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  1.  # 1

    Gosto da vida ao ar livre, e já tenho piscado o olho varias vezes a barquinhos.
    Não enquando algo a curto a médio prazo, mas algo que gostava de ir aprendendo para quando daqui a uma decada ou duas puder concretizar.

    Lanço então este tópico para ir tirando umas duvidas, e partilhar informações.
    Convido outros interessados em iniciarem-se no mundo nautico a participarem e trazerem as vossas duvidas tambem.

    Portugal é um pais excelente para ter um barquinho, não só pela extensa costa mas tambem pelos rios e albufeiras . E o alqueva.

    Do pouco que já andei a ver nos usados da net, os poucos pressupostas a que já cheguei seriam:

    >Um barco facilmente transportavel atras da minha Carrinha Mercedes Classe E 220Cdi de 143CV

    >Nao preciso de velocidade, apenas que gaste o minimo possivel

    >Motor a 4 tempos para poder andar em todo o lado

    >Era optimo que desse para pernoitar 2 a 3 pessoas.

    Exemplo do que me parece mais plausivel : http://se-faro.olx.pt/riamar-cabinado-6-metros-com-mercury-25cv-com-ancoradouro-iid-439088959




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    Entretanto ha bocado lembrei-se se seria facil adaptar motores diesel de automoveis ou comerciais, e encontrei umas coisas.
    Antes do mais percebi que muitos motores de automoveis têm a sua versao marine.
    E apercebi ainda que ha malta que se dedica a transformar motores, como este tipo por este tipo que aplicou 2 motores 1.9 Diesel Peugeot / Citroen num barco-casa modelo RLM 31 Bahama :

    http://www.leomagill.co.uk/ . Neste site têm ainda algumas fotos de viagens que fazem.

    Engines: 2 x 1.9 Peugeot diesels (XUD9)
    (Previously 2x 2.5 BMC diesels)
    Sterngear: 2 x Enfield 130 outdrives
    Props: 14" X 10" Lh/Rh
    Fuel: Approx. 440 litres
    Water: Approx 270 litres
    Nav aids: Depth sounder, dsc vhf, gps plotter,
    Radar reflector, Foward looking Sonar

    Aqui estao os motores dos Peugeot 1.9 diesels (XUD9) a serem " marinados " http://www.orthoticlocum.co.uk/leomagill/pugs/ .
    Porque será que usou um par ? Para ter os dois a trabalhar ao mesmo tempo, ou para redundancia ?

    Estes sao os RLM 31 Bahama , são construidos em inglaterra e é tipo uma autocaravana aquatica: http://www.jonesboatyard.co.uk/boat-sales/rlm-bahama--boats-for-sale.html

    Penso que são muito usados em inglaterra, franca, holanda...










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    Esta lancado o tópico.

    Boas conversas !
    •  
      imbs
    • 17 julho 2013

     # 2

    Você não pára, até me dá inveja a sua iniciativa, irra...
  2.  # 3

    Um dia deixo-o dar uma volta no meu... costuma andar pelo rio Cávado.
      royal-falcon-fleet-135-2.jpg
  3.  # 4

    Boas.
    relativamente a este assunto posso dar alguma ajuda:

    tenho um fibromar com 4 metros de comprimento e motor de 30 CV suzuki. já é velhinho mas está em bom estado.
    em termos de tamanho, acho o ideal, porque facilmente se transporta atras do carro; fica sempre na garagem, consigo mete-lo e tirá-lo da água praticamente sozinho.
    se fosse maior já era mais complicado.
    leva 4 pessoas, com duas anda muito bem.
    não é para pernoitar, é só mesmo para dar umas voltas e pesca desportiva.
    o motor é a 2 tempos (como disse já é velhinho). e um motor a 4 tempos com esta potencia é muito caro.
    quanto a despesas:
    seguro 80 euros; imposto de circulação acho que são 75,00; taxa de farolagem 7 euros; e manutenção... depende do trato
    conte também com algumas despesas com o atrelado, se entrar na água salgada...
    o meu cada vez que mudo um rolamento da roda são 90 euros
    o motor também levou uma reparação recente (cerca de 500 euros)... devido ao sal
  4.  # 5

    Um dia deixo-o dar uma volta no meu... costuma andar pelo rio Cávado.

    Sei de fonte limpa que não é grande coisa. Janelas sem protecção exterior, a caixilharia é fraca, a tubagem é em PPR, não cumpre as acessibilidades e o WC de serviço abre para o hall.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 6

    Eu nem um zebro conseguia comprar...

