Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho neste momento instalado um automatismo proteco, num portão de duas folhas.
    Acontece que em dias de temperaturas baixas funciona bem, sem qualquer problema.
    Em dias de calor, como hoje (cerca de 29ºC), o automatismo fica descontrolado, não funciona com os tempos que estão programados, por vezes até funcionam com uma velocidade mais lenta do que é normal, levando em ambos os casos a que o portão nunca feche na sua totalidade, o que me obriga a fazer uso das chaves dos motores para os fechar manualmente.
    Ora isto já aconteceu pouco depois de ser instalado o sistema. Eu informei o instalador e posteriormente, depois de confirmarmos que o motor não indicava qualquer erro, nem sequer erro de fotocelulas, o mesmo veio trocar a placa electrónica. Isto foi no passado dia 18 de Abril. O automatismo tem funcionado bem até hoje quando o mesmo problema voltou a acontecer...

    Gostaria de perguntar se mais alguém teve um problema idêntico, seja com esta marca, seja com outra, e se me podem ajudar indicando o que estaria no vosso caso a causar esse mau funcionamento. O que acho mais estranho é ser apenas em dias de maior calor...

    Apresento uma foto que mostra como o portão (não) está a fechar neste momento...

  2.  # 2

    Pode não ser do calor mas sim da incidência solar nos sensores. Experimente fazer sombra nos sensores quando está a tentar abrir ou fechar o portão. Eu sei que parece parvo mas é o que se passa com o sistema do meu vizinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  3.  # 3

    Colocado por: Joao DiasPode não ser do calor mas sim da incidência solar nos sensores. Experimente fazer sombra nos sensores quando está a tentar abrir ou fechar o portão. Eu sei que parece parvo mas é o que se passa com o sistema do meu vizinho.


    Agradeço a sugestão, por acaso lembrei-me desse pormenor e apesar do sol não incidir directamente nas fotocelulas (devido à posição do muro, o sol incide no muro da parte interior e as fotocelulas estão sempre à sombra como se vê na imagem) já estive precisamente a fazer alguns testes com uma pala que improvisei.
    No entanto o problema mantém-se. Já contactei o instalador e pedi inclusive para questionar a marca sobre algum problema semelhante.
    É estranho porque já foi trocada a placa electrónica e o problema mantém-se. Só acontece durante dias de maior calor porque em dias com temperatura mais baixa não tenho nada a apontar, o automatismo funciona sem qualquer problema. Apenas a caixa e os motores apanham sol directo mas até a caixa já protegi pois lembrei-me que talvez a placa fosse aquecer muito e fosse isso a gerar o problema, no entanto nem assim resolveu.
  4.  # 4

    abra a célula e veja em que posição está o chante, é uma pecinha preta pequena em plastico.
    A mim mandaram mudar de posição, mas também verifiquei que um poste que está no passeio faz reflexo fazendo com que a celula fique sempre a actuar, ou veja se tem alguma teia pequena em frente do sensor...veja estas opções.
  5.  # 5

    Hoje coloquei umas telhas a tapar a caixa, para evitar que os raios incidam directamente e cause um aquecimento maior.
    Coloquei também um pedaço de cartão a envolver o pino que trava a abertura do portão para evitar algum reflexo.
    Verifiquei os sensores, está tudo ok por fora.
    Só não abri para fazer a sugestão do carlosfbmanuel, caso o problema se mantenha vou verificar. Mas acho estranho que possa ser disso porque, como já referi, normalmente trabalha bem e sem problema e só funciona mal quando está muito calor.
  6.  # 6

    Onde está a placa electrónica de controlo?

    Que temperatura tem nesse sítio em dias de calor? Muitas electrónicas funcionam apenas numa gama de temperaturas relativamente baixa, se estiver dentro de uma caixa sem ventilação a temperatura sobe bem mais do que se pensa.

    Outro problema é que as electrónicas fazem uso de componentes externos que normalmente variam as suas propriedades com o calor... pode ser esse o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  7.  # 7

    Veja se pode colocar fotos do outro lado do portão e dos mecanismos.
  8.  # 8

    boas, o problema é que com o calor o involucro que protege o cenfim com o calor dilata e fraz fricção e por isso fecha mais devagar mas o tempo de trabalho programado continua a ser o mesmo. o que pode fazer e voltar a reprograma-lo nos dias de calor.se precisar de ajuda para o reprogramar não hesite em pedir. um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, flipey
  9.  # 9

    tente lubrifica-lo com massa propria para não "agarrar" lixo no involucro.
    Concordam com este comentário: sousal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  10.  # 10

