Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Tendo eu um recuperador da Marca Cham* este possui um ventilador de 20W tangencial no entanto é muito fraquinho e noto que sai pouco ar (este muito quente) mas dada a pouca quantidade este quase nao aquece uma sala como uns 70m2. Penso que muito calor anda a ir embora pela chamine. Nao tenho grelha na hotte... E dado que os tubos nao estao vedados no topo da chamine penso que se abrir agora a fuligem que la deve andar dentro vem toda para a sala certo? :S

    Já tenho o ventilador desmontado e anexo as fotos, gostava de saber onde comprar, na zona de Coimbra e Leiria um ventilador mais potente que la servisse. Vou mandar tambem um mail ao fabricante deste ventilador a ver se me dizem algo sobre o que ha mais potente e que caiba.

    tenho tambem espaço para por 2 ventoinhas adicionais de 5x5cm para ver se ganho mais algum calor. Gostava tambem de por um regulador de velocidade, qual recomendam?

    Sr. Jorge Santos e outros habituados a estas andanças chamados ao tópico!! :)
      2014-08-27 21.01.40.jpg
  2.  # 2

    Outra foto
      2014-08-26 21.15.17.jpg
  3.  # 3

    outra do espaço 5x5
      2014-08-26 21.13.13.jpg
  4.  # 4

    e se virem algum ponto de ferrugem é pura mentira...
      2014-08-26 21.12.49.jpg
  5.  # 5

    ventilador
      2014-08-27 21.02.19.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: dedaoNao tenho grelha na hotte.

    não sendo a minha especialidade, creio que falta a grelha e vedar

    os tubos nao estao vedados no topo da chamine


    trocar o ventilador por um mais potente pouco deve adiantar, a menos que coloque um diferente mais potente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • dedao
    • 27 agosto 2014 editado

     # 7

    Colocado por: jorgealvesnão sendo a minha especialidade, creio que falta a grelha e vedar


    sim o problema é que como agora nao está vedado deve haver muita fuligem agarrada à chaminé... se puser grelha tenho receio que entre cheiros para a divisao.


    Colocado por: jorgealvestrocar o ventilador por um mais potente pouco deve adiantar, a menos que coloque um diferente mais potente,


    Sim essa é a ideia :) quase que nao se nota que está a mandar ar...
  7.  # 8

    veja como fez o flaviano742
    https://forumdacasa.com/discussion/27455/1/instalacao-de-extrator-de-ar-no-recuperador-de-calor/
    acho que ele instalou um ventilador por detrás do recuperador a puxar ar da rua

    devia colocar uma grelha na hotte para que o calor que se acumula lá dentro possa sair

    Colocado por: dedaosim o problema é que como agora nao está vedado deve haver muita fuligem agarrada à chaminé.

    o que é que não está vedado? o tubo dos fumos não vai ate ao cimo da chaminé??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  8.  # 9

    Colocado por: fsilva106o que é que não está vedado? o tubo dos fumos não vai ate ao cimo da chaminé??


    nao esta vedado entre o tubo e a chaminé em si de tijolo. por isso deve ter muita fuligem la agarrada.

    Vou começar a ligar para algumas empresas aqui de perto a ver se me arranjam algo.
  9.  # 10

    Colocado por: dedaoJá tenho o ventilador desmontado e anexo as fotos, gostava de saber onde comprar, na zona de Coimbra e Leiria um ventilador mais potente que la servisse.

    Boas... Isso é da marca chama de Mortágua... Conseguio tirar bem esses parafusos de baixo ? que prendem a tampa ? Costumam calcinar não é qualquer um que os tira :-)
    Não deve caber ai um ventilador maior... Mas pode tentar ! Pois em certa altura esses recuperadores foram modificados para colocar um ventilador maior.

    Logo mede a altura para eu ver se o outro cabe aí ...

    Colocado por: dedaoGostava tambem de por um regulador de velocidade, qual recomendam?

    Para um ventilador desses recomendo apenas uma registênçia ... e fica com duas velocidades mas esse não vale a pena .

    Mas se quer aquecer a sala e mais uma ou duas salas iguais com esse recuperador é só dizer que eu lhe digo como :-)

    Sabe soldar e tem maquina? Dá para tirar o recuperador fora ? Ou dá para fazer uma abertura em cada lado da hotte de modo a poder furar as laterais do carter do recuperador ?
    Está instalado numa parede exterior ?

