Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Hugo S.
    • 22 setembro 2009 editado

     # 1

    Olá,

    Tenho actualmente uma HPP onde resido, mas vou adquirir uma nova HPP para onde me irei mkudar, para posteriormente vender a actual.
    Como nos cálculos de mais valias, fala-se sempre de HPP por HPP, a minha pergunta é a seguinte:

    - Quando fizer a escritura da nova casa, posso ficar com duas HPP, ou tenho que obrigatoriamente de passar a antiga para HS? Se a tiver de passar para HS, e depois a vender, já não posso aplicar reinvestir Mais Valias?

    Obrigado
    • jma
    • 22 setembro 2009 editado

     # 2

    ... ainda perdi uns tempinhos a perceber que nova HP era esta.... ;)... podia ainda tentar falar mais em código, mas só pode ter uma HPP... isto é .. se estivermos a falar de habitações.... próprias... permanentes!... mas pode decidir manter a actual como permanente e nova como casa de férias...secundária... ou ao contrário... mas se vai vender a actual tem um prazo de dois anos (? alguém confirme este prazo pff) após a compra, para abater às MV .... (ahhh, é verdade.... às mais valias), o valor da compra.
    •  
      FD
    • 22 setembro 2009

     # 3

    Colocado por: jmaum prazo de dois anos

    Confirmo a possibilidade, mas o prazo passou para 36 meses.
    • jma
    • 22 setembro 2009

     # 4

    pois! tinha a ideia do prazo ter alargado, mas como não tinha a certeza... ;)
  1.  # 5

    LOL, peço descukpa pelo erro.

    Mas segundo as finanças o reinvestimento apenas ocorre quando se vende HPP e se Adquire HPP, ou seja penso que não poderei declarar esta nova casa como Secundária certo?
    O que não percebo é como posso ter duas Habitações prórpias permanentes durante o tempo entre a aquisição e a venda.
    • 1348
    • 22 setembro 2009

     # 6

    Atenção só pode ter um HPP (a que consta como morada fiscal - que é a sua morada legal). Se quando comprar a nova casa não mudar a morada nas finanças, quando vender a outra, não consideram nas mais valias que a venda dessa irá ser para investir na outra, que vai comprar agora.

    As finanças têm isso agora muito controlado, e durante cinco (acho) anos podem vir pedir o pagamento de mais valias....
  2.  # 7

    Colocado por: 1348Atenção só pode ter um HPP (a que consta como morada fiscal - que é a sua morada legal). Se quando comprar a nova casa não mudar a morada nas finanças, quando vender a outra, não consideram nas mais valias que a venda dessa irá ser para investir na outra, que vai comprar agora.

    As finanças têm isso agora muito controlado, e durante cinco (acho) anos podem vir pedir o pagamento de mais valias....


    Ok, mas presumindo que ao adqurir a nova, a declaro como morada fiscal e a compro como HPP, o que tenho de fazer à antiga? Nada?
    • jma
    • 22 setembro 2009

     # 8

    ... nada... como o FD disse, tem 36 meses para a vender, se quiser abater às mais valias dessa venda, a compra da "nova" casa.. é claro que quando a casa que compra se torna a sua habitação permanente, e só vender a "velha" 3 anos depois, vai perder eventuais isenções de IMI dessa casa, sendo que poderá ter isenção de IMI na "nova"..depende dos valores envolvidos.. ou seja, só vejo vantagens em considerar desde logo a sua nova casa como habitação permanente, e não esperar vender a velha até fazer essa alteração...
  3.  # 9

    Pois neste caso, a Nova terá sempre de ser a HPP pois poderei ter isenção na mmesma, coisa que já não tenho na actual.

    Ou seja, eu não tenho de declarar a actual como HS, apenas tenho de declarar a nova como HPP mudando tb a morada fiscal, e voilá ...

    Thnks :)
    • 1348
    • 22 setembro 2009

     # 10

    Se não quer vender a antiga, a única coisa que lhe vai acontecer é perder a isenção do IMI (se a tiver), porque o problema das mais valias por agora não se põe.

    Agora se quiser manter as duas é melhor estudar qual é que tem vantagens em ser a sua HPP, nomeadamente nas isenções de IMI.(só pode ter numa)
  4.  # 11

    Eu quero vender, isso não é dúvida :)

    A minha dúvida é o prazo que decorre netre a aquisiçºão da nova e a venda da antiga, pois tal como diz só posso ter uma HPP.

    O problema aqui é que vou adquirir antes de vender, ou seja durante um tempo, vou ter 2 casas.
 
0.0115 seg. NEW