Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Justiça e vingança
    Há, em Portugal, cidadãos que nunca poderão ser humilhados pela justiça como está a ser José Sócrates: os magistrados.

    24.11.2014 00:30
    A detenção do antigo primeiro-ministro José Sócrates levanta questões de ordem política, de ordem jurídica e de cidadania. Mais do que a politização da justiça, ela alerta-nos para a judicialização da política que está em curso no nosso país.

    José Sócrates acabou, enquanto primeiro-ministro, com alguns dos mais chocantes privilégios que havia na sociedade portuguesa, sobretudo na política e na justiça. Isso valeu-lhe ódios de morte. Foi ele quem, por exemplo, impediu o atual Presidente da República de acumular as pensões de reforma com o vencimento de presidente.

    A raiva com que alguns dirigentes sindicais dos juízes e dos procuradores se referiam ao primeiro-ministro José Sócrates evidenciava uma coisa: a de que, se um dia, ele caísse nas malhas da justiça iria pagar caro as suas audácias. Por isso, tenho muitas dúvidas de que o antigo primeiro-ministro esteja a ser alvo de um tratamento proporcional e adequado aos fins constitucionais da justiça num estado civilizado.

    É mesmo necessário deter um cidadão, fora de flagrante delito e sem haver perigo de fuga, para ser interrogado sobre os indícios dos crimes económicos de que é suspeito? É mesmo necessário que ele, depois de detido, esteja um, dois, três ou mais dias a aguardar a realização desse interrogatório?

    Dir-me-ão que é assim que todos os cidadãos são tratados pela justiça. Porém, mesmo que fosse verdade, isso só ampliava o número de vítimas da humilhação. Mas não é verdade. Há, em Portugal, cidadãos que nunca poderão ser humilhados pela justiça como está a ser José Sócrates: os magistrados. Desde logo porque juízes e procuradores nunca podem ser detidos fora de flagrante delito.

    Em Portugal, poucos, como eu, têm denunciado a corrupção. Mas, até por isso, pergunto: seria assim tão escandaloso que um antigo primeiro-ministro de Portugal tivesse garantias iguais às de um juiz ou de um procurador? Ou será que estes, sim, pertencem a uma casta de privilegiados acima das leis que implacavelmente aplicam aos outros cidadãos?

    A justiça não é vingança e a vingança não é justiça. Acredito que um dia, em Portugal, a justiça penal irá ser administrada sem deixar quaisquer margens para essa terrível suspeita.

    Carlos Alexandre - Está há vários anos no Tribunal Central de Instrução Criminal e por lá ficará o tempo que quiser, pois os juízes são inamovíveis. Tempos houve em que um juiz não podia permanecer num tribunal mais do que seis anos (era a regra do sexénio) e, por isso, recebia um subsídio para a habitação. Porém, desses tempos, só resta, hoje, o dito subsídio, bem superior, aliás, ao salário mínimo nacional e totalmente isento de impostos.

    Duarte Marques - Este deputado do PSD veio manifestar publicamente júbilo pela detenção e humilhação pública de Sócrates, com o célebre ‘aleluia’. Era evitável a primária manifestação de ódio quando até a ministra da Justiça nos poupou ao habitual oportunismo político. Talvez mais cedo do que tarde se cumpra a sentença de Ezequiel: "Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados."

    António Marinho E Pinto
    Correio da Manhã
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, Toino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • size
    • 24 novembro 2014

     # 42

    Colocado por: luisvv

    Bom raciocínio, à prova de bala.
    Já agora, se não for muito incómodo, sabe qual a percentagem de inquéritos que acaba em pronúncia, e desses, quantos acabam em condenação?



    Mas o que interessam as estatísticas perante uma justiça pouco eficaz e/ou arguidos extremamente eficientes na camuflamem dos seus delitos ?

    Você pode cometer um assassinato de forma tão tão bem feita, onde o Tribunal pode não conseguir obter provas concretas para a condenação-

    Estamos a falar de Sua Exa. Engº Socrates, actualmente detido, que desde há muito tem sido apontado como suspeito de vários delitos (escondidos), mas, negligentemente, terá cometido algum deslize na camuflagem do seu labirinto e foi apanhado....

