Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: barreiraAonde?

    na fria, farta e (des)feia Guarda.
  2.  # 42

    Na forte, fria, farta, fiel e formosa cidade. :)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 43

    Na forte, fria, farta, fiel e formosa cidade. :)

    Para nós, quando conhecemos a cidade da Guarda, foi uma agradável surpresa!... Corroboro, sem dúvida!
  4.  # 44

    terra dos 5 F

    http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao=576&Action=seccao

    "Cidade da Guarda

    A Guarda é uma cidade portuguesa constituída por três freguesias urbanas com 26 565 habitantes, inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área e 42 541 habitantes (CENSOS 2011). O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sudeste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. É ainda a capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

    Possui acessos rodoviários importantes como a A25 que a liga a Aveiro e ao Porto bem como à fronteira, dando ligação direta a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2 que liga a Guarda a Trás os Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança.

    A nível ferroviário, a Cidade da Guarda possui a linha da Beira alta, que se encontra completamente eletrificada permitindo a circulação de comboios regionais, nacionais e internacionais, constituindo "o principal eixo ferroviário para o transporte de passageiros e mercadorias para o centro da Europa" com ligação a Hendaye (França, via Salamanca-Valladolid-Burgos).

    Conhecida pela cidade dos 5 Fs, a sua origem tem várias explicações:

    A explicação mais conhecida e consensual do significado dos 5Fs diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes efes tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:

    FORTE a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;

    FARTA devido à riqueza do vale do Mondego;

    FRIA a proximidade à Serra da Estrela explica este F;

    FIEL porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;

    Ainda relativamente a este "F" da Cidade, é sintomática a gárgula voltada em direção a nascente (ao encontro de Espanha): um traseiro, em claro tom de desafio e desprezo. É comum ver turistas procurando essa Gárgula específica, recentemente apelidada de "Fiel".

    FORMOSA pela sua natural beleza.



    Geografia e Clima

    A Guarda é sobranceira ao Vale do Mondego, insere-se no último contraforte Norte da Serra da Estrela é a cidade mais alta de Portugal, quanto à altitude da área urbana do município, com altitude máxima de 1.056 metros.

    Fruto desta altitude é também o curioso facto de esta região pertencer a três bacias hidrográficas - Mondego, Douro e Tejo, contribuindo desta forma para os recursos hídricos das regiões de Lisboa, Porto e Coimbra. O Ponto de confluência das três bacias localiza-se na povoação de Vale de Estrela nas imediações da Guarda.

    O clima da cidade é temperado, com influência mediterrânica, visto que no verão há uma curta estação seca. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperatura média de 17 °C, e os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com média de 3 °C. O mês mais chuvoso é janeiro, com pluviosidade média de 241 mm, e o mês mais seco é agosto, com média de escassos 15 mm. A temperatura média anual é de 10 °C e a pluviosidade média anual é de 1.713 mm. É considerada uma das cidades mais frias de Portugal, experimentando em alguns dias do ano precipitações de neve e temperaturas negativas."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 45

    Boas a todos onde posso comprar toneladas de lenha de sobro a bom preço para entrega em leiria?eu queria volta de 30 toneladas como posso encontrar fornecedor direto?alguem me pode ajudar?
    • ktm333
    • 30 outubro 2014 editado

     # 46

    Bem já que o tópico fala de lenha para o inverno ficam aqui 2 fotos, de alguma que tenho arranjado para a minha avó, a minha avó diz o contrário das outras pessoas(suponho) em vez de dizer para trazer lenha, diz para não trazer que já não sabe onde a há-de meter, neste momento tem um monte ao pé de casa, e dois palheiros cheios.. Normalmente nunca vou de propósito a lenha, ou vou ver um terreno qualquer e levo a motoserra com os respetivos depósitos atestados e corto até acabar, ou calho a passar em qualquer lado e vejo madeira fácil de tirar, então agarro na corda e vai de rastos atrás do trator até casa(em caminhos de terra). Depois em casa corto e racho, a machado... A maioria da lenha la queimada em casa, é pinheiro, eucalipto, oliveira e acácia, é lareira normal, daquelas antigas.

    Lenha
  6.  # 47

    Colocado por: ktm333Bem já que o tópico fala de lenha para o inverno ficam aqui 2 fotos, de alguma que tenho arranjado para a minha avó, a minha avó diz o contrário das outras pessoas(suponho) em vez de dizer para trazer lenha, diz para não trazer que já não sabe onde a há-de meter, neste momento tem um monte ao pé de casa, e dois palheiros cheios.. Normalmente nunca vou de propósito a lenha, ou vou ver um terreno qualquer e levo a motoserra com os respetivos depósitos atestados e corto até acabar, ou calho a passar em qualquer lado e vejo madeira fácil de tirar, então agarro na corda e vai de rastos atrás do trator até casa(em caminhos de terra). Depois em casa corto e racho, a machado... A maioria da lenha la queimada em casa, é pinheiro, eucalipto, oliveira e acácia, é lareira normal, daquelas antigas.

