Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Sendo um utilizador de vários outros foruns, e leitor do forumdacasa.com há já algum tempo, achei este site muito interessante e é bom ver perspectivas tanto de arquitectos, empresas de construção e clientes finais!

    Não posso quantificar o que tive a oportunidade de aprender neste forum, e aproveito desde já para agradecer ao(s) administrador(es) pela excelente ideia que foi a criação deste website, e a todos os utilizadores que com os seus comentários enriquecem de forma visível o conteúdo aqui presente.

    Estou agora a postar pela primeira vez para convidar todos aqueles que já construíram alguma moradia, que fizessem um post ilustrativo dos custos que tiveram durante todo o processo. Acho que havendo algo de concreto, nem que seja a titulo de exemplo, já dará para todos os utilizadores terem uma ideia de quanto poderá custar a sua ideia de projecto.

    De momento encontro-me a ponderar sobre a possibilidade de vir a construir uma moradia, como tantos outros que por aqui andam, mas o meu maior problema está a ser a questão de encontrar dados fidedignos sobre quanto custa realmente construir uma casa. Sim, bem sei que "depende", disto e daquilo, precisamente por ainda não saber os "istos" e "aquilos" que pretendo é que peço a quem já tenha construído que ilustre de um modo geral, quais as suas dificuldades, projectos, custos, materiais, local de construção, estratégia adoptada, enfim! Tudo o que acharem de relevante.

    Obrigado a todos, e mais uma palavra de apoio ao forumdacasa.com!
    • pagc
    • 18 março 2008

     # 2

    O maior problema que haverá em responder ao que pergunta, deve-se ao facto de a grande maioria das pessoas, não saberem com exactidão quanto é que gastaram, isto tanto a nível de particulares, como de empresas.

    Saberão sempre qual o valor da dívida ao banco, mas somar a esse valor, todos os outros custos é bem mais complicado. Quantos serão capazes de apresentar uma lista descriminada de todos os custos e depois dividir pela área de construção da casa?

    Faço controle de custos há vários anos em empresas de construção civil e a única coisa em comum que encontrei, foi esse desconhecimento e uma série de lugares comuns. Alguns deles são praticamente dogmas religiosos.

    Toda a gente conhece o célebre valor de 500€/m2 para os custos de construção, mas se lhes pedirmos para demonstrar, são incapazes de o fazer e dizem que é assim por toda a gente sabe que é assim. Se é assim, então demonstrem-no.

    No caso das vivendas, julgo haver um principio: construa agora, arruíne-se depois (se a capacidade financeira estiver no limite)

    Cumps
    Paulo Correia
 
0.0074 seg. NEW