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  1.  # 1

    Bem, isto não é um fórum auto, mas se calhar até tenho sorte...

    De umas semanas para cá, o meu carro tem feito um CLICK CLICK quando travo. O barulho vem da roda do lado do condutor.
    Levei à Norauto. Da primeira vez disseram que estava tudo bem com o carro (wtf)
    Voltei a levar uma semana mais tarde, porque o barulho intensificou... agora já tinha de mudar os discos, porque eles estavam vidrados e tal... (nunca vi um disco vidrado fazer click click)
    Peço referências de uma boa oficina aqui na redondeza, lá me indicam um mecânico.
    Levei lá o carro. O sr. deu uma volta comigo, identificou o barulho e disse que tinha de lá deixar o carro um dia.
    Lá deixei.
    Por fim disse que tinha de trocar a ponteira da transmissão, porque esta tinha folga. OK.
    Troquei... 120 aerious gastos.
    Ficou uns diazitos bom. Uma semana depois o carro voltou a fazer o barulho.
    Volto com o carro hj na oficina. Diz-me o mecânico. "ah e tal, que o cubo dos rolamentos também tinha folga, mas não quis trocar logo, pra ver se só com a ponteira resolvia o assunto. Mas sabe... também tem os amortecedores modificados (!!!???) para conservar mais os pneus (WTF!!!)
    Sinceramente, não que eu perceba muito de carros, mas já tive de trocar rolamentos uma vez, e DE CERTEZA que não era este barulho que o bicho fazia. E quanto aos amortecedores.. no comments.. daqui a pouco é do motor.. e a burra sou eu!
    Enfim, tive à fazer perquisa, encontrei no youtube 2 vídeos com carros que fazem exatamente o mesmo barulho que o meu está a fazer.

    links:

    https://www.youtube.com/watch?v=4uULzemmEF0

    https://www.youtube.com/watch?v=trpHGWEl0j4 (nota-se bem a partir do segundo 46 + ou -)

    Um diz para trocar o spindle/knuckle. Qual a tradução para português dessas peças para dizer ao mecânico para dar uma olhada a elas em especifico?
    O outro diz para trocar os brake calipers. Isso acho eu que são as pinças do travão...certo?

    ajudem uma donzela stressada!! hehehehe

    PS. não sou Benfiquista... mas que deu pena..deu!
  2.  # 2

    Brake calipers são de facto as pinças de travão.

    Spindle / knuckle é realmente o conjunto de ponteira de transmissão e cubo.

    Os rolamentos normalmente fazem uma zoeira, não estes clicks. E os ruídos da transmissão costumam ter ritmos certinhos, não estes "clancs" mais ou menos à sorte.

    Não há folga nas pinças? Tem a certeza que a pinça está a fechar correctamente quando se trava? Nota o carro a fugir para o lado durante a travagem? Nota se o barulho se modifica caso vire para a esquerda? E para a direita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo999
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Não, o carro não foge para lado nenhum, nem se modifica quando viro para a direita ou esquerda.
    O barulho também parece ser mais intenso a baixa velocidade.
  4.  # 4

    Qual a marca e modelo do carro?

    Em principio será algo relacionado com o braço da direção, por exemplo, casquilhos da suspensão ou sinoblocos... O ideal é passar por uma oficina de pneus/amortecedores e não um mecânico em geral...
  5.  # 5

    Que carro é?

    Talvez possa ajudar
  6.  # 6

    O conjunto spindle/Knukcle podera fazer alguns ruidos semelhantes se houver folga no assentamento dos rolamentos, seja por gripagem de um rolamento ou ma colocaçao/modelo de rolamento (por vezes acontece) mas no seu caso, se acontece ao travar, eu nao iria por essa opçao.

    Aposto mais numas pastilhas dema qualidade que tenham folga na sua colocaçao ou que as molas das pastilhas tenham alguma folga. Um bom mecanico, avaliando um lado e outro chegara ao problema. Peça para anaisarem os discos, se nao existe empeno. Num torneiro, e havendo espessura suficiente, rectificam-lhe os discos por baixo preço. Quando se mudam as pastilhas do carro ´e algo que convem fazer.
  7.  # 7

    Colocado por: BricoleiroQue carro é?

    Talvez possa ajudar


    O carro é um Hyundai coupe 1.6 do ano 2000.
  8.  # 8

    Colocado por: treker666O conjunto spindle/Knukcle podera fazer alguns ruidos semelhantes se houver folga no assentamento dos rolamentos, seja por gripagem de um rolamento ou ma colocaçao/modelo de rolamento (por vezes acontece) mas no seu caso, se acontece ao travar, eu nao iria por essa opçao.