    Se ganha-se o euro-milhões comprava nacional, comprava um semi-rigido da Searibs.

    http://www.searibs.com/index.php?option=com_content&view=article&id=109&Itemid=129&lang=pt
  6.  # 7

    Colocado por: j cardoso
    Sei de fonte limpa que não é grande coisa. Janelas sem protecção exterior, a caixilharia é fraca, a tubagem é em PPR, não cumpre as acessibilidades e o WC de serviço abre para o hall.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira


    Lollllllll

    Bem, não vou atrapalhar o raciocínio do nosso amigo civismo.. aliás, vamos ajudá-lo a escolher um para ver se o próximo almoço do fórum é em alto mar.... ;)
  7.  # 8

    O que eu tenho ouvido há já vários anos é que o dono de um barco só é feliz 2 vezes, quando o compra e quando o consegue finalmente vender.
    Boa sorte.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 9

    Boa Tarde
    O exemplo que mostra, um cabinado com 6 metros com 25 CV, se levar 4 ou 5 pessoas nem deve conseguir planar na água. Este facto é importante pois quando o barco começa a planar diminui o atrito e reduz o consumo. Os barcos cabinados habitualmente não são leves, a não ser que sejam de má construção.

    Tenho um Cobalt com 6 metros e tal, que pesa quase 2 toneladas, para mar calmo (pois tem a proa aberta) com motor de 250 cv interior e por época faço médias de 12 litros á hora. Agora só consigo estas médias se a velocidade for moderada e o peso (nº pessoas a bordo - 2 a 3).
    Tem que optar por um motor fora de borda ou interior. O motor interior tem a manutenção mais cara, em especial se andar no mar, mas tem outras vantagens.
    Os semirrígidos são mais leves, mais fáceis de transportar, permitem motores fora de bordo com menor potência, agora não pode pernoitar neles.
    Tem muitas variáveis em jogo, e uma grande carga de trabalhos ..... boa sorte, bem vindo ao clube.
    Almeida
  9.  # 10

    Colocado por: imbsVocê não pára, até me dá inveja a sua iniciativa, irra...


    LOL, entao ? Quer que eu me reprima e guarde as minhas duvidas existenciais só para mim ?!!?
    •  
      imbs
    • 17 julho 2013

     # 11

    Colocado por: civismoLOL, entao ? Quer que eu me reprima e guarde as minhas duvidas existenciais só para mim ?!!?


    Sim!!!!!
  10.  # 12

    Colocado por: Gabinete OPO que eu tenho ouvido há já vários anos é que o dono de um barco só é feliz 2 vezes, quando o compra e quando o consegue finalmente vender.
    Boa sorte.

    www.gabineteop.com


    Xiii ja hoje li essa frase!

    Espero que isso nao aconteca com as roulotes, pois ando para comprar uma mais ano menos ano !
  11.  # 13

    Colocado por: imbs

    Sim!!!!!


    Lol, entao e porque nao deixa de seguir os meus topicos ??
  12.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreiraBoas.
    relativamente a este assunto posso dar alguma ajuda:

    tenho um fibromar com 4 metros de comprimento e motor de 30 CV suzuki. já é velhinho mas está em bom estado.
    em termos de tamanho, acho o ideal, porque facilmente se transporta atras do carro; fica sempre na garagem, consigo mete-lo e tirá-lo da água praticamente sozinho.
    se fosse maior já era mais complicado.
    leva 4 pessoas, com duas anda muito bem.
    não é para pernoitar, é só mesmo para dar umas voltas e pesca desportiva.
    o motor é a 2 tempos (como disse já é velhinho). e um motor a 4 tempos com esta potencia é muito caro.
    quanto a despesas:
    seguro 80 euros; imposto de circulação acho que são 75,00; taxa de farolagem 7 euros; e manutenção... depende do trato
    conte também com algumas despesas com o atrelado, se entrar na água salgada...
    o meu cada vez que mudo um rolamento da roda são 90 euros
    o motor também levou uma reparação recente (cerca de 500 euros)... devido ao sal



    Obrigado pela sua explicação !

    Quanto a custos associados a ter um barco, não percebo porque uns estao isentos e outros não, por ex este anuncio http://se-faro.olx.pt/riamar-cabinado-6-metros-com-mercury-25cv-com-ancoradouro-iid-439088959 diz :
    " não paga qualquer imposto, apenas paga de seguro 50€ "

    E quais as limitações ?
    Ja sei que para ter um barco é preciso carta de marinheiro, certo ? Para todos ou só a partir de determinadas caracteristicas / dimensoes ?
    E com carta de marinheiro so pode afastar 3 milhas da costa, right ?

    E para andar no alqueva tambem é preciso carta de marinheiro ?
    •  
      imbs
    • 17 julho 2013

     # 15

    Colocado por: civismoLol, entao e porque nao deixa de seguir os meus topicos ??


    Estou-me a meter consigo. Não sei como consegue ter energia para tanta coisa e tantos assuntos...



    Colocado por: civismoEspero que isso nao aconteca com as roulotes, pois ando para comprar uma mais ano menos ano !


