Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas, tenho um termoacumulador solius " trigenius" tenho na parte de cima um manómetro de temperatura, e na parte de baixo tenho duas sondas de temperatura, a dos painéis que me indica a temperatura dentro do deposito e a a sonda de temp. da bomba de calor que tmb indica a temperatura que esta dentro do deposito.
    o problema é o seguinte:
    chego a ter 20 graus de diferença desde a sonda da bomba de calor até ao manómetro de temperatura do acumulador, se houver sol e os painéis estejam a produzir agua quente esta diferença é muito menor, se não houver sol e esteja a aquecer só com a resistência programada para 55º fico com os tais 20º de diferença, ou seja 35º na sonda da bomba.
    experimentei a desligar a resistência e a ligar a bomba de calor, ela desligou na temperatura que programei ( 55 graus) só que passadas 3 horas sem haver saída de agua do acumulador a sonda já estava em 45 graus, perdeu 10 graus na zona da sonda da bomba e em cima manteve se nos 55.
    estou a chegar á conclusão que este acumulador mais parece um dissipador... alguma sugestão, os acumuladores funcionam mesmo assim é ou este que é uma valente %$#"& em termos de conservar a temperatura?
    qualquer ajuda será preciosa :)
      20141114_101840.jpg
  2.  # 2

    se liguei a bomba para aquecer o acumulador e perdeu 10 graus em 3 horas sem haver consumo de agua, então como será se houver consumo de agua??a bomba de calor não para! :(
  3.  # 3

    ponha mais fotos da instalação!! o resto da tubagem!
  4.  # 4

    se for preciso tiro mais fotos :)
      20141114_101833.jpg
  5.  # 5

    com isso desligado sem aquecimento ligado, e sem usar as AQS vai meter a mao nas tubagens que sai do acumulador pras AQS e aquecimento e solar (solar veja á noiteou sem sol) e veja se há tubos mais ó menos quentes, não os que estao logo á saida do acumulador um bocado mais á frente a ver se isso esta a funcionar por termosifão! va tirando mais foto para se ter uma ideia disso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  6.  # 6

    tem bomba para retorno das AQS?
  7.  # 7

    também me lembrei disso, já desliguei o grupo hidráulico do solar e o do aquecimento ( piso radiante) e os tubos estão frios.como vê na foto isolei todos os tubos e curvas á saída do acumulador... porque raio ele perde tanta temperatura? eu noto mais essa perda enorme de temperatura do meio para baixo...
    • eu
    • 15 novembro 2014 editado

     # 8

    Isso é normal e chama-se estratificação: a água mais quente sobe e a menos quente fica no fundo do acumulador. A resistência é suposto aquecer apenas a parte de cima do acumulador, portanto, na minha opinião está tudo normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  8.  # 9

    Colocado por: euIsso é normal e chama-se estratificação: a água mais quente sobe e a menos quente fica no fundo do acumulador. A resistência é suposto aquecer apenas a parte de cima do acumulador, portanto, na minha opinião está tudo normal.


    Pensei exatamente no mesmo, mas como não tinha a certeza, mantive-me calado...
    Como a água quente é menos densa, sobe, acabando a fria por ficar em baixo, pode ver isso melhor na foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
      sistemas-solares-termicos.jpg
  9.  # 10

    Mas é 20 graus de diferença será normal? A sonda da bomba de ccalor acham q está no sítio certo? Posso sempre coloca-la mais em cima...
    • eu
    • 16 novembro 2014

     # 11

    Colocado por: chuck norrisMas é 20 graus de diferença será normal?

    É. No meu acumulador é igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  10.  # 12

    Colocado por: chuck norrisMas é 20 graus de diferença será normal? A sonda da bomba de ccalor acham q está no sítio certo?

    sim é normal, e a sonda esta no sitio correcto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  11.  # 13

    Colocado por: chuck norrisMas é 20 graus de diferença será normal? A sonda da bomba de ccalor acham q está no sítio certo? Posso sempre coloca-la mais em cima...

    Como pode ver no esquema da circulação forçada, a agua fria(da rede) entra em baixo, e a quente fica em cima, onde está a resistência, e é dai que sai a agua quente para consumo... Por isso parece-me normal!
  12.  # 14

    A minha dúvida era porque a bomba de calor parou quando a sonda desta atingiu os 56 graus e passadas 3 horas já estava a marcar 46 graus sem haver entrada nem saída de água. ..
  13.  # 15

    Portanto perdeu 10 graus sem haver consumo de água. Mas a ser normal a razão será porque a água quente foi subindo para o topo.
  14.  # 16

    Colocado por: chuck norrisPortanto perdeu 10 graus sem haver consumo de água. Mas a ser normal a razão será porque a água quente foi subindo para o topo.


    Pela mesma razão que os balões de ar quente sobem ;) O ar, ou neste caso a água, como está quente fica menos densa e acaba por ficar por cima da fria.

    "Essencialmente, o ar quente é mais leve que o ar frio, porque ele tem menos massa por unidade de volume. Um pé cúbico de ar pesa aproximadamente 28 gr. Se você aquecer este ar a 37,8ºC, ele pesa em torno de 7 gr a menos. Portanto, cada pé cúbico de ar contido em um balão de ar quente pode suspender em torno de 7 gr. Isso não é muito, e este é o porquê dos balões de ar quente serem tão enormes - para suspender 453,6 kg, você precisa de aproximadamente 1840,8 m³de ar quente!"
    Concordam com este comentário: chuck norris
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chuck norris
  15.  # 17

    Boas. Com o sistema prh a trabalhar instalei uma válvula da esbe crb 121 no grupo hidráulico do radiante
    defini a temperatura mínima para o piso a 29 e a máxima a 40,o que reparei foi que a água chegava do piso a 27 e ia novamente para o piso a 29 graus.ate aqui tudo bem.so tem um senão é que a o piso esta quase sempre a trabalhar o que faz com q a bomba de calor ligue muitas mais vezes.
    anteriormente não tinha a dita válvula e a água ia para o piso a 42, e o que reparava é que o chão radiante estava muito mais tempo desligado e a bomba arrancava muito menos vezes.
    No meu caso acham que devo desligar a válvula?
    Já agora a bomba circuladora do radiante tem que ficar na ida da água para o piso ou na chegada? É que no meu caso está na ida para o piso ou seja na quente.
  16.  # 18

    Colocado por: chuck norrisJá agora a bomba circuladora do radiante tem que ficar na ida da água para o piso ou na chegada? É que no meu caso está na ida para o piso ou seja na quente


    A bomba circuladora funciona por Delta T (diferencial de temperatura) agora com esta discrepância de valores é normal que esteja sempre a funcionar deve rever este metodo de controle!
  17.  # 19

    Qual é o diferencial mais acertado, quantos graus de diferença tem q haver para um bom funcionamento.?
    é que com a válvula ligada tem a ida uma diferença de 3 ou 4 graus e com ele desligada esta por exemplo a mandar para o piso a 42 e a receber a 30.mas desta forma vejo q o piso trabalha menos vezes logo a bomba liga menos vezes...
  18.  # 20

    Tem que ver a temperatura de impulsão do sistema parece-me que existe algum equivoco.
 
0.0169 seg. NEW