Iniciar sessão ou registar-se
    • SACS
    • 30 abril 2012 editado

     # 1

    boas a todos, sei que é 1 pouco descontextualizado, mas ainda não entrei respostas para o que pretendo!
    passo a explicar, o último inclino do meu pai ao sair deixou as duas MEO box, uma para pouco servirá, e a principal, a que tem o disco rigido???
    dará para aproveitar para alguma coisa???
  1.  # 2

    eu retirei o disco.... Western Digital 160GB e o resto foi para o Electrão.
  2.  # 3

    eu já tenho aqui ums 5 da meo e outro da zon, mas o da zon não dá para utilizar, pois o disco é um pipeline e vem codificado para aquele equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  3.  # 4

    resumindo, só da msm para usar o disco! grrr
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  4.  # 5

    Porque é que discorda MikeMelga? tem alguma solução para este disco?
    •  
      GF
    • 1 maio 2012

     # 6

    Fico curioso é a MEO não as querer de volta...
  5.  # 7

    A mim disseram que vinham buscar a casa, até agora ainda não apareceram e já passaram 4 anos.
  6.  # 8

    No inicio tb me disseram que a vinham buscar, quando troquei de casa pela primeira ves, depois disso já troquei mais 4 vezes e nunca inguem as veio buscar, box + router + telefone, já tenho uma colecção deles.

    Só não percebi a discordância do mikemelga...
  7.  # 9

    Colocado por: ultrahipermegaPorque é que discorda MikeMelga? tem alguma solução para este disco?


    Tudo tem solução :)
    Esse disco está encriptado e bloqueado ao hardware da zon. Claro que dificilmente terá acesso ao conteúdo mas formatá-lo... é uma história completamente diferente :)

    Colocado por: gf2011Fico curioso é a MEO não as querer de volta...


    A MEO não quer as box's de volta? Têm ideia de quanto essas box's Cisco custam à PT? Eu acho é que alguém as vai pagar mais cedo ou mais tarde.
  8.  # 10

    As boxes vão para o lixo mais dia menos dia. Será tudo feito através da TV, desde que ligada à internet.
    Concordam com este comentário: sergyio
  9.  # 11

    Colocado por: MikeMelga

    Tudo tem solução :)
    Esse disco está encriptado e bloqueado ao hardware da zon. Claro que dificilmente terá acesso ao conteúdo mas formatá-lo... é uma história completamente diferente :)



    A MEO não quer as box's de volta? Têm ideia de quanto essas box's Cisco custam à PT? Eu acho é que alguém as vai pagar mais cedo ou mais tarde.


    Isso éra se o disco fosse reconhecido... antes de afirmar seja lá o que for experimente e depois já pode ver como as coisas funcionam.
    Como não deve ter nenhum disco desses basta fazer uma busca no google por disco pipeline, neste caso é um seagate.
  10.  # 12

    Colocado por: AlexMontenegroAs boxes vão para o lixo mais dia menos dia. Será tudo feito através da TV, desde que ligada à internet.


    A PT não consegue utilizar as boxes novamente, pois estas são codificadas para aquela linha e não volta a trabalhar, se assim não fosse estavam sujeitos a pirataria como aconteceu e acontece com a tvcabo satelite.

    Ainda á tempos estive num armazém de um prestador de serviços da PT e tinha um montão de algumas 500 para reciclar...
  11.  # 13

    Mande lá o seu comentário hangas.
  12.  # 14

    Um disco pipeline é apenas um disco desenhado para um tipo de operação especifico e que realmente está associado a STBs, e media centers.
    A principal diferença e que é um disco desenhado para estar sempre ligado e com especial atenção ao consumo energético, mas principalmente para poder comportar
    varias operações I/O distintas em simultaneo.. trata-se apenas de uma optimização na forma como os pedidos são ordenados internamente.. em "pipelines" e não por ordem de chegada. A técnica chama-se NCQ (native command queuing).

    Isto permite ser usado em aplicações que exijam por exemplo uma operação de escrita e outra de leitura em simultaneo com grande débito e de forma sustentada,
    para permitir por exemplo que uma box ou media center possa estar a gravar a stream de um canal enquanto o utilizador esta a ver uma outra previamente gravada.

