Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas caros amigos!

    Tenho uma bomba Technibel PHR 11 a funcionar com piso radiante a agua mas principalmente nos dias de muito frio ela dá mensagem de erro E01 (Alta pressão) e desliga-se o que causa grande transtorno porque geralmente é durante a noite e a àgua arrefece de tal forma que depois é preciso voltar a aquecer tudo e sabem como isso é desagradavel em € numa instalação de piso radiante.
    Fui verificar na lateral da bomba e tem lá 1.6 BAR de pressão..é o aconselhável ou esses bares não têm nada a ver com o erro que surge?
    Obrigado
  2.  # 2

    E quem montou o sistema o que lhe dizem?



    Patricia silva
  3.  # 3

    com é o controle do piso?

    pode colocar umas fotos dos colectores?

    e das ligações hidráulicas (agua) da bomba e dos elementos acessórios (caso os tenha, claro)?
  4.  # 4

    Problema resolvido! O aviso que dá é alta pressão do gaz dentro da bomba de calor e nao da agua..abraço e obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: t68masterProblema resolvido

    e qual foi a solução?

    que era alta pressão do gaz já se sabia, agora é preciso saber porque é que acontecia?
  6.  # 6

    segundo o tecnico este modelo dá se mal com temperaturas perto do 0..já tinha sido avisado disso. basta por exemplo ligar às 2 ou 3 da manhã e pedir o pico da bomba para por vezes "encravar"
  7.  # 7

    Colocado por: t68masterbasta por exemplo ligar às 2 ou 3 da manhã e pedir o pico da bomba para por vezes "encravar"


    não me parece que seja isso, a origem da bomba é de um clima mais frio que o nosso, e acha que o fabricante não previu as temperaturas negativas?

    creio que tem algum problema com o circuito hidráulico ou com o comando da bomba.



    pode colocar umas fotos


    da bomba e dos elementos acessórios


    ps: a Tecnibel é de origem francesa.
  8.  # 8

    sim eu sei que é francesa...a verdade é que em temperaturas de 5/6 graus ela nunca encrava
  9.  # 9

    a verdade é que em temperaturas de 5/6 graus ela nunca encrava

    agora tenho que lhe dar uma resposta técnica:
    a temperatura dos fluidos e sua pressão são directamente variáveis,

    uma das características dos fluidos refrigerantes é a sua linearidade de pressão\temperatura, esta usa o R410A

    a pressão do gáz a 40º (estamos a falar da alta pressão) (que é a temperatura maxima de impulso) é de 24bar, o pressostacto dispara a 30bar, e a temperatura mínima de serviço é de -16ºc,

    mais uma vez, para o pressostacto de alta disparar só pode existir algo que impeça a agua de circular, e adicionalmente alguém desactivou o fluxostacto.

    PS: informação retirada daqui pagina 22 e 23.
  10.  # 10

    portanto o que quer dizer é que talvez as bombas que depois fazem circular a agua possam estar a "bloquear" essa agua quente e dar esse erro?
  11.  # 11

    e quanto menor for a temperatura exterior, menor é a temperatura de impulsão de agua.
  12.  # 12

    obrigado, tem algum conselho para me dar que possa testar?
  13.  # 13

    Colocado por: t68masterfazem circular a agua possam estar a "bloquear" essa agua quente e dar esse erro?

    mais ou menos,

    era importante saber como foi feito o balanço hidráulico da instalação, e para isso era importante saber o que tem instalado,

    o mais habitual é não existir nada a fazer essa compensação e basta ficarem somente 2 ou 3 termostactos interiores ligados para as bombas de calor começarem a dar erros de circulação e alta pressão.
  14.  # 14

    entre o deposito de inercia e a instalação tenho 2 bombas circuladoras de agua..uma do deposito que esta numa garagem para dentro de casa e depois na casa das eletrovalvulas uma outra que faz circular a agua pelo chao radiante

    isto está desta forma porque a instalação de origem era com caldeira a gasoleo de alta temperatura..era necessário mandar a agua pra caixa de casa e depois arrefece-la....estando à temperatura depois a outra bomba espalhava pelo chao da casa...faço me entender?
  15.  # 15

    Colocado por: t68masterentre o deposito de inercia

    alguma coisa não esta definitivamente bem na maquina, com deposito de inercia não pode haver temperatura\pressão elevada,

    o filtro de agua está limpo?
    o pressostacto estará em condições?
  16.  # 16

    ora bem para esclarecer algumas duvidas e obter mais alguns conselhos seguem fotos da instalação...penso que nesta altura existe uma bomba a mais no circuito visto não ser necessário misturar agua fria visto que a BC coloca a agua à entrada das eletrovalvulas a 26-29º temperatura que corre "direta" no chão

    1

    2

    3

    já agora alguem sabe o que este modulo faz? tem um dos encaixes partidos

    4
  17.  # 17

    o deposito de inercia

    pode tirar uma foto ao deposito de inercia?
    e as ligações do mesmo?
  18.  # 18

    Colocado por: t68masterBoas caros amigos!

    Tenho uma bomba Technibel PHR 11 a funcionar com piso radiante a agua mas principalmente nos dias de muito frio ela dá mensagem de erro E01 (Alta pressão) e desliga-se o que causa grande transtorno porque geralmente é durante a noite e a àgua arrefece de tal forma que depois é preciso voltar a aquecer tudo e sabem como isso é desagradavel em € numa instalação de piso radiante.
    Fui verificar na lateral da bomba e tem lá 1.6 BAR de pressão..é o aconselhável ou esses bares não têm nada a ver com o erro que surge?
    Obrigado


    Tenho o mesmo problema lá em casa. Esta instalação foi feita por uma empresa do Porto, mas a bomba de calor, uma Technebell PHR, foi fornecida por outra empresa. Acontece que a empresa que fez a instalação, instalou a máquina num local resguardada das intempéries do clima. Acontece que passado algum tempo, o erro E01 começou a surgir e passou a dar demasiadas vezes. Foram lá ver o que se passava e sugeriram (empresa fornecedora da máquina) a instalar num local mais exposto ao sol, e assim foi. Mas também concordou que o erro não deveria ser suposto dar. Sendo uma máquina nova. Desconfiou das válvulas de 4 vias. Assim, a máquina voltou para reparação e voltaram a instalar no local aconselhado pelo técnico da empresa que vendeu a máquina. O que é certo é que durante algum tempo trabalhou sem problema, mas com a descida da temperatura, o erro voltou e voltou com alguma persistência. Isto tudo para saber, qual foi a solução encontrada para o problema? E mais, a máquina ainda está dentro da garantia, mas a empresa que forneceu a máquina, depois de vários e-mails, a reclamar a situação, não a vejo com muita vontade de trocar a máquina. Algum conselho?
  19.  # 19

    Boas, o meu erro 01 era provocado pela instabilidade de corrente eletrica da rede que provocava conflitos no arrancador
    •  
      aacc
    • 7 dezembro 2017

     # 20

    4 anos para solucionar o problema?
 
0.0209 seg. NEW