Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Ja agora gostaria de saber em que se refere a "multicamada é superior ao PEX" em relaçao ao piso radiante, sim tem maior condutibilidade termica, sim tem menor dilataçao, sim é mais caro, sim é mais dificil de trabalhar devido á sua rigidez natural "algo que nao ajuda em nada quando estamos a fazer serpentinas no chao eu bem sei", sim tem a barreira anti-oxigenio, isso o PEX proprio tambem tem.

    Como referi antes penso que o multicamada é mais indicado a temperaturas mais elevadas, mas tambem nao digo que fica um trabalho inferior em relaçao ao PEX.

    Um pex de qualidade dura anos e anos, principalmente o de piso radiante, nao tenho comigo os dados em concreto mas existe PEX's com duraçao compravada de 50 anos a temperaturas e pressoes estaveis "temperatura e pressoes bem dentro dos parametros do piso radiante"
  2.  # 202

    Bem á pouco tempo tive a oportunidade de conhecer um sistema que nao conhecia algo que pretende substituir as caldeiras classicas, bombas de calor etc, achei super interessante o sistema, fica aqui o site "http://www.termofonte.pt/termionize.html" postem as vossas opinioes, caso exista alguem que tenha mais informaçoes sobre o sistema gostaria de mais informaçoes.

    um abraço
  3.  # 203

    Colocado por: Sergio RodriguesBem á pouco tempo tive a oportunidade de conhecer um sistema que nao conhecia algo que pretende substituir as caldeiras classicas, bombas de calor etc, achei super interessante o sistema, fica aqui o site "http://www.termofonte.pt/termionize.html" postem as vossas opinioes, caso exista alguem que tenha mais informaçoes sobre o sistema gostaria de mais informaçoes.

    um abraço

    Acabei de ver o link que deixou...
    Novidade absoluta para mim. A ser verdade é fantástico! Pena é que introduzindo o nome do aparelho no google não aparece nada a nao ser este site. Isso deixa-me de pé atrás! Muito atrás...
    Sergio, disse que teve oportunidade de conhecer. Viu mesmo instalado? Falou com o proprietário? É que fiquei mesmo curioso...
    • kami
    • 13 março 2009

     # 204

    Boas

    Tambéme estive a ver e achei o produto interessante. E preços tem ideia?

    Cumps
  4.  # 205

    O termionize, parece-me uma solução interessante, é pena a falta de dados técnicos para uma efectiva e inequivoca análise... o site apenas tem "conversa da treta"
  5.  # 206

    Sim tive a oportunidade de ver instalado, nao pela Termionize, o que vi foi apenas aquele aparelho preto "nao sei ao certo o nome" e o resto dos componentes foi montado pelo instalador, aquilo é tao simples, substitui por completo a camara de combustao, os restante acessorios sao os sistemas normais necessarios, Valvulas d segurança, permutador, sondas, parte electrica, atençao que o aparelho que vi instalado era trifasico, mas de resto era algo bastante simples, agora nao posso falar dos consumos, manutençao e duraçao do sistema, nao faço ideia pois o instalador tambem era a primeira vez que instalou algo do genero, encontrou numa esposiçao internacional na suiça.

    Fiz as minhas pesquisas e encontrei o que penso ser o fornecedor ou fabricante do componente preto, infelizmente nao estou com o meu PC mas assim que possa posto aqui o site.

    Ja pedi a um amigo meu que é engenheiro hidraulico e projecta instalaçoes termicas que me dê a opiniao dele, pois estou interessado no sistema caso seja tao bom como dizem.

    Assim que tenha mais dados posto aqui, caso algum de voçes tenha informaçoes sobre o sistema agradecia que partilhem.
  6.  # 207

    Nao faço ideia dos preços pois foi algo que o instalador nao me disse, porque parece-me que ele quer ter exclusividade nisto mas eu descubro, o que posso dizer é que as restantes peças que compoem o sistema podem ser adquiridas á parte como fez o instalador de maneira a baixar o preço.

    Um COP de 4 e 5 foi o que mais me chamou á atençao isso e o facto de o sistema ter aspecto de necessitar de pouca manutençao.
  7.  # 208

    Colocado por: PormenorBoa tarde!