    Aposto mais numas pastilhas dema qualidade que tenham folga na sua colocaçao ou que as molas das pastilhas tenham alguma folga. Um bom mecanico, avaliando um lado e outro chegara ao problema. Peça para anaisarem os discos, se nao existe empeno. Num torneiro, e havendo espessura suficiente, rectificam-lhe os discos por baixo preço. Quando se mudam as pastilhas do carro ´e algo que convem fazer.


    as pastilhas da frente foram mudadas o ano passado e os discos também foram rectificados na mesma altura. Mas só começou a fazer barulho recentemente.. Prai a um mês e kkr coisa..
    • eu
    • 15 maio 2014

     # 9

    As batidas têm um ritmo constante, ou dependem da velocidade ?
  9.  # 10

    Colocado por: euAs batidas têm um ritmo constante, ou dependem da velocidade ?


    Eu ouço o barulho mais forte quando vou devagar (tipo quando vou a abrandar para entrar numa retunda ou quando vou a abrandar para parar numa passadeira). Quando vou a velocidades mais altas e travo ele também faz, mas parece-me ligeiramente menor o barulho. Talvez por causa do vento e barulho do motor...
  10.  # 11

    Colocado por: treker666Aposto mais numas pastilhas dema qualidade que tenham folga na sua colocaçao ou que as molas das pastilhas tenham alguma folga. Um bom mecanico, avaliando um lado e outro chegara ao problema. Peça para anaisarem os discos, se nao existe empeno. Num torneiro, e havendo espessura suficiente, rectificam-lhe os discos por baixo preço. Quando se mudam as pastilhas do carro ´e algo que convem fazer.


    Disseram-me que os discos estavam vidrados na Norauto. Mas os discos vidrados ou empenados não fariam este CLANK CLANK horrível. Parece que o carro vai se desmontar na rua...coitado...
  11.  # 12

    Rótula de suspensão
  12.  # 13

    Colocado por: BricoleiroRótula de suspensão


    Mas.. mas... como só faz barulho ao travar... que tem a suspensão a ver com a acção de travar?

    (ok, pode me por um adesivo a dizer "burra" na testa... eu não percebo muito disto..hehehehe)
  13.  # 14

    Está tudo preso ao mesmo sítio, à manga de eixo da roda
  14.  # 15

    Colocado por: BricoleiroEstá tudo preso ao mesmo sítio, à manga de eixo da roda


    Ok, mais uma pra dizer ao mecânico para olhar.
    Até agora já tenho como suspeitas:
    1. cubo de rolamentos
    2. pinça do travão
    3. rótula da suspensão
  15.  # 16

    Isso não tem nada ver com rolamentos
  16.  # 17

    Colocado por: Tyrande

    Mas.. mas... como só faz barulho ao travar... que tem a suspensão a ver com a acção de travar?

    (ok, pode me por um adesivo a dizer "burra" na testa... eu não percebo muito disto..hehehehe)


    Menina, quando travamos é normal que a suspensão trabalhe, a suspensão não trabalha só nos buracos, lombas e afins...
    O barulho sente-se em velocidades mais baixas e certamente em pavimentos desnivelados porque está mais "sensivel" às irregularidades
  17.  # 18

    Por acaso o carro não tem que ir à inspecção periódica obrigatória (IPO) um destes dias?

    É que um dos testes que lá fazem é colocar em esforço os órgãos mecânicos de suspensão, direcção e travagem enquanto observam por baixo se há folgas. Se houver, já trazia de lá o diagnóstico da origem do problema.
  18.  # 19

    Colocado por: ClioIIPor acaso o carro não tem que ir à inspecção periódica obrigatória (IPO) um destes dias?

    É que um dos testes que lá fazem é colocar em esforço os órgãos mecânicos de suspensão, direcção e travagem enquanto observam por baixo se há folgas. Se houver, já trazia de lá o diagnóstico da origem do problema.


    O teste até é bom, mas os parâmetros dele não valem nada, é mais um sistema para nos sacar algum do bolso.
    Sabia que se tiver os 2 amortecedores da frente rebentados o carro passa? Basta estarem os 2 iguais e passa sempre. Só se houver diferença de valores da direita para a esquerda é que chumba.
  19.  # 20

    Colocado por: ClioIIPor acaso o carro não tem que ir à inspecção periódica obrigatória (IPO) um destes dias?

    É que um dos testes que lá fazem é colocar em esforço os órgãos mecânicos de suspensão, direcção e travagem enquanto observam por baixo se há folgas. Se houver, já trazia de lá o diagnóstico da origem do problema.


    Acredite que pensei nisso hj de manhã... mas infelizmente o Bolinhas só tem inspeção em Dezembro :(
    Concordam com este comentário: orozcodesign
 
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