Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: eu
    Diga-me uma coisa: o seu kikuyo não tem tendência a crescer muito na vertical?


    Não.

    Ambos começam por crescer na vertical. O que acontece é que o kikuyo cresce mais. Mas é uma fase depois "acama"
  2.  # 162

    pois daí a sua manutenção maior....
  3.  # 163

    Eu não sei se é bem assim quanto ao crescimento e necessidades do escalrracho.

    Eu tenho de cortar o meu jardim todas as semanas no verão... Isto é, requer manutenção.
    Quanto à água, pode regar de 2 em 2 dias... Mas também o pode fazer todos os dias se for em metade do tempo... Não pode deixar de regar, apesar de resistente, não é tão resistente.

    Isto por experiencia porque tenho escalrracho na casa dos meus pais (onde vivo).

    No passado sábado (15 setembro) acabei de fazer o sistema de rega enterrada e para o ano em Março / abril, irei semear relva.

    Pessoalmente não gosto do escalrracho no inverno... Então eu no verão todas as semanas corto a relva e cuido do jardim para chegar a outubro/novembro ela começar a ficar amarelada/acastanhada, parece que não é cuidada.


    Fiz umas pesquisas e encontrei boas soluções, com caracteristicas muito semelhantes mas na minha opinião melhores que o escalrracho.
    Deixo aqui os links para os curiosos

    http://www.germisem.com/PT/Relva.htm

    http://www.camposol2.com/site.html

    http://www.apereirajordao.pt/produtos/sementes/


    Abraço a todos.
  4.  # 164

    Boas,

    O fungicida natural não resultou. Agora acho que tenho uma praga duns bichinhos cremes que voam/saltam como os gafanhotos... tenho que aplicar um inseticida... alguma sugestão?

    Colocado por: Paramonte Mas depois do tapete feito não se distinguem um do outro, são plantas da mesma família.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu


    Aqui já não concordo, consigo distinguir perfeitamente as 2 espécies. Gosto mais de ver um tapete de kikuyu, tem um verde bem mais vivo e uma consistência menos tosca. As guias roxas do escalracho tb são bem diferentes das do kikuyu que são verdes...

    Cump.
    • kami
    • 25 setembro 2012

     # 165

    Boas

    E em relação ao toque? Qual o mais macio para os pés descalços?

    Cumps
  5.  # 166

    Colocado por: kamiBoas

    E em relação ao toque? Qual o mais macio para os pés descalços?

    Cumps


    Não sinto diferença entrea ambos.
  6.  # 167

    Aqui já não concordo, consigo distinguir perfeitamente as 2 espécies. Gosto mais de ver um tapete de kikuyu, tem um verde bem mais vivo e uma consistência menos tosca. As guias roxas do escalracho tb são bem diferentes das do kikuyu que são verdes...


    A apareência tanto do esclaracho (escal) como do kikuyu (ky) variam com a as horas totais de sol.

    Na minha experiência o ky é q tem tendência a arrochear se tiver muitas horas de sol, o q é um sintoma de saúde daí que seja diferente do escal se esrte for o caso.

    Para ensolação média o q me parece é q ficam muito parecidos.
  7.  # 168

    Eu não tenho comparação entre os dois, mas tenho uma comparação entre escalrracho e relva cantabrica, porque tive de semear um pouco de relva numa area que foi mexida e ficou em terra, e então semeei um pouco desta relva.

    Ao toque o escalrracho é mais consistente, e a cantabrica é mais macia, se estiver descalço o escalrra devido à sua folha grossa e dura, chega a ser um pouco desconfortavel, enquanto que a cantabrica não, muito macia, folha fina, e um pisar fofo.


    Como disse anteriormente, o escalrracho é uma boa solução se fosse mais tolerante a temperaturas baixas... Assim de verão temos muito trabalho e chegamos a outubro/novembro começa logo a ficar acastanhado... Ao olho não é muito agradável.


    Abraço
  8.  # 169

    Para mim o parametro a ter en conta é a água de rega muita ou pouca.
    • 9121
    • 27 setembro 2012 editado

     # 170

    Bom dia. Antes de mais uma palavra de agradecimento aos mentores deste "Fórum da Casa" e a todos os elementos que o compõem por fazer deste sitío uma referência. A todos vós um bem haja.

    Já conhecia o fórum e o mesmo já me ajudou noutras alturas, mas chegou o dia do registro, quer para pedidos de ajuda quer para ajudar os outros user's que necessitem da minha ajuda e conhecimentos.

    Tenho estado a construir uma moradia no litoral/norte do país, zona de Santa Maria da Feira. Claro está que existirá uma zona ajardinada, cerca de 300 m². No terreno já está instalado o sistema de rega e o mesmo já se encontra nivelado com terra preta. Este processo foi realizado à cerca de meio ano a oito meses, deixando a terra compactar. Durante este periodo todas as "raças de ervas" lá nasceram. Umas vezes totalmente arrancadas, outras contadas foi-se resolvendo o problema. Levou ainda por duas vezes uma "bufadela" com Roundup para as queimar. Hoje encontar-se com algumas ervas na mesma!! Este espaço está constantemente com sol. Sombra somente em zonas em que a casa faz sombra, no terreno devido a posição do sol.

    Como em "outubro pega tudo" vamos avançar para arranjar o jardim.