    Pela informação que tenho, para ter um piso radiante vai necessitar de água a uma temperatura a rondar os 45graus C, temperatura facilmente alcançada pelos painéis solares. No entanto, em dias de menor radiação (e não necessariamente calor) porderá necessitar do auxílio de outra fonte de energia.
    Em relação aos radiadores, a temperatura ronda os 70graus C, o que faz dos painéis solares, um mero auxiliar ao aquecimento da água, implicando sempre um consumo extra por parte da outra fonte de calor.

    Lembre-se também que os dois sistemas têm modos de utilização bastante diferentes, já que o pavimento radiante, visto ser mais lento até atingir a temperatura máxima, tem uma utilização contínua não devendo ser desligado, mas sim reduzido ao seu consumo mínimo. Já os radiadores têm um tempo de aquecimento mais rápido e poderão ser utilizados apenas em determinados momentos do dia.

    De lembrar também que em pavimentos de madeira (e visto a madeira ser um material isolante) a inércia do piso radiante é maior, demorando mais tempo a atingir o máximo da temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FD


    Desculpem intervir só agora, mas a ideia pré-concebida do radiante convencional está ultrapassada. por uma lado o tempo de reacção de dois dias poderá passar para hora e meia (o mesmo que o aquecimento central), e por outro lado a temperatura de circulação pode ser conseguida a 23º, tudo isto graças ao diminuir da resistência térmica na camada de betonilha, passando de 4cm para 8mm acima do tubo, sem com isto impedir a distribuição uniforme.
    É um sistema patenteado, logo não muito convencional.

    Deixo para análise as respectivas fichas técnicas.

    http://www.schluter.pt/146.aspx

    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_9_1_bekotec_pt_0207.pdf

    http://www.schluter.pt/media_produkte/bekotec.zip

    http://www.schluter.pt/media/BT9_PT_2009.pdf

    http://www.schluter.pt/media/schlueter_551801_lepo_bekotec_therm_pt.pdf
  8.  # 209

    Tive agora a dar uma vista de olhos, nao me parece um sistema mau, tirando uns pontos, se a camada é mais fina de betonilha e aquece mais rapidamente o mesmo acontece ao contrario, arrefece mais depressa logo o sistema ira trabalhar mais vezes.

    é um bom sistema para quando a altura do piso é pouca.
  9.  # 210

    Colocado por: Sergio RodriguesTive agora a dar uma vista de olhos, nao me parece um sistema mau, tirando uns pontos, se a camada é mais fina de betonilha e aquece mais rapidamente o mesmo acontece ao contrario, arrefece mais depressa logo o sistema ira trabalhar mais vezes.

    é um bom sistema para quando a altura do piso é pouca.


    A questão deve ser analisada ao contrário, sempre que é necessário baixar a temperatura, não é necessário abrir as janelas para mandar o dinheiro fora, pois um sistema convencional precisa de 2 horas também para arrefecer.
  10.  # 211

    Sim de facto é optimo para o caso de arrefecimento, embora tenha contrapartidas no aquecimento, nao estava a par do facto de se poder colocar tao pouca betonilha "8mm" conheço sim o sistema com placas difusoras.

    É a ordem normal das coisas, sempre com inovaçoes.

    O edial seria um sistema com piso radiante para aquecimento e tecto radiante para arrefecimento a preços mais acessiveis. Hoje em dia uma casa com estes sistemas fica um atentado á pobreza.
  11.  # 212

    Bem como prometi aqui esta o site que encontrei sobre o sistema "http://www.ekoterm2001.com/en/termoblok.php"
  12.  # 213

    http://www.schluter.es/media/bekotec.zip

    Aqui está o video de aplicação do sistema de pavimento cerâmico climatizado
    • lbvp
    • 20 março 2009

     # 214

    Boas tambem fiqei interesado no sistema da termofonte, vou solicitar informações aos srs. de preços e consumos
    assim que tiver alguma coisa digo.
  13.  # 215

    Quem tem duvidas à cerca do TERMIONIZE, tem sempre disponivel a empresa, contactem e vão ser ajudados, desloquem-se a empresa e peçam catalogos e coloquem as vossas questões.
    Sei que neste fim de semana a empresa estara presente na feira da Expo Salão Batalha, e já instalaram bastantes equipamentos termionize.
    No site descobrirão a forma de contactarem a empresa, colocando assim as suas duvidas e poderao comfirmar com os proprios olhos a eficácia do sitema. E tal como eu, tinha as minhas duvidas voces terão, mas quando comprovei fiquei estupefacto, façam o mesmo. Pude comprovar a grande inovaçao tecnologica que apresenta o equipamento Termionize da empresa Termofonte. Deixo vos o site para consultarem (www.temofonte.pt).
    melhores cumprimentos
  14.  # 216