    Lenha
    a sua avo debe estar contente com o neto que tem
    cumps
    Concordam com este comentário: dedao
  7.  # 48

    De uma coisa tenho a certeza, sou o neto que ela mais gosta, sou o único, o resto e tudo netas.. ;)
    Concordam com este comentário: jorgand
  8.  # 49

    ktm33:
    Da maneira como você conta a história, parece que anda para aí a roubar lenha de outros terrenos...
    Concordam com este comentário: KeyboardMan
  9.  # 50

    Colocado por: medicineengktm33:
    Da maneira como você conta a história, parece que anda para aí a roubar lenha de outros terrenos...
    Concordam com este comentário:KeyboardMan


    Tendo em conta que tenho 35 Hectares de terrenos, com oliveiras, pinheiros, eucaliptos... e ardeu tudo no dia 3 de Agosto de 2003, não preciso de andar a roubar lenha nenhuma, nem a dos meus terrenos tiro toda quanto mais roubar.. ;) Não digo que as vezes não apanhe alguma de terrenos que não são meus, quando está fácil, mas só quando sei que os donos não a vão buscar, é tudo gente conhecida.
  10.  # 51

    Colocado por: ktm333e ardeu tudo no dia 3 de Agosto de 2003

    :(
    • ktm333
    • 2 novembro 2014 editado

     # 52

    Colocado por: bodrelhos
    :(

    Eu fiquei na mesma, e bombeiros nem vê-los, mas tb coitados nesse dia houve muitos incêndios... :(
    E antes tinha ardido tudo uns 20 anos antes, o meu avô tinha cerca de 20Ha de pinhal pronto a cortar, iam começar a cortar no dia em que foi o incêndio, era para receber pela madeira 15.000 contos ganhou 0, nada! Agora o que toda a gente anda a fazer é plantar eucaliptos, acho mal, mas é a única maneira de tirar rendimento dos terrenos(mais fácil)...
  11.  # 53

    Colocado por: ktm333iam começar a cortar no dia em que foi o incêndio


    coincidência??
    • ktm333
    • 2 novembro 2014 editado

     # 54

    Colocado por: Paramonte

    coincidência??


    Eu acho que sim, não sei dizer porque na altura ainda nem sequer era nascido, o ultimo sim(3/8/2003) acho que foi de propósito, ou melhor tenho a certeza, desde quando é que passa um helicoptero e começa a arder passado uns segundos?!? E depois porque passado pouco tempo surgiu uma Eólica e projectos para outras.. Vá-se lá saber porque!(Ironia)
  12.  # 55

    Boa tarde,
    Pretendo preencher uma parede com lenha empilhada em que esta parede tem 10 metros de comprimento e 3,3 metros de altura. Alguém me pode dar uma ideia de quantas toneladas ou metros cúbicos irei precisar?
  13.  # 56

    Colocado por: pedro_pxPretendo preencher uma parede com lenha empilhada em que esta parede tem 10 metros de comprimento e 3,3 metros de altura. Alguém me pode dar uma ideia de quantas toneladas ou metros cúbicos irei precisar?

    Não saber a densidade de um monte de lenha é perfeitamente normal, mas não saber determinar um volume parece-me muita ignorância. Você não andou na escola?
  14.  # 57

    Colocado por: Picareta
    Não saber a densidade de um monte de lenha é perfeitamente normal, mas não saber determinar um volume parece-me muita ignorância. Você não andou na escola?


    Ora ai está, a densidade e como a lenha é vendida (no caso de comprar ao metro cubico, se os espaços de ''vazio'' são contabilizados).
    E qual a 'melhor' forma de comprar, se ao metro cubico ou tonelada.
  15.  # 58

    Colocado por: pedro_px(no caso de comprar ao metro cubico, se os espaços de ''vazio'' são contabilizados).

    OK. já percebi a sua dúvida. Se comprar ao m3, também compra os espaços vazios, pelo que convém que a lenha seja bem arrumadinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro_px
  16.  # 59

    eu comprei 3 toneladas e deu + - 8,80 m3

    você tem 10 metros de comprimento e 3,3 metros de altura, isso dá +- 14 m3 (dependendo do comprimento da lenha)
  17.  # 60

    Colocado por: pedro_px

    Ora ai está, a densidade e como a lenha é vendida (no caso de comprar ao metro cubico, se os espaços de ''vazio'' são contabilizados).


    E qual a 'melhor' forma de comprar, se ao metro cubico ou tonelada.

    Qual é a maneira como quer ser enganado? Tonelada ou m3?
    É tudo uma questão de confiar no vendedor. Ninguém anda para perder, se lhe venderem 5 toneladas ainda verde de lenha de certeza que vai para próxima preferir ao m3, pois a lenha verde pesa mais logo aí vai ter menos volume para ocupar, se for bem seca de um ano para o outro e ao sol compensa-lhe à tonelada caso o preço seja o mesmo.
    Se comprar ao m3 é tudo um questão como a lenha é acomodada na carga. Lenha mais pequena e irregular faz com que haja mais espaços por preencher com lenha, logo aí paga mais por menos.
 
0.0197 seg. NEW