    NO MESMO DIA:
    1. Cortar o mais rente possivel todas as ervas;
    2. Passar a motoenxada no terreno e retirar todas as raízes;
    3. Nivelar/acertar com o ancinho o terreno.

    PERGUNTAS:
    Depois deste processo deve-se colocar algum produto na terra para evitar o aparecimento de ervas? Ou outro para preparar a terra para a relva? Deve-se avançar logo de seguida para a plantação da relva, ou deve-se deixar repousar a terra por uns dias?? A capacidade máxima de profundidade da motoenxada é de 30 cm. É o ideal ou não precisa de tanta altura?

    É aconselhado plantar relva, qualquer que seja o seu tipo, junto de muros/em volta da casa?? Ou é recomendado deixar um intervalo de 10/15 cm colocando seixo/casca de pinheiro e ao mesmo tempo evitar fendas/rachadelas?

    Antes de mais peço desculpa por não saber os nomes dos diferentes tipos de relva. Visualmente gosto muito da relva tipo "erva fina" (gazon ou outra deste género). É aconselhado?

    Não gosto tanto do escalrracho visualmente e também pelo trabalho que dá - plantar! No entanto descobri aqui (!!) o kikuyo que é basicamente um escalrracho de semear!!! Li neste mesmo post as relativas e pequenas diferenças que existe entre elas!

    Aconselham outro tipo?

    Agradeço a quem me possa ajudar com estas minhas dúvidas. Se por ventura me poderem ajudar, antecipadamente grato.

    Obrigado e desculpem o testamento.
    • 9121
    • 27 setembro 2012

     # 171

    A quem possa ajudar, agradeço imenso.

    Queria já este fim de semana começar os "trabalhos". É que chuva parece que não vai haver!! Upi..

    Obrigado.
    • eu
    • 27 setembro 2012

     # 172

    O que lhe posso dizer é que se é para semear agora, esqueça o kykuyo, pois ele só germina com altas temperaturas noturnas >20.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 9121
    • cjulio
    • 27 setembro 2012 editado

     # 173

    boas eu em minha casa costumo curtar de 2 em 2 semanas (muito raro mas seria o ideal) as vezes de mes a mes (que é o que acontece mais vezes) é conforme o tempo que tenho mas também não lhe dou adubo só 1 a 2 vezes por ano quando me lembro.

    eu semeei em saco da marca topgreen estive no site a ver se via qual a qualidade mas nao encontro (acho que a mistura era descriminada como pro folha-larga)

    Em relação á agua tenho que regar todos os dias para ai uns 6 minutos por sector porque tenho algumas zonas que por causa das árvores não ficam lá muito bem regadas, quando montei o sistema de rega para poupar uns cobres abusei nas distancias, já me arrependi :(
    • 9121
    • 27 setembro 2012 editado

     # 174

    Colocado por: euO que lhe posso dizer é que se é para semear agora, esqueça o kykuyo, pois ele só germina com altas temperaturas noturnas >20.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:9121


    Obrigado pela dica! Já tinha lido, mas estou tentando a arriscar! Talvez possa demorar mais um pouco a germinar?? Ou é completamente impossivel?? Nesta zona faz algum frio, não muito!! Relativamente as outras questões se me poderem ilucidar...

    :)
  9.  # 175

    Eu não plantava o kykuyu agora: vai ficar a dormir até à próxima primavera e entretanto você vai regando as daninhas.

    Penso q você se precipitou. Ainda por cima você está no norte: mais frio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 9121
    • 9121
    • 27 setembro 2012

     # 176

    Colocado por: ParamonteEu não plantava o kykuyu agora: vai ficar a dormir até à próxima primavera e entretanto você vai regando as daninhas.

    Penso q você se precipitou. Ainda por cima você está no norte: mais frio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:9121


    Eu ainda não comprei qualquer tipo de semente para semear!! Não é aconselhado esse tipo de semente, mas posso plantar outro tipo ou é desaconselhado nesta altura do ano?

    Segui o ditado popular de que "em outubro pega tudo"!! Estará errado em relação à relva??
  10.  # 177

    Bom, se está com pressa de ter um relvado, vai aí à casa de jardinagem mais próxima e eles têm lá umas caixas de sementes, você aplica e garantido que daqui a 15 dias você tem um relvado lindíssimo.

    Agora a quantidade de água q esse relvado vai precisar, se vai aguentar pisoteio ou se aguenta ar do mar, isso é outra música.

    Quanto a esse ditado de em outubro pegar tudo isso é mais para as hortaliças etç
    • eu
    • 27 setembro 2012

     # 178

    Colocado por: 9121estou tentando a arriscar! Talvez possa demorar mais um pouco a germinar?? Ou é completamente impossivel??

    Esqueça: é mesmo impossível germinar kykuyo com estas temperaturas.
  11.  # 179

    Um aparte: Alguém sabe se os marmeleiros e pessegueiros são podados agora?
    • SVM
    • 27 setembro 2012

     # 180

    Colocado por: SobreiroAlguém sabe se os marmeleiros e pessegueiros são podados agora?


    Agora não deve ser decerteza... os meus marmeleiros estão carregadinhos a espera de mais 2 semanas para a colheita e os pessegueiros ainda estão a produzir...
    tenho que ir ver o borda d´agua...
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
 
0.0282 seg. NEW