Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Outra foto
      DSC05663 (Small).JPG
    • eu
    • 31 julho 2012

     # 122

    O meu também nasceu assim, mas depois começou a tapar as zonas todas...
    • eu
    • 1 agosto 2012

     # 123

    Já agora, uma foto de parte da minha selva.

  2.  # 124

    Vai lá vai... isso mais parece capim!! Esta ai um belo matagal!
    Isso enche um saco em dois tempos, não?
    • riscas
    • 1 agosto 2012 editado

     # 125

    almeida94,
    tem ai uma arvores bem estruturadas, as da parte esquerda da foto são o quê?
    • eu
    • 1 agosto 2012

     # 126

    Colocado por: riscasVai lá vai... isso mais parece capim!! Esta ai um belo matagal!
    Isso enche um saco em dois tempos, não?

    Hoje de manhã cortei aquele matagal. Numa área de uns 8 m2 enchi 3 sacos do corta relvas.

    O problema é que daqui a uma semana está igual... Eu nunca vi nada a crescer a este ritmo...

    Já encontrei uma guia horizontal de mais de meio metro !!! Semeada há uns 3 meses...
  3.  # 127

    Colocado por: euNuma área de uns 8 m2 enchi 3 sacos do corta relvas.


    Devia ter procurado uma "relva" de crescimento lento. Arranje um sitio para fazer a compostagem da relva e use-a como adubo.

    Colocado por: euá encontrei uma guia horizontal de mais de meio metro !!! Semeada há uns 3 meses...


    Por isso é que a espécie é invasora. :-)
    • eu
    • 1 agosto 2012

     # 128

    Colocado por: danobregaDevia ter procurado uma "relva" de crescimento lento. Arranje um sitio para fazer a compostagem da relva e use-a como adubo.

    Não, eu quero mesmo esta, porque precisa de pouca água. Nesta zona está a ser bem regada, por causa de flores e árvores na mesma zona, daí este crescimento anormal.

    Nas zonas com menos rega, está mais baixa e com crescimento lento.

    Colocado por: danobregaPor isso é que a espécie é invasora. :-)

    Nunca vi nada assim. O escalracho é um menino de coro ao pé do kikuyo.
  4.  # 129

    Colocado por: euNão, eu quero mesmo esta, porque precisa de pouca água.


    http://www.laborall.eu/dicas/tipos.htm

    Grama Japonica (Zoysia japonica) Tem todos os prós, resistência a doenças, à seca, etc. Baixa manutenção e frequência de corte. É considerada a "Relva Mágica" por suas características


    http://en.wikipedia.org/wiki/Bouteloua_dactyloides

    Esta também parece ser porreira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 130

    Boa tarde,

    Tenho acompanhado este topico com bastante interesse. Tenho uma area de 1200 m^2 que quero relvar. Como é uma area muito grande para escarracho, estava a pensar nesta solução aqui discutida, o kikuio. Estou a pensar fazer isso na proxima primavera. Tenho que montar antes o sistema de rega. Será que me podem indicar onde posso comprar estas sementes?

    JA agora, uma pergunata ao Almeida94. A quantidade de semente sempre foi suficiente?

    Cumprimentos a todos!
  6.  # 131

    Boa Noite

    Entretanto passados 15 dias continuou a nascer mais relva. No entanto comprei mais um quilo. O segredo é durante a germinação não deixar secar a semente.
    Comprei a semente num importador em Oliveira do Hospital, a 30 / 35 euros o quilo. Também envia pelo correio.

    Pode encontrar os contactos na net, por kikuio.

    Cumprimentos
  7.  # 132

    Boa noite

    Não querendo fazer publicidade, pois nem conheço a empresa, apenas indico que comprei a relva na germisem www.germisem.com

    Almeida
  8.  # 133

    boas noites .
    dps de ler 7 paginas ainda nao sei o que fazer aos meus 200 m2 que supostamente seria para relvar .
    custos elevados manutenção , a relva sintectica no verao nem da para deitar que ate escalda a pele e é um investimento caro de inicio .

    isto nao esta nada facil . entretanto ja la tenho mto coisa a crescer selvagem :D ja la tenho plantas com 1 metro de altura ehehehe .
  9.  # 134

    Boa Noite,
    acabei de me registar pois estou com um problema de escolha de relva ou grama para uma parte do meu jardim. Estou a gostar da vossa discussão e gostaria de participar nela. Preciso de conselhos mas relativamente à Kikuyu. o meu medo instala-se quando leio na net que ela é extremamente invasiva e que os seus rizomas e estolhos crescem por todo o lado. Houve alguém aqui que muito superficialmente referiu isso. Se consultarem a Wikipédia em inglês para Kikuyu diz lá que " It has high invasive potential due to its elongate rhizomes and stolons, with which it penetrates the ground, rapidly forming dense mats, and suppressing other plant species.[4] It grows from a thick network of rhizomatous roots and sends out stolons which extend along the ground." e depois ainda diz que: It can climb over other plant life, shading it out and producing herbicidal toxins that kill competing plants.[1] It prevents new sprouts of other species from growing, may kill small trees and can choke ponds and waterways. It is resistant to mowing and grazing due to its strong network of roots, which easily send up new shoots. It springs up in turfs and lawns, and can damage buildings by growing in the gaps between stones and tiles. The plant is easily introduced to new areas on plowing and digging machinery, which may transfer bits of the rhizome in soil clumps. While the grass spreads well via vegetative reproduction from pieces of rhizome, it is also dispersed via seed. Rhizomes that have reached very hard to reach places will continue to grow as separate plants if they are snapped off during the attempted removal process. Peço desculpa mas não consegui meter aqui a tradução mas com o Bing ou Google é fácil. Assim gostaria que me dessem algumas opiniões sobre o que exponho. Peço desculpa por me ter alongado mas tinha que dizer muita coisa que acho importante.