    O problema é frequente e o rui.manager tem razão.
    Esses motores vêm com pouca lubrificação no veio sem fim e o fusível mecânico prende, aumentando o atrito fazendo com que o motor perca força. Deverá por isso de ser lubrificado e muitas vezes rectificado para aumentar a folga ajudando a lubrificação. Peça ajuda ao instalador pois em muitos casos perde garantia alem de se ter atenção aos vedantes.
    Se programar com calor, nos dias mais frios a temporização será maior ficando os motores a trabalhar mais tempo após o fecho ou abertura.
    Se aumentar a força, essa poderá ultrapassar os 160N ditados pela lei e ser perigoso.
    Os componentes electrónicos da actualidade já aguentam temperaturas elevadas e as células são responsáveis pela inversão do portão não tendo nenhuma influencia na força ou temporização. O "shunt" da célula é um atenuador de potência que vem substituir os filtros plásticos de algumas marcas, só faz falta ligar quando as células distam a menos de dois metros ou quando o portão é espelhado normalmente em Inox. É preciso ter muito cuidado porque em algumas células o único "shunt" que existe é o da comutação de tensão quando a alimentação é de 12 V e não 24V se ligarem a célula queima.
    Concordam com este comentário: rui.manager
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  11.  # 11

    Peço desculpa a todos, já há algum tempo que não vinha aqui a este tópico....
    Agradeço ainda as sugestões apresentadas. A questão da lubrificação vai precisamente ao encontro do que hoje desconfiei ao observar o mesmo problema no funcionamento dos braços.

    Entretanto foi feita uma alteração nos suportes do portão ao muro. Está neste momento mais estável e por uns dias os motores trabalharam bem sem qualquer problema.
    À volta da caixa de comando coloquei inclusive uma outra caixa, de esferovite, aberta apenas por baixo, para evitar sobreaquecimento em dias de grande calor.

    Apesar de ter trabalhado bem estes ultimos dias (pensava eu ter o problema já resolvido), hoje ao chegar a casa a meio da tarde (muito, muito calor), ao dar comando para abertura deparo-me com o mesmo problema, os motores trabalham o tempo todo programado mas noto precisamente um maior atrito nos veios.

    Reprogramar para dias de verão (dias mais quentes) não é solução porque no final do dia, com o baixar da temperatura os motores começam a trabalhar bem e sem qualquer problema.

    Que tipo de óleo ou massa deva utilizar neste caso?
    Eu já contactei o instalador explicando que o problema se mantém e para me arranjar uma solução. Não quero fazer nada que vá inviabilizar a garantia do mecanismo...

    Mais uma vez agradeço a todos as sugestões apresentadas.
  12.  # 12

    os meus funcionam bem...eu coloco uma massa branca de lubrificação e paço com o wd40 , este processo faço o ano todo, não só no verão e nem barulho nem redução de velocidade, contudo os motores estão colocados à sombra....o arquitecto e eng.º trabalharam bem a coisa....eheheheheh
  13.  # 13

    Colocado por: carlosfbmanuelos meus funcionam bem...eu coloco uma massa branca de lubrificação e paço com o wd40 , este processo faço o ano todo, não só no verão e nem barulho nem redução de velocidade, contudo os motores estão colocados à sombra....o arquitecto e eng.º trabalharam bem a coisa....eheheheheh


    já falei com o instalador.
    passei wd40 e enquanto o calor apertar vou fazendo testes.

    olhando para o sistema já me lembrei de fazer umas caixas de protecção à volta dos motores e braços. Algo que pudesse proteger e evitar um aumento de temperatura que provoque o mau funcionamento que vi ontem...

    Infelizmente os motores apanham o sol todo do início ao fim do dia...
  14.  # 14

    tem fotos dos motores?
  15.  # 15

    Logo quando chegar a casa já tiro fotos.

    Quando ia a sair para vir trabalhar os motores já estavam marados... Raios partam...
    • eu
    • 30 julho 2014

     # 16

    Nunca pensei que acontecessem problemas destes em marcas conceituadas...
  16.  # 17

    bem, com um atraso no trabalho e só cheguei à pouco, não dá para tirar foto sem claridade...
    amanhã já ponho fotos.


    Colocado por: euNunca pensei que acontecessem problemas destes em marcas conceituadas...


    Pois, nem eu... e acreditem que antes de decidir por esta marca ainda pesquisei um pouco e pedi várias opiniões.
    O instalador também estranha a situação e só diz que já instalou centenas deles e nunca nenhum lhe deu problemas.
    Sorte ou azar o meu só me dá dores de cabeça...
    Mas pronto, quero acreditar que seja realmente um caso isolado e que venha a ter resolução. Veremos.
  17.  # 18

    Então é fácil, se o instalador lhe disse isso, apenas que os substitua que estão com defeito.
    Concordam com este comentário: flipey
  18.  # 19

    Tambem tenho o mesmo problema " portão de 2 folhas automatistos protec" exposiçao solar virada a sul e o automatismo que nao fecha na totalidade é o que está a nascente "
    Tambem ainda nao consegui soluçao para resolver o problema...
    Espero que algum dos foristas ajude ..
  19.  # 20

    Se for o motor que penso já lhe expliquei (no post acima) como o instalador deve proceder. Esse problema é frequente.
    Lembro que a lubrificação tem de ser interna e não só em cima do veio. Em alguns casos o sem fim tem de ser rectificado.
    Se o instalador não lhe resolver o problema, após a garantia mande-mo para cima que eu resolvo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
 
0.0189 seg. NEW