    Repito, onde há fumaça há fogo...Pela minha parte, não lhe dou o beneficio da dúvida...
    Concordam com este comentário: pedromdf
    •  
      jccp
    • 24 novembro 2014

     # 43

    Colocado por: pedromdf
    Mais uma citação que não é minha. O bug das citações continua ...


    desculpe isto não é uma citação é a constatação de um facto
  2.  # 44

    Colocado por: moealmasÉ mesmo necessário deter um cidadão, fora de flagrante delito e sem haver perigo de fuga, para ser interrogado sobre os indícios dos crimes económicos de que é suspeito?

    Perigo de fuga!!!...Porque é que será que o Marinho Pinto se esqueceu de referir a ocultação de provas?

    Colocado por: moealmasÉ mesmo necessário que ele, depois de detido, esteja um, dois, três ou mais dias a aguardar a realização desse interrogatório?

    Esteve a aguardar!!!!...pensei que estivesse a ser interrogado desde sábado.

    Esta falta de rigor tira toda a credibilidade a estes comentários.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    •  
      jccp
    • 24 novembro 2014 editado

     # 45

    Colocado por: moealmasFoi ele quem, por exemplo, impediu o atual Presidente da República de acumular as pensões de reforma com o vencimento de presidente.


    Só isto?o marinho pinto se está a tentar enaltecer os feitos do seu delfim enquanto 1ªministro está a fazer um traalho miserável.
    Este sr em quem eu um dia tive esperanças de ser um paladino justiceiro borrou a escrita no dia em que proferiu estas declarações:
    salário de 4800 euros «não dá para muito»
    "o eurodeputado sublinha que o salário de 3.515 euros brutos que os deputados ganham atualmente «não é digno» e defende que, ainda que ganhassem os tais 4.800 euros líquidos, essa quantia «não permite padrões de vida muito elevados em Lisboa»."



    Colocado por: moealmasA raiva com que alguns dirigentes sindicais dos juízes e dos procuradores se referiam ao primeiro-ministro José Sócrates evidenciava uma coisa: a de que, se um dia, ele caísse nas malhas da justiça iria pagar caro as suas audácias.


    a teoria da cabala ganha força



    Colocado por: moealmas
    É mesmo necessário deter um cidadão, fora de flagrante delito e sem haver perigo de fuga, para ser interrogado sobre os indícios dos crimes económicos de que é suspeito?


    há o perigo da destruição de provas que é o suficiente para trancá-lo...mas o marinho sabe isto melhor que eu.



    Colocado por: moealmasTalvez mais cedo do que tarde se cumpra a sentença de Ezequiel: "Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados."


    e marinho pinto termina com uma profecia...hilariante!!e já agora quais são os humildes a que se refere?,aqueles que vivem em Paris em apartamentos de 300.000 euros cade e vestem fatos feitos em Beverly Hills a 37.000 a peça?
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  3.  # 46

    Se o actual advogado do Sócrates não estiver à altura, o Marinho Pinto já se candidatou para o defender. Há canalhas com sorte!
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 47

    Colocado por: rafaelisidoromas não sabes porque é que ele não sai ? ...


    Assim de repente não estou a ver, depois de tanta aparição mais mediática que a de Fátima para dizer disparates e fica calado agora, é de estranhar!
    Mas pode estar de cama constipado com legionella.
  5.  # 48

    Colocado por: Bricoleiro

    Assim de repente não estou a ver, depois de tanta aparição mais mediática que a de Fátima para dizer disparates e fica calado agora, é de estranhar!
    Mas pode estar de cama constipado com legionella.


    ou com medo que ainda lhe toque alguma coisa.....mais vale tar calado e deixar o outro ir sozinho!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Bricoleiro
    • Toino
    • 24 novembro 2014 editado

     # 49

    Colocado por: moealmasÉ mesmo necessário deter um cidadão, fora de flagrante delito esem haver perigo de fuga, para ser interrogado sobre os indícios dos crimes económicos de que é suspeito?


    Colocado por: Picareta Perigo de fuga!!!...Porque é que será que o Marinho Pinto se esqueceu de referir a ocultação de provas?