    Cumprimentos

    mmp
  10.  # 135

    Caro amigo evite o kykuio a todo o custo, um amigo meu plantou e um dia encontrou uma ramada que tinha invadido o frigorífico para abrir duas garrafas de água do luso que lá estavam, mas o pior foi quando numa bela manhã acordou com uma ramada a apertar-lhe o pescoço...
  11.  # 136

    têm de colocar barreiras de rizomas na periferia do relvado. Procure na internet.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmanuelapereira
  12.  # 137

    Colocado por: ParamonteCaro amigo evite o kykuio a todo o custo, um amigo meu plantou e um dia encontrou uma ramada que tinha invadido o frigorífico para abrir duas garrafas de água do luso que lá estavam, mas o pior foi quando numa bela manhã acordou com uma ramada a apertar-lhe o pescoço...


    LOL!!!

    No meu caso, o kikuyu foi semeado há pouco mais de 2 meses e parece-me estar porreiro, estou satisfeito com o resultado. Já fechou praticamente e cresce que se farta pois tenho que o cortar todas as semanas, é o que menos gosto nele.

    Também plantei escalracho noutra zona, antes de semear o kikuyu, e não tem nada a ver, ainda não o cortei uma única vez e ainda está longe de fechar.

    Tenho removido manualmente aqui e ali alguns trevos e outras plantinhas que teimam em nascer, mas nada de mais. Como o kikuyu fechou rápido, dificultou mais o aparecimento destas ervinhas.

    O kikuyu está mesmo a competir com a sebe melaleuca que eu tenho na periferia do relvado (espero que se refreie em libertar as toxinas para a melaleuca), nesta zona ele cresce em altura em vez de ramificar para os lados, se não o cortasse era bem capaz de atingir o meio metro de altura.

    Entretanto, por causa das regas frequentes, do adubo nitrogenado e do calor, tenho zonas da relva kikuyu/escalracho a ser atacadas por fungos, penso eu. Já baixei a frequência da rega para evitar a humidade e vou agora experimentar aplicar um fungicida natural.

    A ver se consigo meter aqui umas fotos... a 1ª foto é das traseiras, onde semeei o kikuyu, na 2ª foto vê-se o kikuyu (em baixo) a "estender os tentáculos" para abafar o escalracho (em cima) e na 3ª foto vê-se as folhas que foram atacadas pelos fungos, as 3 da esquerda são do escalracho e as 3 da direita do kikuyu.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
      kikuyu.jpg
      kikuyu vs escalracho.jpg
      fungos kikuyu escalracho.jpg
  13.  # 138

    Boa noite,

    Brinque, brinque! não sei se o kikuyu gosta de água do luso mas da torneira ou do poço ela gosta mesmo. e se falam que é de pouca manutenção não me parece que se tire essa conclusão do que tenho vindo a ler neste forum. antes pelo contrário. uma coisa é se instalar rapidamente outra a sua manutenção. Mas quam quiser que tire as suas conclusões, a prática o dirá. Só queria ajudar e gosto tambem muito da relva kikuyu, mas pelo que li não me atrevo a semeá-la.
    Para quem a quer semear parece que se deve meter a semente durante cinco dias no frigorífico, mas esta não é como a da água do luso. Teve muita graça... mas gosto mais de tratar as coisas pelo lado sério. Para brincar vou brincar com o meu cão...

    Cump

    mmp
  14.  # 139

    Tenho uma má noticia a dar: o nosso camarada Nunoneiva75 foi dado com desaparecido, tudo indica que foi vitima do maldafadado kykuyo do seu relvado, pode ter sido puxado pelas ramadas e atirado para parte incerta...força Nuno onde quer que estejas....
  15.  # 140

    Felizmente tinha o telemóvel no bolso e consegui ligar o 112. Lutei e esperneei e finalmente chegaram os bombeiros que me salvaram. Tiveram que cortar as ramadas do kikuyu à catanada.

    Eu fui levado para o hospital para desintoxicação, pois fiquei verde com as toxinas libertadas pelas ramadas (parecia o hulk, mas sem os músculos).

    Ainda tenho pesadelos e fiquei traumatizado, mas estou vivo.

    Agora já estou livre de perigo, tenho marcas no pescoço e nos braços mas sobrevivi para contar mais uma história verídica do "kikuyu assassino que gosta de água do luso".
 
0.0239 seg. NEW