    Esse disco em particular tem uma interface SATA comum. O facto de não ser straighforward liga-lo a um qualquer PC tem certamente a ver com a forma como foi inicializado a baixo nivel e apresentar uma geometria que um equipamento PC não reconhece como válida.

    Também pode não estar inicializado de todo e ser acedido a baixo nível pelo firmware das boxes.

    Nunca formatei nenhum, mas já clonei um disco de uma box dessas ao nivel do bloco (block level usando o dd do linux e com um adaptador USB-SATA)
    na altura não sabia o que era um disco pipeline, e era irrelevante para o processo em causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, two-rok
  13.  # 15

    Colocado por: ultrahipermega
    Mande lá o seu comentário hangas.


      O comentário anterior é apenas em relação a minha discordância com os discos pipeline. Quanto ao seu disco em particular pode haver outra explicação, embora ache pouco provável. Que é essa drive ser uma SED (Self Encrypting Drive) e ai a controladora têm a "chave" para aceder a esse disco e mais nenhuma outra consegue..
      mas SEDs SATA não são muito comuns.. é uma tecnologia mais vista em SAS.
    •  # 16

      Os discos que estão nas Boxes da zon só são inicializáveis através de código que é fornecido pela própria zon de cada vês que a box é ligada e desligada.

      O mesmo acontece nas gravações da meo, estas gravações estão encriptadas pela box, e só são desencriptadas quando a box está ligava á rede fora isso nada feito com as gravações.

      Voltando aos disco da zon, uma copia a baixo nivel consegue fazer porque o soft que faz essa copia não tenta identificar o que lá está.
      Se ligar outro disco qualquer na box ele vai funcionar, não precisa de criar copia nenhuma, a própria box formata o disco á maneira dela.

      Se trocar o disco de duas boxes entre elas a box vá reconhecer o que la está mas não vai abrir nada porque o que está gravado só a box original é que o consegue desencriptar.

      e mais um montão de coisas que estas boxes fazem que o utilizador nem sonha.

      Sabia que a pt sabe exactamente aquilo que você está a ver? sabe a que horas você liga a box, quais os canais que está a ver, quais os que grava, quantas vê essas gravações e muito mais...
    •  # 17

      boas, mas visto que as box sao ligadas ao ruter surgiu a ideia de fazer as seguintes ligaçoes: trocar em minha casa a box(2) pela(1) k o inclino deixou!
      ou, ligar a box (2) do inclino ao ruter e por 3 tvs a funcionar com MEO!
      alguma destas ideias aprova???
    •  # 18

      Colocado por: ultrahipermegaSabia que a pt sabe exactamente aquilo que você está a ver? sabe a que horas você liga a box, quais os canais que está a ver, quais os que grava, quantas vê essas gravações e muito mais...


      Perfeitamente. :) E também conheço perfeitamente a plataforma IPTV deles (Mediaroom).
      E nesse caso concreto nem precisam de aceder à info da box..é perfeitamente visível qual a stream seleccionada a nível de servidor. Mas a propria solução permite a colheita automatizada de "estatísticas de utilização".

      Pior, pior é a Zon conseguir ver (nos Zon Hub) os ficheiros partilhados na interface USB do router, pela ligação de gestão remota. :)
    •  # 19

      por falar em ZON, ja alguem ouviu falar de 1 programa onde conseguimos ver tds os canais d que a ZON dispoem???
    •  # 20

      Colocado por: ultrahipermegaVoltando aos disco da zon, uma copia a baixo nivel consegue fazer porque o soft que faz essa copia não tenta identificar o que lá está.


      Sim, dai o motivo do "não concordo".
      É perfeitamente possível formatar esse disco e usa-lo num PC e desta forma aproveitá-lo.

      Agora meter o disco num PC e aceder às gravações, não é possível, mesmo que não esteja encriptado. Tão somente porque o filesystem não é standard, e um filesystem proprietário da Nagra (no caso da Zon). A encriptação nesses discos é ao nível do filesystem e não do bloco, como nos SED.
     
    0.0215 seg. NEW