    Isto sim, tenho inveja e interessa-me. Andei a ver para alugar este ano, para saber o que seria. Mas sai mais barato ir para hóteis (a experiência é diferente eu sei). Eu por acaso vejo mais o civismo a comprar uma carrinha e a adaptá-la. Mas não vamos poluir o tópico dos barcos!
  13.  # 16

    Colocado por: almeida94Boa Tarde
    O exemplo que mostra, um cabinado com 6 metros com 25 CV, se levar 4 ou 5 pessoas nem deve conseguir planar na água. Este facto é importante pois quando o barco começa a planar diminui o atrito e reduz o consumo. Os barcos cabinados habitualmente não são leves, a não ser que sejam de má construção.

    Tenho um Cobalt com 6 metros e tal, que pesa quase 2 toneladas, para mar calmo (pois tem a proa aberta) com motor de 250 cv interior e por época faço médias de 12 litros á hora. Agora só consigo estas médias se a velocidade for moderada e o peso (nº pessoas a bordo - 2 a 3).
    Tem que optar por um motor fora de borda ou interior. O motor interior tem a manutenção mais cara, em especial se andar no mar, mas tem outras vantagens.
    Os semirrígidos são mais leves, mais fáceis de transportar, permitem motores fora de bordo com menor potência, agora não pode pernoitar neles.
    Tem muitas variáveis em jogo, e uma grande carga de trabalhos ..... boa sorte, bem vindo ao clube.


    Almeida



    Credo tantos cavalos , não é o meu objectivo mesmo ! Quero algo super economico e para andar devagar... não existe nada tipo o VW Lupo Tdi mas nos barcos ?
  14.  # 17

    Colocado por: imbsEstou-me a meter consigo. Não sei como consegue ter energia para tanta coisa e tantos assuntos...


    Hum.. entao se calhar é por isso que ando cansado / fatigado e tenho a secretaria inundada de papeis ! E a oficina parece mais um aterro do ponto electrão :P


    Colocado por: imbsIsto sim, tenho inveja e interessa-me. Andei a ver para alugar este ano, para saber o que seria. Mas sai mais barato ir para hóteis (a experiência é diferente eu sei). Eu por acaso vejo mais o civismo a comprar uma carrinha e a adaptá-la. Mas não vamos poluir o tópico dos barcos!


    Nao polui nada, acho que barcos e caravanas andam de mãos dadas, até porque vejo um barco mais como uma especie de caravana aquatica, faz todo o sentido que dê para dormir, nem que seja ter superficie para estender o saco de cama e dormir sob um manto de estrelas.
    Para isso e para mergulhar.

    Muito fixe deve ser tambem os barcos-casa que se podem alugar no alqueva : http://www.amieiramarina.com/pt/

    O preço é probitivo, mas para algo especial tipo aniversario de namoro / casamento, etc etc pode ser uma prenda bem gira , tipo " a vida é bela" :)

    Olha, e entrentanto encontrei este artigo , pode-se tirar a carta de marinheiro no alqueva: http://myguide.iol.pt/profiles/blogs/actividades-amieira-marina-da
      ELucas722008_0875Cpia[1].JPG
  15.  # 18

    Colocado por: civismoQuanto a custos associados a ter um barco, não percebo porque uns estao isentos e outros não, por ex este anunciohttp://se-faro.olx.pt/riamar-cabinado-6-metros-com-mercury-25cv-com-ancoradouro-iid-439088959diz :
    " não paga qualquer imposto, apenas paga de seguro 50€ "

    com menos de 25 CV não paga imposto de circulação (não tenho a caerteza se é 25 ou 20)...

    mas com motores dentro desta gama 20 a 30 CV, escolha um barco leve porque senão depois vai se arrepender... é que aquilo é bom é com o acelerador a fundo e o barco em alta velocidade...

    a carta de marinheiro é obrigatória, e actualmente acho que custa uns 350 euros .... a minha custou 10 contos ... em 1993

    pode sair de um porto de abrigo 3 milhas paralelamente à costa, e 5 milhas para norte ou para sul (se ainda não mudou).
    •  
      imbs
    • 17 julho 2013

     # 19

    Sim, isso do Alqueva deu no outro dia na televisão e também já vi, mas sim, são mesmo pornográficos os preços, pelo menos para a minha carteira. A questão da autocaravana, não compro porque não tenho onde a meter e isso obrigaria-me a que depois tivesse de lhe dar uso para assumir o investimento. O aluguer mais barato que encontrei, de empresa diga-se, foi a 60€ o dia. Com particulares encontra-se por 30€ mas são modelos bem mais antigos.
  16.  # 20

    em termos de carta depende daquilo que necessita e do barco que comprar..

    por exemplo a carta de marinheiro só lhe permite manobrar embarcações de comprimento até 7 metros e com potencia nao superior a 45kw. Só permite navegação diurna (uma hora depois do nascer e uma hora antes do por do sol) até 3 milhas da costa e 6 milhas de um porto de abrigo.

    Eu tenho um semi rigido para a brincadeira (voltinhas, boia de tracção e wakeboard) e pesca, um quicksilver de 5 metros com motor mercury de 50 cavalos a 2 tempos....
 
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