Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 28 maio 2009

     # 1

    Ricardo Batista
    28 de Maio de 2009

    Telhados brancos e estradas de cores frias, reflectindo mais a luz do Sol e o calor, teriam um grande impacto na luta contra o aquecimento climático, declarou terça-feira, em Londres, o secretário americano da Energia, Steven Chu.

    A construção de casas com telhados brancos e planos e de estradas de cor pálida são projectos de geo-engenharia "completamente benignos" e que teriam um efeito equivalente a parar o tráfego automóvel no mundo durante 11 anos, afirmou o responsável americano num simpósio em Londres.

    De acordo com Chu, um dos laureados com o Prémio Nobel da Física em 1997, estas medidas tornariam as casas mais frescas e, como tal, com menor consumo energético de ar condicionado.

    Steven Chu falava na abertura de um simpósio de três dias que decorre no Palácio Saint-James, no centro de Londres, com a presença de 60 cientistas e 20 prémios Nobel, reunidos para debater soluções científicas para as alterações climáticas.

    O perito, que se tem tornado num dos rostos da luta contra o aquecimento global do governo de Barack Obama, insitiu também numa redução "draconiana" das emissões de dióxido de carbono associadas à produção de energia.

    Segundo Steven Chu, não existe uma solução tecnológica única para combater o aquecimento climático mas todos devemos tentar fazê-lo tanto quanto possível.

    Chu, que é descendente de chineses, assinalou igualmente que os Estados Unidos devem passar das palavras às acções, pois, se o fizerem, países como a China, o maior emissor mundial de CO2, poderão seguir-lhe o exemplo.

    O encontro de três dias pretende estudar medidas antes da Conferência de Copenhaga, promovida pela ONU e que terá lugar em Dezembro, com vista à revisão do Protocolo de Quioto.

    http://www.construir.pt/2009/05/28/telhados-brancos-ajudariam-a-reduzir-aquecimento-global/

    Para quem lê inglês, este link tem muito mais informação: http://www.telegraph.co.uk/earth/environment/5395230/Are-you-allowed-to-paint-your-roof-white.html

    O ideal seria branco no verão e preto no inverno, não? Deixávamos de precisar de sistemas de aquecimento/arrefecimento... :D
  1.  # 2

    essa não conhecia...nobel da fisica a dizer isso? parece-me um pouco forçada e mesmo dificil de por em pratica essa ideia.
  2.  # 3

    boas

    O actual regulamento de comportamento térmico já estabelece parâmetros de cálculo diferentes conforme a cor das coberturas, embora apenas estabeleça 3 escalões: clara, média ou escura
    Não é à toa que as roupas tradicionais dos árabes (entre outros) são em geral brancas.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0086 seg. NEW