Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Gostaria que dessem uma opinião sobre esquema de funcionamento. Atualmente está a funcionar conforme está o esquema, mas eu vejo um senão... é que em dias de sol os paneis aquecem um dos deposítos de 2000 litros e a caldeira segundo os técnicos dá um apoio, o que reparo é que a caldeira a gás é desligada por ex, os paineis vão aquecer apenas um deposito ficando o outro frio e a água que circula na recirculação é fria e eu pensava que a água quente do depósito solar também aquecia o outro depósito mesmo com a caldeira desligada ou avariada por ex... em minha casa se eu desligar a caldeira em dias de sol eu tenho água quente na mesma, aqui também não devia ser assim? ou será que tou a ver mal a coisa? obrigado
      Sem Título2.jpg
  2.  # 2

    a prioridade deveria ser sempre para o solar!! ou seja nesse esquema que tem o solar deveria aquecer o 1º deposito e depois o 2º a caldeira repunha sempre que necessario a temp no 1º deposito para isso deveria ser um de dupla serpentina conforme o esquema que mostrou!!
  3.  # 3

    de inicio a tubagem de recirculação da água quente estava ligado no deposito do solar, no verão passado alteraram essa tubagem a entrar no deposito que aquecido pela caldeira (só) será que essa alteração fez com que não houvesse pressão para a água circular entre o deposito solar e o da caldeira, ou não? eu teimo que em dias de sol e com 20 paineis quase a caldeira não ligava... e eles dizem que o esquema está assim, mas reparei que a caldeira desligada e em dias de sol o deposito solar marcava 70 graus e o outro 19 graus, a recirculação esatava fria assim como a alimentação, o que para mim não faz sentido
  4.  # 4

    antes estava com aquela pequena alteração da recirculação que entrava no deposito solar (a vermelho)
      Sem Título3.jpg
    • CrOhN
    • 25 fevereiro 2015

     # 5

    Concordo com o Sérgio. Só estou a ver isso a funcionar convenientemente, tendo dupla serpentina o acumulador onde está ligada a caldeira.
  5.  # 6

    Colocado por: joedualmarde inicio a tubagem de recirculação da água quente estava ligado no deposito do solar, no verão passado alteraram essa tubagem a entrar no deposito que aquecido pela caldeira (só) será que essa alteração fez com que não houvesse pressão para a água circular entre o deposito solar e o da caldeira, ou não? eu teimo que em dias de sol e com 20 paineis quase a caldeira não ligava... e eles dizem que o esquema está assim, mas reparei que a caldeira desligada e em dias de sol o deposito solar marcava 70 graus e o outro 19 graus, a recirculação esatava fria assim como a alimentação, o que para mim não faz sentido
    e tem razão não faz sentido tem sol e a agua do consumo estar fria, esse esquema que apresenta é muito utilizado para instalações com grandes consumos, não é que esteja mal, o 1º deposito tem que ficar obrigatoriamente sempre quente, nem que seja por causa do problema da legionela, ou seja acho mal desligarem a caldeira!
  6.  # 7

    o que se pode fazer para aproveitar esses 2 depositos sem grandes alterações é colocar uma bomba circuladora entre os 2 depositos e o segundo deposito ir funcionando como um painel solar sempre que esteja quente ia aquecer o 1 deposito!! tipo na imagem em baixo
      114.jpg
  7.  # 8

    Esse esquema é má ideia. o melhor é ter a caldeira a fazer de esquentador e aquecer , se necessário a agua que sai. Muito mais eficiente , poupado, etc...
    Note-se que existem 2 tipos de caldeiras: para circuito fechado (necessaria para esse esquema) e de circuito aberto (como um esquentador). Mesmo que tenha um 2º circuito para aquecmento central (como a minha: Roca vitoria 2020).

    Para ter ideia, a minha caldeira é utilizada apenas para apoio aos painel e ligada a uma bilha de butano 13kg (das pequenas). A que lá está não é mudada à 3 invernos!!!
    (algo que alguns "profissionais" não acreditam!! Mas o facto é que ainda lá está e agua quente não me falta. Somos 4 + MLR que lava 8 a 10 vezes por semana. Claro que tem de ter uma instalação solar muito bem feita e afinada. O material que tenho, segundo esses "profissionais", nem é nada de especial.

