Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,
    Tenho procurado por manuais de instrução sobre uma bomba da Roca que tenho aqui em casa, aluguei esta casa e possui uma lareira que aquece a água e deveria ter água para as torneiras e para os radiadores. Como não percebo muito disto e apesar de ser mulher até me ajeito nestas coisas :) e não queria estragar isto.
    Verifiquei todo o circuito de entrada e saída de água e está tudo bem. O que falta é a bomba funcionar e bombear a água. Ligado à bomba está um termómetro em que selecciono a temperatura. E a bomba deveria ligar quando a temperatura fosse aquela que escolhi.

    Aconselharam-me a deixar a temperatura da água até ao máx, 90ºC, e verificar se a bomba liga. Mas tenho algum receio.
    Agradecia se alguém me pudesse ajudar.
    Obrigado
  2.  # 2

    Se calhar está confundida.A lareira deve fazer só aquecimento,a bomba não liga porque coloca o termostato a uma temperatura muito elevada 90º,e essa bomba só lhe vai fazer circular a água nos radiadores,penso não estar enganado segundo o que entendi. Aconselho a colocar o termostato +- a 50º e verifique que quando a temperatura atingir esse valor a bomba liga aquecendo os radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: conchichina
  3.  # 3

    Não estou a perceber. Tem um recuperador com caldeira a água, que aquece os radiadores? Certo? Para aquecer aguas sanitárias deverá ter um acumulador digo eu. Esse sistema deve ter um vaso aberto convém conferir para ter a certeza do circuito ter água. O termostato deve accionar aos 60º . E a bomba não funciona, a temperatura ainda não atingiu a que indicou, também poderá estar com ar e deve desapertar o parafuso grande para fazer a purga. Para já é o que estou a ver mas pode ser muitas outras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: conchichina
  4.  # 4

    circulador pc 1025 roca, este é o nome da bomba que utilizo.

    O que deu para perceber do sistema é o seguinte:
    No telhado tenho um depósito para a água fria que entra noutro depósito aquecido pela lareira. Desse depósito sai a água quente. Eu sei, porque o sistema funcionou uma vez e este ano não consigo fazê-lo funcionar, foi uma questão de sorte. E quando ele funcionou tive água quente nas torneiras e nos radiadores. Este ano não consigo fazê-lo funcionar. Então devo purgar a bomba desapertando o parafuso para sair o ar, e devo fazê-lo também nos radiadores?
  5.  # 5

    Por baixo da Bomba tenho uma torneira que divide a água, para os radiadores e a água para as torneiras. E pelo que percebi no termómetro ligo coloco a temperatura que quero e quando atingisse aquela temperatura, a bomba deveria ligar.
  6.  # 6

    A bomba deve estar bloqueada. Torneira...? Onde está a bomba? não está atrás do recuperador ou está no telhado?
  7.  # 7

    Não, eu vou tirar umas fotos talvez seja mais fácil ajudar-me. Isto é um sistema antigo. Tem a lareira, do lado direito ao fundo está a bomba e por cima tem o termómetro.
  8.  # 8

    ok!
  9.  # 9

    Colocado por: conchichinaAconselharam-me a deixar a temperatura da água até ao máx, 90ºC



    xiiiiiiiiiiiiiii patrão quem lhe disse isso enganou-o bem..................... coloque a 65º, 70º senão daqui a pouco vai perguntar o porque de a lareira sacar raters!!!
    se a bomba mesmo assim não funcionar ela deve estar ferrada, ai então á que meter as maos á obra e desbloquear a bomba!!
    • acmc
    • 14 novembro 2012

     # 10

    Boa tarde.

    Será que a bomba trabalha?
    Coloque o termostato no mínimo e em princípio a bomba deve sentir se a trabalhar.
 
0.0142 seg. NEW