Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se o Gervásio consegue, tu também conseguirás --- Era este o anuncio da Sociedade Ponto Verde no ano 2000, que ilustra o quão fácil é separar o lixo.

    http://videos.sapo.pt/oedfTD7LcDoJGvrmgDAg

    Mas nem sempre é assim tão facil, e enquanto reciclador compulsivo tenho por vezes muitas duvidas, e é por isso que lanço este tópico, no qual gostaria de abordar o que fazer com alguns produtos que não sei onde os colocar.

    Vou começar por dois :

    Esferovite --- O que fazer ?








    E embalagens de produtos aerosois que ja nao se usam ? Por ex tenho uma embalagem de raid que nao vou utilizar mais

  2.  # 2

    Pelo menos em Lisboa seriam os 2 para o contentor amarelo:

    http://www.cm-lisboa.pt/viver/higiene-urbana/recolha-de-residuos/regras-de-separacao
  3.  # 3

    E mesmo o spray com veneno pode ir para o amarelo do plástico/metal
  4.  # 4

    Não te preocupes muito com isso, afinal na recolha eles atiram tudo para o mesmo sítio e depois cobram-te taxas de RSU cada vez maiores todos os anos.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 18 janeiro 2016

     # 5

    Colocado por: civismoEsferovite --- O que fazer ?

    Plástico, sem qualquer dúvida.

    Colocado por: ClioIIafinal na recolha eles atiram tudo para o mesmo sítio e depois cobram-te taxas de RSU cada vez maiores todos os anos.

    Nalguns sítios é isso mesmo que fazem.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 18 janeiro 2016

     # 6

    Colocado por: civismoE embalagens de produtos aerosois que ja nao se usam ? Por ex tenho uma embalagem de raid que nao vou utilizar mais

    Isso pode colocar na lareira...

    NOT ;)
  5.  # 7

    Boas, o que devo fazer a estes filtros de ar usados , eram do meu carro
      IMG_20160813_180337.jpg
    • eu
    • 26 setembro 2016 editado

     # 8

    Isso tem que ir para o lixo comum, não ?
  6.  # 9

    Filtros de ar irão para o lixo comum, na recolha só recolhem um material de cada vez ou os tres se o camião tiver compartimentos separados, a triagem dos materiais reciclaveis já é demorada, se ninguem fizer a separação nos ecopontos então mais demorada e dispendiosa seria.
  7.  # 10

    Colocado por: banzaiwolfFiltros de ar irão para o lixo comum, na recolha só recolhem um material de cada vez ou os tres se o camião tiver compartimentos separados, a triagem dos materiais reciclaveis já é demorada, se ninguem fizer a separação nos ecopontos então mais demorada e dispendiosa seria.


    Eu cá ao pé de casa já vi o camião despejar tudo para o mesmo depósito...e siga pra bingo...
  8.  # 11

    Quanto a filtros, os de ar podem ser postos no lixo comum (não é mais que papel de cartão sujo), os de óleo e combustível convém ser entregues às entidades de gestão de resíduos industriais pois estes são bastante prejudiciais para o ambiente.
    Quanto aos óleos lubrificantes fica aqui a informação:
    http://www.sogilub.pt/pontosderecepcao#!/catid=1
  9.  # 12

    Boas! onde devem ser colocadas latas velhas de tinta e diluente ?

    Obrigado
  10.  # 13

    Ja percebi que as latas velhas de tinta e diluente dão para entregar nos sitios onde as vendem , por exemplo aki , leroy merlin..
  11.  # 14

    Boas!

    Qual o fim que deve ser dado ao Anticongelante que é substituido dos automoveis ?

  12.  # 15

  13.  # 16

    Colocado por: Vítor Magalhãeshttp://www.netresiduos.com/operatordir.aspx?menuid=21&lerid=2628&residuonome=FLUIDOS%20ANTICONGELANTES%20CONTENDO%20SUBST%C3%82NCIAS%20PERIGOSAS


    Obrigado

    Fiquei foi sem perceber se é o consumidor final que deverá deslocar.se com o residuo a um destes pontos de tratamento

    Obrigado
  14.  # 17

    Ja agora cito isto que encontrei no portal http://www.netresiduos.com

    PARA ONDE VAI A ESFEROVITE?
    A esferovite que vem dentro das caixas de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos deve ser colocada no ecoponto amarelo. No entanto, quando se trata de tabuleiros para carne ou congelados, mesmo bem lavados têm de ser deitados no lixo comum, pois são feitos de um tipo de esferovite que não é reciclável em Portugal.

    PARA ONDE VÃO AS EMBALAGENS DE PAPEL COM GORDURA (CAIXAS DE PIZZA P. EX.)?
    As embalagens de papel que tenham transportado alimentos orgânicos ou gordurosos e outros materiais como guardanapos, papel de cozinha, lenços, toalhetes, fraldas, pratos de papel, papel metalizado, plastificado ou de autocolante, não devem ser colocados no papelão.

    Na reciclagem do papel e cartão não é possível retirar a sujidade. Assim, estes tipos de resíduos devem ser depositados no lixo comum, para ser encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, onde é incinerado e transformado em energia.

    PARA ONDE VÃO OS COPOS PARTIDOS?
    Existem materiais que aparentemente poderiam ser reciclados (por serem semelhantes), mas prejudicam a reciclagem por terem características diferentes. Por exemplo, objetos em cerâmica, porcelana ou cristal, como os copos, e vidro de janelas, lâmpadas, espelhos, pírex ou para-brisas não podem ser reciclados. Isto porque precisam de mais calor para fundir que as embalagens de vidro, como as garrafas.

    Assim, estes resíduos devem ser depositados no lixo comum, que depois vão para uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, onde são incinerados e transformados em energia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  15.  # 18

    Ja agora, uma duvida que tinha era relativa aos envelopes com janela transparente, recebo dezenas por mês, partilho o que encontrei sobre este assunto:

    “Papel escrito, agrafado, envelopes com janela e pastas de arquivo, podem ser reciclados” A A A
    Já deverá ter feito esta pergunta várias vezes... Na verdade, esta é uma dúvida muito frequente e que vamos aqui esclarecer!

    Papel escrito, agrafado e envelopes com janela, podem ser reciclados. No papel agrafado não é necessário retirar o agrafo e nos envelopes com janela não é necessário retirar a "janela”.

    Tudo o que é necessário é colocar estes materiais no ecoponto azul. Depois de saírem da Lipor rumo à indústria recicladora, estes materiais vão passar por vários tratamentos até serem transformadas em novos materiais. Neste processo, todos os materiais desnecessários serão retirados.

    Por isso já sabe: o destino correto é o ecoponto azul!
  16.  # 19

    Quanto ao anticongelante, de facto é prejudicial para o ambiente, neste artigo explicam muito bem : https://recyclenation.com/2014/01/recycle-antifreeze/

    Talvez se possa entregar nos sitios onde se vende, por ex grandes superficies
  17.  # 20

    Não se cansem, ponho tudo no tapete rolante Tejo que ele leva tudo ao centro de reciclagem chamado Atlantico.
 
0.0229 seg. NEW