Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Recentemente inscrita neste fórum, tive oportunidade de ver as discussões/comentários que acabam por ser muito esclarecedores sobre um diversificado numero de tópicos e com os quais se vai adquirindo mais conhecimentos, por isso os meus Parabéns.
    Quando ao assunto que abaixo refiro gostaria que me ajudassem nas soluções, tendo sempre em conta o factor economico:
    Moro numa moradia em que piso térreo é semi-enterrado, e nesta zona tenho um muro de betão que suporta as terras do terraço existente ao nível do 1º andar. Este muro encontra-se fissurado a 45º (esp>2mm), e da consulta que fiz às plantas do projecto não faz parte das fundações da casa. Entretando tenho outro muro de suporte ligado a este fazendo a forma de "L" que retem todas as cargas provenientes da moradia vizinha (terras + habitação), uma vez que o seu nível de r/c está ao nível do meu 1ºandar. Vim a constatar que não existe qualquer tipo de escoamento de águas que se enfiltrem no terreno e que são causadoras de elevadas pressões, refiro também que a casa foi construida em meados dos anos 60.
    Deparo-me agora com problemas de assentamento da estrutura/solo e de drenagem, para além de ter humidade ascencional ao nível do piso térreo, mais nas paredes interiores e nalguns sitios do pavimento. Outra situação é que tenho imenso salitre na feda e os constituintes do betão estão a desagregar-se.
    As soluções que me indicaram é de entrar no terreno da vizinha e impermeabilizar o muro por trás e dizem logo que isso é uma obra muito cara, o que eu não duvido.
    Outra seria abrir furos no muro de suporte de modo a permitir o escoamento de águas (e as armaduras?). Existem alternativas?

    Obrigado

    Filipa
  2.  # 2

    Quando não se constroi devidamente no inicio, depois torna-se complicado, mas pode-se minorar o problema.
    Na foto não dá para ver toda a envolvente, mas acreditando no que diz, que não existe qualquer drenagem nessa zona.
    Portanto a água das chuvas ou outras, vai parar inevitavelmente á zona mais baixa, neste caso a sua moradia.
    Quando não chove também tem problemas de infiltrações? De facto o melhor era evitar que a água penetrasse o muro mas isso, implica remover es terras e impermeabilizar por fora, o que é caro.
    Se tem hipotese de escoar as aguas do vizinho do lado, na parte mais baixa possivel, iria diminuir muito os problemas no muro. não se preocupe com as armaduras pois um ou dois furos não vai diminuir substancialmente a resistência do mesmo, e era preciso acertar nelas.
    Depois existem produtos da Weber ou o Thoroseal que estancam a água mesme em pressão, isto para o interior do muro. (Ver instruções de aplicação do fabricante)

    Para as paredes interiores tambem pode fazer o tratamento das mesmas do seguinte modo:

    1.Eliminar o antigo revestimento até 50 cm acima das marcas de salitre, procurando encontrar o suporte original. Lavar bem com solução ácida (1 volume de ácido muriático para 10 de água) No final, lavar abundantemente com água limpa.
    2.Aplicar um chapisco realizado com weber.dry sane ou equivalente enriquecido com ibofon (4 água: 1 ibofon), e deixar secar 12 horas. Se o suporte apresentar irregularidades superiores a 5 mm, aplicar uma camada de regularização e uniformização, para nivelamento antes da aplicação do reboco.
    3.Aplicar o reboco weber.dry sane e endireitar com a régua, numa espessura mínima de 20mm. Após começar a endurecer, talochar para obter o acabamento final. Pode ser revestido com materiais com elevada permeabilidade
  3.  # 3

    Obrigado pela informação Francisco

    A floreira que existe no muro de suporte lá em baixo vou tirá-la e lá faço tipo 3 a 4 furos para drenar algumas das águas que se infiltrem no terreno, em especial quando começar a época das chuvas.

    E quanto à fissura, deve-se picar o betão até encontrar betão são?
    Podias me indicar produtos que possam preencher esse espaço e que tenham alguma resistência..

    Obg

    Filipa
  4.  # 4

    Olá Pipa333

    Vê informação detalhada neste site, podes contacta-los para melhor esclarecimento.

    http://wvw.guianet.pt/imperrevis/produtos.html

    Francisco
 
0.0098 seg. NEW