    Consta-se (imprensa) que José Sócrates já sabia quando embarcou em Paris, que iria ser detido na chegada ao Aeroporto de Lisboa.
    •  
      jccp
    • 24 novembro 2014 editado

     # 50

    Colocado por: ToinoConsta-se (imprensa) que José Sócrates já sabia quando embarcou em Paris, que iria ser detido na chegada ao Aeroporto de Lisboa.


    a imprensa é boa a especular,o que sócrates sabia era que o seu testa de ferro tinha sido preso,daí a saber que ía ser preso logo à saída do avião vai uma distancia muito grande.
    O que ele nunca pensou foi que fosse detido,quanto muito no pior dos cenários seria convidado( o juiz mandava-lhe a limousine lá a casa ) a comparecer no tribunal para prestar esclarecimentos,tudo muito discreto e depois aquilo terminava tudo com palmadinhas nas costas e abraços e cada um ìa à sua vida
  6.  # 51

    Colocado por: jccp

    a imprensa é boa a especular,o que sócrates sabia era que o seu testa de ferro tinha sido preso,daí a saber que ía ser preso logo à saída do avião vai uma distancia muito grande.
    Acho que ele nunca pensou foi que fosse detido,mas sim que no pior dos cenários seria convidado( o juiz mandava-lhe a limousine lá a casa ) a comparecer no tribunal para prestar esclarecimentos,tudo muito discreto e depois aquilo terminava tudo com palmadinhas nas costas e abraços e cada um ìa à sua vida
    mas é assim que vai acabar ... ou será que vai de avião para França ...
  7.  # 52

    Colocado por: jccpdepois aquilo terminava tudo com palmadinhas nas costas e abraços e cada um ìa à sua vida


    Este final parece-me que é mesmo o que vai acontecer. Ficaria bastante agradado, mas muito admirado que não fosse assim.
    Como já disse atrás o que era mais interessante era ele devolver o dinheiro todo que roubou até ao último cêntimo e depois podia ir à vidinha dele.
    Preso ainda temos que lhe pagar a comidinha todos os dias ...
    • jpvng
    • 24 novembro 2014 editado

     # 53

    @FD

    Não creio...o facto do Costa ser eleito ontem e as televisões estarem, no aeroporto á espera do Sócrates não é motivo suficiente para se falar em conspirações.
    São coincidências normais
  8.  # 54



    Acho isto inadmissível..ir busca-lo ao aeroporto como um assassino vá que não vá....mas obriga-lo a andar de clio?????

    é desumano.
    •  
      jccp
    • 24 novembro 2014

     # 55

    Colocado por: pedromdfEste final parece-me que é mesmo o que vai acontecer. Ficaria bastante agradado, mas muito admirado que não fosse assim.
    Como já disse atrás o que era mais interessante era ele devolver o dinheiro todo que roubou até ao último cêntimo e depois podia ir à vidinha dele.
    Preso ainda temos que lhe pagar a comidinha todos os dias ...


    não creio que ele se vá safar assim tão facilmente.Para um juiz para emitir um mandato de detenção a um ex primeiro ministro é porque acha que o ministério publico tem um caso sólido.

    Quanto ao devolver o dinheiro todo isso não vai acontecer porque parte dele já o gastou.Mesmo que o devolvesse todo tinha que ir lá bater com as costas como o comum dos mortais,ele e todos os politicos corruptos que têm roubado este povo e este país.

    Na China (País pelo qual não nutro qualquer de tipo de simpatia,mas que eles são uma superpotencia são!) o ministro dos caminhos de ferro foi condenado à morte por corrupção e só se salvou in extremis por ser da classe que era (a politica) tendo sido condenado a prisão perpétua.Este tipo de sentenças faria muita gente pensar duas vezes...
    •  
      jccp
    • 24 novembro 2014

     # 56

    Colocado por: jpvngAcho isto inadmissível..ir busca-lo ao aeroporto como um assassino vá que não vá....mas obriga-lo a andar de clio?????

    é desumano.


    mas ele vai todo contente.
    • eu
    • 24 novembro 2014

     # 57

    Colocado por: jpvngAcho isto inadmissível..ir busca-lo ao aeroporto como um assassino vá que não vá....mas obriga-lo a andar de clio?????

    Francisco Assis, és tu ?
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  9.  # 58

    Colocado por: jccp

    mas ele vai todo contente.


    Acho que é do choque...
  10.  # 59

    Colocado por: eu
    Francisco Assis, és tu ?


    o Assis? não foi ele que comprou os Audis foi outro...
    • eu
    • 24 novembro 2014

     # 60

 
0.0343 seg. NEW