Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 21 setembro 2009 editado

     # 1

    Olá a todos
    Há algum tempo que lancei um tópico - ideias para casinha velha,por sinal muito participado, mas como em tudo na vida, também as ideias que vamos tendo em relação a um espaço, vão sempre sendo alteradas, ou por razões económicas ou de limitações legais, ou porque se aproveitou a oportunidade de remodelar a casa que comprei com poucos custos, como foi o caso.
    Para relembrar, na altura pensava dar só um jeito à construção existente e construir de raiz uma outra num terreno contíguo, "fazendo-as comunicar" sem paredes, pelo exterior -jardim, zona de lazer,... porque julgava que só podia ampliar 28m2, o que era muito pouco.
    Acontece que consegui remodelar o que exitia por valores muito bons e vim a saber que o terreno era maior do que o que consta dos registos, o que significa que posso ampliar não os 28 mas sim 50m2.
    Neste momento a casa está em obras e tem cozinha, WC e 2 quartos pequenos, tendo sido mantida a arquitectura original. Falta-me portanto uma sala e eventualmente mais um pequeno quarto ou uma arrecadação.
    Nada disto parece muito complicado, não fosse o facto de ter muita pena em mudar completamente a arquitectura exterior da casa que eu acho lindinha e não queria alterar.
    O que eu gostaria era de contruir a sala afastada da casa e arranjar uma forma de as ligar( aqui teria de ser com paredes e telhado claro, tipo corredor), mas com o menor volume possível, preservando ao máximo as fachadas da casa existente de modo a manter ao máximo o aspecto que tem, de casinha pequena alentejana.
    Pensei em recriar por exemplo um forno, um estábulo, um bebedouro de animais,sei lá, qq coisa que já existisse e servisse de ligação ( o que efectivamente não acontece, mas inventava-se:))
    O pior é que não estou mesmo a ver como e por isso peço as vossas ideias, posso contar convosco?
    Vou anexar dois ficheiros. Um com a minha ideia inicial de ampliação que é a única de que consegui fazer um esboço ligando a sala à casa pela parede nascente que é a única que permite a ligação e outro com a fotografia da casa para perceberem o que sinto se não houver outra solução senão esta. (Há uma construção à direita para demolir e o terreno onde posso construir tambem fica à direita da casa)
    Peço a vossa ajuda com ideias e agradeço desde já
    Obrigada
    • ecsm
    • 21 setembro 2009

     # 2

    Os ficheiros nao foram vou tentar mais tarde.
    Agora há trabalho
    • ecsm
    • 21 setembro 2009

     # 3

    Olá outra vez

    Vou tentar agora enviar os ficheiros, mas não está a ser fácil.
    Penso que assim entenderão porque vos pedi ajuda.
    A casinha é mesmo linda, não é? e alterá-la, é quase crime. O problema é que não chega para as necessidades.
    Fico à espera das vossas preciosas sugestões, sejam elas vindas dos muitos e excelentes técnicos deste forum ou de simples interessados nestas coisas, mas leigos como eu.
    Obrigada
      foto casa.jpg
    • ecsm
    • 21 setembro 2009

     # 4

    E agora a planta com a ampliação que pensei mas que me está a custar pois vai alterar o aspecto da casa que eu queria manter ao máximo.
    Já agora , a construção que vêm à direita é um barracão que vai ser demolido e seria aí que eu gostaria de fazer a sala.
    Espero que percebam
      ampliação.jpg
  1.  # 5

    Compreendo-o. Mas, para ficar bem feito, só mesmo indo ao sítio, e desenhar, desenhar e, se sobrar tempo, desenhar mais um bocado...
  2.  # 6

    ecsm deve contratar um arquitecto, nem que seja para dar-lhe as principais directivas, essa intervenção tem de ser muito cuidada, algo fora do sitio e estraga a casa que existia, que é realmente bonita, é daqueles casos que bem feito é uma grande mais valia, mas há imensas possibilidades de estragar, é muito fácil neste caso.
    contrate um arquitecto não lhe sai caro, e é caso mais que para isso.
    é o meu conselho mesmo.
    pode facilmente estragar o que existe.
    • ecsm
    • 22 setembro 2009

     # 7

    É o que farei mas umas ideias aqui, de quem é entendido também seriam uma mais valia pois corro o risco de chegar ao arquitecto e não conseguirmos ultrapassar esta ideia da simples ampliação como no esboço que eu fiz ou qualquer outro parecido.
    Por isso é que estou a apelar à vossa criatividade e saber
    obrigado
  3.  # 8

    aquela casa que se encontra ao lado.... é o que? não dá para a aproveitar para alguma coisa? ou tentar ligar as duas... não sei muito bem...
  4.  # 9

    ecsm

    a mais valia que pode acrescentar é seguramente amadurecer muito como gosta de viver ou melhor como gostaria de viver naquele local depois o arquitecto a par consigo faz o resto.
    • ecsm
    • 22 setembro 2009

     # 10

    sergyio

    A construção ao lado direito é um barracão mas que está em muito mau estado e terá que ser demolido.
    É nessa zona que gostava de fazer a sala
 
0.0108 seg. NEW