Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    não será 100% assim, para aí 75%
  2.  # 102

    Boa tarde

    Voltando ao kikuio, durante a germinação, segundo o sr Nuno Neiva deve-se manter o solo húmido. Mas com as temperaturas e sol que aí vêm como é possível?

    Tenho o programador a regar 10 minutos às 06 da manhã e por volta das 10 horas a terra está seca. Sendo assim a semente não germina ?

    Obrigado Almeida
  3.  # 103

    Colocado por: almeida94Boa tarde

    Voltando ao kikuio, durante a germinação, segundo o sr Nuno Neiva deve-se manter o solo húmido. Mas com as temperaturas e sol que aí vêm como é possível?

    Tenho o programador a regar 10 minutos às 06 da manhã e por volta das 10 horas a terra está seca. Sendo assim a semente não germina ?

    Obrigado Almeida


    Germina. Olhe a minha começou a germinar hoje de manhã. Está na terra à 9 dias, e tenho-a regado por 3 minutos, de 12h em 12h. Mas estou agora a reparar que nos locais onde leva com mais água, está a germinar em maior qt, por isso, é importante evitar que a terra seque.
    Se assim é programe para regar de 4 em 4 horas, mas secalhar 10m é muito, depende do débito de água.
    Esta relva é uma guerreira campeã do norte de áfrica, ela come secas ao pequeno almoço, quando se instalar ninguém a pára! Já estou com pena do escalracho...
  4.  # 104

    Colocado por: ParamonteOutra diferença q acho q existe é q o kykuio apresenta por veses follhas arroxeadas


    ok, ainda são pequeninas (3cm) mas confirmo que se nota um rebordo arroxeado.
    • eu
    • 24 junho 2012

     # 105

    Colocado por: almeida94Tenho o programador a regar 10 minutos às 06 da manhã e por volta das 10 horas a terra está seca. Sendo assim a semente não germina ?

    germinar, germina, mas vai perder algumas sementes. É melhor regar com abundância nesta fase.
  5.  # 106

    Bom dia

    Voltando ao tema da relva Kikuio. Já começou a nascer (em especial onde havia mais àgua e/ou menos sol), mas em algumas zonas lá falhou, ou por erro meu, ou por falta de semente, àgua, formigas, ou pássaros ..... eu sei lá.

    Agora a dúvida é: Vou ter que semear mais para colmatar as zonas em falta mas não posso andar em cima da relva que está com 2, 3 mm porque senão ainda estrago tudo. E entretanto as outras pragas começam a aproveitar a boa àgua e a crescer e eu sem lhes poder chegar.

    Assim, ao fim de quanto tempo poderei pisar o kikuio e resolver estes "problemas".

    Obrigado Almeida
  6.  # 107

    Boas,

    Tenha calma, eu tenho zonas em que ela ainda está a começar a germinar e outras já quase com 10cm. Incida a rega nas zonas - densas, a semente ainda lá deve estar, só precisa de mais papinha. Semear mais não recomendo. Pisar tb não convém, espere que ela esteja + forte para sacar as daninhas. Quando ela estiver mais forte não será melhor transplantar das zonas mais densas para as menos densas? É o que tenciono fazer, se for caso disso. Esta relva é bastante eficiente a conquistar terreno, não precisa de estar com grande densidade.

    Cump.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
    • eu
    • 1 julho 2012

     # 108

    Colocado por: almeida94Já começou a nascer (em especial onde havia mais àgua

    Também me aconteceu o mesmo. Na germinação, a semente precisa de muita, muita água.

    A sua germinação também ocorreu por zonas? Ou seja, há zonas sem nada e outras cheias de rebentos concentrados?
  7.  # 109

    Colocado por: eu
    Também me aconteceu o mesmo. Na germinação, a semente precisa de muita, muita água.

    A sua germinação também ocorreu por zonas? Ou seja, há zonas sem nada e outras cheias de rebentos concentrados?


    A minha sim. Tenho zonas em que os pés estão à distância de 1cm, parece que todas as sementes germinaram. Outras que estão agora a germinar, com os pés à distância de 20cm.

    Eu, mas o seu kikuyu já tem uns aninhos, não é?
    • eu
    • 2 julho 2012

     # 110

    Colocado por: nunoneiva75Eu, mas o seu kikuyu já tem uns aninhos, não é?

    Não, estou a semear este ano. Comecei a fazer experiências em Maio, depois semeei duas zonas com cerca de 8 m2, e agora estou a semear todo o jardim (cerca de 300 m2). Passei o fim de semana a "cavar terra", a deitar as sementes e a regar, regar, regar...