    Alguem tem preços para a colocação do piso radiante. Moradia com 180m2, será que podem dar-me uma ideia do valor.
    Colocamos o piso radiante em todas as divisões da casa?
  15.  # 217

    Viva,

    no meu caso eu pretendo um aquecimento central para ligar qd chego a casa nos dias em que se justifique, que demore
    pouco tempo a aquecer e evidentemente que não tenha custos mensais muito elevados. Estas são as minhas necessidades pessoais, por isso vou optar por radiadores ou ventilo-convectores.
    Neste ponto reside uma das minhas dúvidas, instalar radiadores + Ac ou ventilo-convectores, terei de analisar a eficiência e custos de ambas as soluções. A questão da renovação de ar tb está no meu pensamento, mas ainda não estou muito bem informado, para opinar a este respeito. A outra dúvida que tenho é como vou alimentar o sistema, se com bomba de calor ou uma caldeira a biomassa(Pellets ou outro derivado).
    São questões que terão de ser bem analisadas, depois tomarei a decisão final, mas não andará muito longe disto.
  16.  # 218

    Colocado por: ViegasAlguem tem preços para a colocação do piso radiante. Moradia com 180m2, será que podem dar-me uma ideia do valor.
    Colocamos o piso radiante em todas as divisões da casa?


    Se tiver interesse envie a planta para [email protected] ou por fax para 234723147
  17.  # 219

    Colocado por: Ruben AlvesViva,

    no meu caso eu pretendo um aquecimento central para ligar qd chego a casa nos dias em que se justifique, que demore
    pouco tempo a aquecer e evidentemente que não tenha custos mensais muito elevados. Estas são as minhas necessidades pessoais, por isso vou optar por radiadores ou ventilo-convectores.
    Neste ponto reside uma das minhas dúvidas, instalar radiadores + Ac ou ventilo-convectores, terei de analisar a eficiência e custos de ambas as soluções. A questão da renovação de ar tb está no meu pensamento, mas ainda não estou muito bem informado, para opinar a este respeito. A outra dúvida que tenho é como vou alimentar o sistema, se com bomba de calor ou uma caldeira a biomassa(Pellets ou outro derivado).
    São questões que terão de ser bem analisadas, depois tomarei a decisão final, mas não andará muito longe disto.


    Pois o sistema bekotec é excelente para isso, com pouca betonilha o tempo de reação é identico aos radiadores, com a ventagem do consumo de energia ser menos de 40% quando comparado com radiadores. Claro com a vantagem de uma climatização uniforme.
  18.  # 220

    Boa noite.
    Apesar de ter lido o conjunto de comentários já "postados", continuo sem estar esclarecido.
    Não querendo ser repetitivo aqui vai a minha questão:

    Vou construir e tenho proposta para o aquecimento nas seguintes possibilidades:
    Solar + recuperador biomassa + radiadores
    Solar + Caldeira biomassa + radiadores
    Solar + recuperador biomassa + piso radiante
    Solar + caldeira biomassa + piso radiante
    Solar + recuperador biomassa + ventiloconvectores
    Solar + caldeira biomassa + ventiloconvectores.

    Já decidi que faço apenas a pré-instalação para a caldeira pois acho que nesta fase posso depender apenas do recuperador, tendo eu como sempre, tive intenção de ter lareiras.
    Agora em relação a decidir entre radiadores, piso radiante ou ventiloconvectores é que é o problema.
    Estimativamente em relação a preços:
    Solução radiadores - 15000€
    Solução ventiloconvectores - 20000€
    Solução piso radiante - 21000€

    A solução radiadores custará menos 5000€ em relação às restantes. Moro em Trás os Montes. Será que compensará tendo em conta o que vou gastar a mais tendo em conta a baixa eficiência? Ou será que 5000€ de pellets (biomassa) dá para muita coisa.

    Preciso de ajuda por favor.
    Obrigado.
 
0.0261 seg. NEW