment (you will have to give me at least 30 days notice). As for me, you can rest assured that I will never ask you to leave the apartment. My daughter is building her life here, and i am too old to move to Portugal, so we won't disturb you.
    You can use my furniture, or you can also use your own if you prefer. If you decide to use yours, you will have access to a very large and well ventilated cellar, where you can store my furniture.
    Now, a little bit about myself so we can get to know each other better. My name is Graziella Fiorentini and I'm a 58 years old graphic designer from Rome / Italy, planning to retire in the next 2 years.
    I have a lovely husband,David and a 25 year old daughter, Linda. I am very proud to say that soon I'm going to be a grandmother :). Another member of our family is a 8 year old Labrador which we all love, so, I have no problem if you will keep pets.
    The only inconvenience is that my job doesn't allow me to leave Rome even for one single day. We just hired some new staff and I'm in charge of their training.
    But this won't affect you at all. I can make the arrangements for you to rent the apartment from Rome (on my expense of course).
    Looking forward to hear from you soon.
    All the best from Rome!
    ---------------------------------------
    Graziella Fiorentini
    Department Manager in Graphic Design
    Vittorio Emanuele 132
    Rome
    00185
    +393894371619
    [email protected]

    To: [email protected]
    Subject: Comentário de um interessado no Coisas (3733545)
    From: [email protected]
    Date: Thu, 6 Oct 2011 07:45:05 +0100







    Comentário de um interessado


    Olá [email protected].
    O seguinte potencial cliente enviou-lhe no dia 06.10.2011 às 07:45 horas a seguinte mensagem relacionada ao seu anúncio

    Anúncio:

    Apartamento T2 em Odivelas, Lisboa(300 euro per mes)

    Código do Anúncio:

    3733545

    URL do Anúncio:

    http://lisboa.coisas.com/3733545
  12.  # 56

    (curiosamente, no tempo da PIDE congelaram-se as rendas do Porto e Lisboa...)


    E deu um resultadão. Foi tão bom, tão bom, que hoje é preciso pedir fiadores aos arrendatários...
  13.  # 57

    É que, segundo algumas intervenções aqui neste fórum, às vezes penso que só falta encomendarem um serviço a um detective privado, ou um parecer à Moody's, para espiolharem a vida toda e analisarem o grau de "risco" de alguém que pretenda ser inquilino!

    O caro CFSD tem bom remédio: compra umas casitas e arrenda-as a quem entender.


    Ou seja: muitos querem ganhar bom dinheiro (gostei particularmente daquela menção às pessoas que "precisa[m] das rendas da casa para viver"), mas sem correrem risco algum... Típico! (é como as parcerias público-privadas)


    De facto é impensável !! Veja lá que há gente que quer minimizar o risco de não lhe pagarem rendas. Onde é que isto vai parar...
    Concordam com este comentário: cmeg
  14.  # 58

    Ou como se os preços médios de arrendamento estivessem assim tão baratos, em particular nas grandes cidades (os economistas chamam a isso "especulação").


    Isso é capaz de ter alguma relação com as rendas congeladas, não acha ?

    Isto para não falar dos senhorios que tudo exigem aos outros, mas sem nada cumprirem quanto às suas obrigações, a começar pelo não pagamento do condomínio, que deve ser sua atribuição (condómino = proprietário), e não do inquilino...

    A obrigação de pagamento do condomínio pode ser determinada pelo contrato...
  15.  # 59

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqneste País é mesmo um risco, o que acaba por acontecer é esses problemas pararem no tribunal a arrastarem-se, podendo mesmo durante esse tempo não ter a possibilidade de despejar o inquilino,
    ainda no outro dia se falava nisso, em vários paises europeus em noventa dias de não cumprimento de contrato, o proprietario pode despejar o inquilino, em alguns paises mesmo, basta chamar a policia e fazer prova do incumprimento.

    fernando gabriel arq.
    quais paises europeos ?acho piada que em portugal so se fala mal de portugal e dos outros paises so se fala bem como se tivessem vivido la eu posso lhe garantir que o meu vizinho aqui em frança ja deve ao propietario 50000 euros de renda 1000 euros por mes em cinco anos e a policia não pode fazer nada!ainda por cima aqui é proibido expulsar no inverno!eu penso que a nivek europeo quanto mais industrializado o país pior é
  16.  # 60

    50000 euros! onde hé que ele vive? em França? pois eu vivo a 50anos aqui em França e hé a primeira vez leio uma coisa assim ..parece-me que deve ter um ptoprietario muito rico ou entao o tipo nao perçebe nada das leis aqui.... lol
 
0.0200 seg. NEW