Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    No caso de meter um projecto de alteração de uma moradia com 25 anos para ampliar a mesma, apenas no R/C, irá ser obrigatório colocar painéis solares?

    Cumps
  2.  # 2

    Não, se a obra não representar mais de 25% do valor total do conjunto.

    É subjectivo, o valor a dar... terá q ser justificado no projecto de RCCTE.
  3.  # 3

    Carp Pedro Barradas

    Uma correcção ao seu post. Os 25% referem-se apenas à envolvente do edifício (paredes exteriores, cobertura ou laje superior e laje inferior) e não a toda a construção (p.ex. o custo associado a obras de interiores não é contabilizado).

    O regulamento RCCTE refere que o mesmo se aplica em ampliações, às partes novas da construção e não a todo o conjunto existente. Quanto aos paineis solares, depende da ampliação e da existência ou não de área adequada para os mesmo, mas desde já o aconcelho a pensar seriamente nisso pois a poupança energêtica é substancial.
  4.  # 4

    Onde é que se encontra referido, inequivocamente, que os 25% se reportam apenas à envolvente Exterior?
  5.  # 5

    No nº 4 do Artigo 2º (Ambito de aplicação) lê-se o seguinte:~

    "...intervenções na envolvente ou nas instalações cujo custo seja superior a 25% do valor do edifício..."

    Atenção que não referí envolvente exterior mas sim envolvente. O que quer dizer de uma forma simples, paredes e lajes que delimitam a fracção, seja em contacto com o exterior ou não.

    Ou seja, pode alterar o interior sem alterar a envolvente da casa, e assim não fica abrangido pelo regulamento (p.ex: alterar a laje interior num duplex). De qualquer forma, poderá sempre solicitar um esclarecimento à ADENE.

    Se se efectuar alterações às instalações, e aqui entende-se as instalalções produtoras de água quente já que o RCCTE apenas se refere a estas, e se estas chegarem aos 25% do custo definido, fica abrangido pelo regulamento, mas apenas na parte que altera, ou seja, nas instalações.

    Quanto ao custo de referência, este é publicado por portaria anualmente. Confesso que não sei o custo actual mas será uma questão de consultar o site da ADENE para averiguar.
  6.  # 6

    f_ribeiro... Não concordo com a sua interpretação da legislação.
    Tem que colocar a frase toda da legislação e não apenas essa parte. O sentido da frase não diz o pretende fazer dizer!!!

    cump.
 
0.0106 seg. NEW