Colocado por: loverscoutAcho que a questão prende-se pelo seguinte...... qual é o custo do maquinista? qual é o custo dos 10 chefes que esse mesmo maquinista tem?
Que me interessa a mim quanto é que o comboio consome, se ha muito mais abutres e piores que o consumo energetico!
Ás vezes tenho a sensação que o Portugues ve os problemas ao contrario...... nao percebo!
Colocado por: civismoe o ideal seria ir na cabine do maquinista, mas como tal não é permitido, ir a olhar para esta janela de tras do comboio é quase igual, mas ao contrario.
Colocado por: jmaAlgumas curiosidades: de acordo com o site transportes-xxi:
a locomotiva 5600 da foto consome cerca de 11 kWh por quilómetro percorrido e tem uma velocidade comercial de 200km/h;
O alfa pendular consome uma média de cerca de 12kWh por quilometro percorrido, velocidade comercial de 220km/h
Já agora, as 2600, consomem cerca de 12 kWh por quilómetro percorrido e tem uma velocidade comercial de 160km/h;
Não tendo aqui valores concretos sobre o consumo de um comboio de alta velocidade - velocidade comercial de 300km/h, pode-se dizer que esre consumirá cerca de 30% menos de energia por passageiro.km, do que um comboio convencional.
Colocado por: jmaAlgumas curiosidades: de acordo com o site transportes-xxi:
a locomotiva 5600 da foto consome cerca de 11 kWh por quilómetro percorrido e tem uma velocidade comercial de 200km/h;
O alfa pendular consome uma média de cerca de 12kWh por quilometro percorrido, velocidade comercial de 220km/h
Já agora, as 2600, consomem cerca de 12 kWh por quilómetro percorrido e tem uma velocidade comercial de 160km/h;
Não tendo aqui valores concretos sobre o consumo de um comboio de alta velocidade - velocidade comercial de 300km/h, pode-se dizer que esre consumirá cerca de 30% menos de energia por passageiro.km, do que um comboio convencional.
Segundo a descrição do video: Viagem na cabine de uma 5600 a titular um comboio de automóveis de Vilar Formoso até à Pampilhosa.
Sera preciso transportar carros tão rapido ?
Colocado por: jmaobviamente que um comboio de alta velocidade pode circular a 100km/h... e gastar menos... mas parece-me que só se adquirirão comboios de alta velocidade quando se pensa utilizá-los a velocidades comerciais elevadas. para passear a 100km/h, tem praí muita coisa que (menos eficientemente) fazem o serviço....
É que ao contrário de um carro de altas prestações, onde tudo é mais (mesmo o consumo - um ferrari a 60km/h gasta mais que um fiat punto à mesma velocidade), um comboio de alta velocidade é mais eficiente em todos os aspectos (excepto no preço), que um comboio usual... e anda mais..
Colocado por: Jorge RochaO facto de um tgv não parar em grande parte do percurso também tem de ser tomado em conta.
Colocado por: AugstHill
Mas parece que um M3 a 160km/h gasta menos que um Prius à mesma velocidade
Colocado por: adias
O video não está em 1:1. O video foi acelerado e bastante...
Os próprios comentários notam isso.
Depois, a velocidade de carga depende mais do canal horário. Os comboios de carga circulam "entre" passageiros. Se o tempo disponivel para percorrer um troço (no caso da beira alta a linha única) obrigar a 120km/h, para não atrasar o comboio de passageiros seguinte, é isso que tem que ser feito.
O mesmo acontece na linha do norte a norte de Aveiro, que está saturada. A velocidade de ponta dos comboios é mais ditada pelos horários que praticamente tudo o resto.
De qualquer forma, cada locomotiva, como cada carro, tem um "regime óptimo" (ainda que não tão marcado), abaixo ou acima dele o consumo dispara. Sinceramente, não sei qual é para as locomotivas, mas aposto que anda em redor dos 160.
Os consumos de electricidade exorbitantes devem-se muito mais a paragens e arranques que a velocidade de ponta. As paragens consomem mais que todo os percursos em velocidade comercial, daí o advento dos travões com regeneração.
Quanto a segurança, as linhas tem parametros extremamente apertados. As velocidades são definidas muito abaixo dos limites. O TGV, por exemplo, tem velocidade comercial máxima de 300-320, mas já circulou acima de 500 para bater recorde e não sofreu danos. É quase o dobro.Estas pessoas agradeceram este comentário:civismoConcordam com este comentário:ddgvcpt