    NOTA: conheço quem tem caldeira assim ligada e queixa-se que os painéis não alteraram significativamente o consumo...
  8.  # 9

    voçe quer ligar um deposito de 2000litros a um esquentador?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 10

    OK, tem razão eu não reparei nos 2000L!!! e claro que o circuito é para Aquecimento central!! :)

    Para que não ajam duvidas: o que referi é apenas para AQS em instalações CASEIRAS!!

    CrOhN:
    Sobre o seu esquema: porque mudaram a ligação?? Como estava seria o ideal!! Como está o deposito solar não está a contribuir em nada!!

    Colocado por: Sergio Rodriguesvoçe quer ligar um deposito de 2000litros a um esquentador?
  10.  # 11

    Mas afinal a agua é para consumo ou para aquecimento central??

    Se for só para Aquecimento central é um circuito fechado, a legionela é irrelevante!.
    Se for agua para consumo (com circulação) ai já a legionela pode ser relevante, embora com a agua sempre em circulação e se o circuito não tiver zonas de estagnação a legionela não tem onde "assentar"(mas na duvida seria melhor contar com ela)


    Colocado por: Sergio Rodriguese tem razão não faz sentido tem sol e a agua do consumo estar fria, esse esquema que apresenta é muito utilizado para instalações com grandes consumos, não é que esteja mal, o 1º deposito tem que ficar obrigatoriamente sempre quente, nem que seja por causa do problema da legionela, ou seja acho mal desligarem a caldeira!
  11.  # 12

    Colocado por: system32se o circuito não tiver zonas de estagnação
    em depositos de 2000 litros e menos nao garante isso!!! e para que isso aconteça teria que existir sempre consumo!!!
    • Paio
    • 25 fevereiro 2015

     # 13

    Boas a todos, tenho uma pergunta e uma duvida,
    Qual é o acumulador ( deposito) que tenho de colocar para o aquecimeto central e aguas quentes (cerca) de 150m2 quantos litros preciso
    Pensei em colocar um de 300l chega?.
    Outra duvida é, vou colocar salamandra a lenha com apoio solar, ambos ligados ao aquecimento central,o que eu não entendo é,quando o deposito (acumulador) estiver cheio de agua digamos a 60/65 graus e eu continuar a colocar lenha,, e o sol continuar a brilhar as sobras vão para onde? Não há problemas em haver qualquer explusão.
    Obrigadissimo,,,,
  12.  # 14

    Colocado por: PaioPensei em colocar um de 300l chega?.

    não,

    Colocado por: Paiovou colocar salamandra a lenha com apoio solar,

    não se esqueça de colocar um grupo de circulação Ladomat ou Wipomat com valvula anti-condensação incorporada

    Colocado por: Paioo que eu não entendo é,quando o deposito (acumulador) estiver cheio de agua digamos a 60/65 graus e eu continuar a colocar lenha,, e o sol continuar a brilhar as sobras vão para onde? Não há problemas em haver qualquer explusão.

    se o recuperador não tiver serpentina de arrefecimento e se as válvulas de segurança térmica e presostactica falharem, sim,

    mas precisa de falhar 3 elementos de segurança ao mesmo tempo, o que é altamente improvável,

    a menos que o instalador poupe nas válvulas ou na sabedoria.
  13.  # 15

    Colocado por: Paiovou colocar salamandra a lenha com apoio solar


    Colocado por: Paiocolocar um de 300l

    depende da potencia da salamandra e da potencia fornecida pela solução solar,

    mas eu aconselhava um mínimo de 500 litros e um único deposito de inercia higiénico com serpentina de AQS instantânea em aço inox.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paio
  14.  # 16

    o deposito de 2000 lts é só para AQS , que fornece águas quentes para um refeitório e balneários, o que me leva a crer que a mudança que fizeram não a correta, ao que parece foi feita porque o esquema estava assim, mas para mim aquela água da recirculação embora a tubagem seja de 3/4 acho eu, seria sificiente para circular entre o deposito solar e o deposito que é aquecido pela caldeira?! penso eu de que... obrigado
 
0.0173 seg. NEW