    Se não tem grelhas o melhor é retirar já a frente do pladur ( se é pladur ) ou abrir apenas uma abertura para entrar... 50 x 60 chega se não tiver mais barriga que eu :-/

    Conheço um desses que aquece 3 quartos e uma sala com 60 m/2 de duplo pé direito ! E um um pouco maior que aquece uma sala com mais de 100 m/2 e 6 metros de altura ...
    Isso é fácil de "kitar" mas o dono tem que ser coragem e meter mãos à obra.... Pela minha parte posso mandar-lhe fotos para ver como se faz .
    E claro que tem que ser com um ventilador à serio !
    Ps.
    O seu é mais façil de alterar que o do Flaviano.
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao, João Paulo
  10.  # 11

    Colocado por: Jorge Santos - Faro. Conseguio tirar bem esses parafusos de baixo ? que prendem a tampa ?

    Sim sairam sem problemas. aqui nao havia muita ferrugem. o recuperador so tem 3 anos... :S


    Colocado por: Jorge Santos - Faroabe soldar e tem maquina?


    Não sei soldar :D falta-me esse curso...

    Colocado por: Jorge Santos - FaroDá para tirar o recuperador fora ?


    dar deve dar. o problema é que não me lembro bem como se volta a encaixar a chamine no topo do recuperador já que nao há acesso... :S
    a parede é de tijolos tambem e ainda por cima é uma parede redonda.

    Já que o recuperador aquece bem não bastaria um ventilador mais forte para dissipar esse calor para a sala?

    Está numa parede exterior. Quase que nao o ligo porque tenho uma caldeira a lenha mas dado que o tenho quando o ligo gostava que aquecesse :D

    Aquelas saidas opcionais (que nao tenho em uso) para aquecer outras divisoes era com ar insuflado com este ventilador que nao sopra nada??

    O recuperador aquece bem no entanto penso que o problema é que nao passa lá ar suficiente, logo o calor vai todo embora pela chamine...

    Se abrir agora a grelha para recuperar o calor da chamine nao me ia encher a sala com lixo? dado os tubos de inox nao estarem vedados na laje do tecto?
      2014-08-27 21.04.33.jpg
  11.  # 12

    Colocado por: dedaoSe abrir agora a grelha para recuperar o calor da chamine nao me ia encher a sala com lixo? dado os tubos de inox nao estarem vedados na laje do tecto?

    Sim, ia dar cabo de tudo, se não vai abrir a hotte porque é em tijolos e redonda pior ainda e melhor é deixar que o lixo se vai acumulando por cima do recuperador, não fica a cheirar mal porque deve ter fugas em volta da conduta de fumos ... Um dia que queira modificar logo limpa tudo e veda na laje !

    Colocado por: dedaoJá que o recuperador aquece bem não bastaria um ventilador mais forte para dissipar esse calor para a sala?

    Sim sem duvida alguma... Com o motor duplo que eles começaram a colocar aquece muito mais, só que o ventilador mais forte acho que te, 68 mm Tenho que conferir, mas pode sempre enviar um e-mail para a firma e enviar essa foto com a medida em anexo para verem que modelo é !

    Colocado por: dedaoAquelas saidas opcionais (que nao tenho em uso) para aquecer outras divisoes era com ar insuflado com este ventilador que nao sopra nada??


    Essas saídas só devem ser ligadas quando quiser algum ar noutras divisões ... se forem por cima até aquece alguma coisa mas no r/c com esse ventilador mal assopra.
    E eram para ligar com esse ventilador pois eles não têm outra opção e colocar um ventilador por cima a puxar é coisa que muitos fazem mas eu não aconselho ! Pode ser perigoso !

    Resta-lhe outra alternativa ... Abrir a parede posterior colocar lá um ventilador de 400 m/3 p/h e insuflar ar por baixo do recuperador ( Posso enviar fotos para ver como se faz )

    Outra alternativa seria fazer uma abertura em cada lado e colocar duas grelhas 150x150 mm e um ventilador axial 120x120 dentro da cada uma e empurrar o ar para dentro das caixa do recuperador ... Ficava também o ventilador de origem .
    Tapava a frente entre esses apoios por baixo e o carter para o ar não sair pela grelha de baixo ! Neste caso cada ventilador puxa ( em vazio ) 160 m/3 p/ h e como não são muito barulhentos não há problema por ficarem dentro de casa .