    Nas experiências que fiz, também ocorreu esse fenómeno de germinação muito localizada... parece que as sementes se juntaram todas em tribos... ;)
  8.  # 111

    Boa Noite

    Primeiro cavei a terra e misturei com algum estrume.

    Para semear, deitei as sementes á mão e depois passei com um ancinho para os passáros as não verem e para que se enterrassem na terra.

    No inicio reguei pouco, por isso nas zonas que apanham sol todo o dia, nem uma vejo. Só à volta dos aspersores, e nas zonas à sombra onde não evapora a água tão facilmente é que nasceram á molhada.

    Agora estou a regar 2 vezes por dia 2 x 8 minutos a ver se nascem. Como são 320 m2, com água da companhia, cada dia gasto +/- 1 m3.

    Obrigado, Almeida
  9.  # 112

    Com 8min de rega a terra não fica encharcada em água? Nesta fase é importante manter a terra húmida à superfície, os rebentos de kikuyu ainda não têm raízes abaixo dos 5cm de profundidade, pelo que me parece mais eficaz e económico fazer mais regas com menos duração. Mais água além disso, é desperdício. Eu tb gasto água da companhia.
    Eu tenho feito 6 regas diárias com a duração de 3min. No meu caso, o que tinha que germinar já germinou. Vou agora passar a regar 3* dia com mais duração, para que as raízes atinjam uma maior profundidade.
    Mas isto é senso comum, eu não percebo nada da poda e não tenho nenhum curso na área.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, almeida94
  10.  # 113

    Boas,

    O meu kikuyu já preencheu quase toda a área. As guias estão a desenvolver-se bem. Já o cortei 2 vezes. Cresce mt rápido, cerca de 10cm de altura por semana. No entanto há zonas junto aos pulverizadores menos desenvolvidas porque apanham menos água. Entretanto já resolvi este handicap com um pequeno DIY, basicamente transformei os bicos rainbird 15-VAN em bicos U-series.

    Agora o menos bem:
    Há pequenas zonas menos desenvolvidas e amarelas no meio do relvado, apesar de serem regadas como as restantes. Andei a googlar e parece que o problema é o kikuyu yellows.

    Vou reforçar estas zonas com um adubo equilibrado a ver se melhoram. Vou também reforçar com sulfato de cálcio pois o problema também poderá ser excesso de sal no terreno, que usei semanas antes de semear o kikuyu, para matar as raízes das plantas daninhas que não consegui arrancar pela raiz.

    E o vosso kikuyu como está?

    Cump.
    • eu
    • 30 julho 2012

     # 114

    Colocado por: nunoneiva75E o vosso kikuyu como está?

    Eu tenho várias zonas com sementeiras que foram feitas em alturas diferentes. Tenho que reduzir a rega, pois se tiver muita água, chega a crescer 5 cm por dia !!!
  11.  # 115

    Colocado por: eu Tenho que reduzir a rega, pois se tiver muita água, chega a crescer 5 cm por dia !!!


    5cm por dia? Fonix! Um jardim com pouca manutenção já era.

    Este mês tenho regado a relva à fartazana. Além disso fizeram-me o acerto da contagem do contador e contabilizaram + 20m2 do enchimento da piscina, logo fui brindado com um valor a pagar de 105€. Fiquei logo motivado para também reduzir a rega!

    Manchas amarelas no kikuyu não tem?

    Cump.
    • eu
    • 30 julho 2012

     # 116

    Colocado por: nunoneiva755cm por dia? Fonix! Um jardim com pouca manutenção já era.

    Eu fiquei impressionado! Um dia cortei a relva à face do piso do alpendre e ao outro dia à mesma hora, fui medir o crescimento e fiquei de boca aberta: 5 cm!

    Colocado por: nunoneiva75Manchas amarelas no kikuyu não tem?

    Tenho zonas muito localizadas e não percebo porquê... não sei se foi urina de cão...
  12.  # 117

    Algo que encontrei:

    http://www.alipiodias.pt/v2/produtos/docs/relvados.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 30 julho 2012

     # 118

    Bom documento, embora não concorde com isto: "O Kikuyu grass é uma espécie perene, com crescimento lento"
  13.  # 119

    :D
  14.  # 120

    Boa Tarde

    O meu Kikuio está a dar uma trabalheira. Não nasce.
    Como a terra é barrenta, depois de regar a água evapora logo e a terra fica seca. Ora durante a germinação, sei agora, que isso mata a semente.
    Nos lugares à sombra nasceu melhor. Envio duas fotos.

    Obrigado Almeida
      DSC05664 (Small).JPG
 
0.0267 seg. NEW