    Podia fazer de maneira a poderem ir buscar o ar à rua, tenho como vantagem renovar o ar da casa... Pois não tem nada a ver o ar quente com renovação se comparado com qualquer sistema que não meta ar novo !

    Colocado por: dedaoNão sei soldar :D falta-me esse curso...

    Tenho aqui um manual de soldadura mas já tem 40 anos :-)
    Mas só valeria a pena se não tivesse a caldeira a lenha !
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  12.  # 13

    Ok então,

    segunda vou ligar aqui para umas lojas e mesmo para as marcas a ver se alguem me vende um ventilador que sirva. Mandei mail à marca com as fotos tambem.

    Mesmo com outro ventilador tangencial devo por mais 2 axiais com 5x5cm naqueles espaços que sobram do lado. Estes mais pequenos costumam ser tambem a 220V ou não?

    Nao queria mexer muito mais dado que quase não se liga o bixo :)

    a marca do ventilador tambem vende pela net mas nao consegui identificar qual o meu, já nao deve existir talves. o site é este, tem varios ventiladores, o meu so tem 3cm de diametr0. mandei mail tambem.

    http://www.fergas.se/product_catalog.php?l=en
  13.  # 14

    Colocado por: dedaoEstes mais pequenos costumam ser tambem a 220V ou não?


    Se se refere aos quadrados 12 x12 de 160 m/3 cada, sim são de 230 V ( 220 V já acabou com interligação às redes transeuropeias e magrebinas de transporte e distribuição de electricidade.)
    Mas se está a pensar usar ventiladores de fontes de alimentação antigas... Pode usar desde que sejam colocadas a empurrar ar junto à base e metidas na parede dentro de grelhas !

    Olhe que não custa nada fazer duas aberturas 15 x15 e furar o carter para colocar um tubo e os ventiladores ... Provavelmente, não pode ter é a esposa em casa nesse dia :-)

    Colocado por: dedaoMesmo com outro ventilador tangencial devo por mais 2 axiais com 5x5cm

    Conheço os de 8x8 e 9x9 e 12x12 e uns maiores ... Os de 8x8 são fracos e apenas vêm nas marcas muito baratas... 5 x 5 nem sei se existem que aguentem o calor dos recuperadores !
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  14.  # 15

    pois nao encontro os 5x5 nem um tangencial que la caiba.

    a única forma e mesmo abrir o carter por tras e insuflar por tras ar exterior entao... mas tenho de fechar a grelha inferior e desligar este ventilador tangencial? ficava apenas o outro por tras?
  15.  # 16

    outra questão e que nao tenho bem a certeza se consigo tirar o recuperador Hehe e desencaixar a chamine... mas vou experimentar um dia destes. e ja agora vejo como esta a hotte, se esta suja.
  16.  # 17

    e afinal o dia foi hj.

    ja tirei o bicho para fora. devo ter perdido alguns anos de vida por causa da lã... que nao sei se será de vidro mas suspeito que sim.

    assim a primeira vista aquilo é de qualidade (fraquinha a meu ver). a chapa que veda o carter tem aberturas quase em todos os cantos... o ar do ventilador perde-se por ai... fica o aviso...

    a distância entre o tubo e a parede e quase nula. so passa o tubo mesmo. vale a pena abrir a hotte com tao pouco espaço? numa parede redonda fica em condicoes? a meu ver a parede e a chaminé ainda estão desfasadas uns 30cm... ou seja a chamine esta enterrada na parede essa distância...

    jaja posto as fotos Tiradas by telefone.

    tenho de decidir se abro a hotte ou apenas o ventilador nas traseiras do carter... atenção qua nao estou habituado a nenhum destes trabalhos... logo custa-me andar a abrir paredes ainda maoa redondas
    • dedao
    • 31 agosto 2014 editado

     # 18

    outra coisa... vale a pena pintar isto? por dentro tambem? há tinta que aguente bem? :)

    abertura:
      2014-08-31 15.11.29.jpg
    • dedao
    • 31 agosto 2014 editado

     # 19

    tamanho da hotte: que afinal nao esta muito suja
      2014-08-31 14.57.00.jpg
    • dedao
    • 31 agosto 2014 editado

     # 20

    local: ate o aço dos pilares cortaram... na altura nem reparei. e nem era preciso, o recuperador ainda fica longe deles. fica o aviso para quem tem obras em casa: confiar? nunca... pelo menos ainda aprendi cedo, espero eu.
      2014-08-31 14.59.54.jpg
 
0.0196 seg. NEW