Colocado por: Vítor Magalhãeso facto da generalidade dos condutores ainda pensarem que a faixa da direita é para os camiões,
Colocado por: Vítor Magalhãese que as faixas das rotundas só servem para tornar a estrada mais bonita
Colocado por: C. Loboo excesso de zelo por parte das autoridades no controlo de velocidade
Colocado por: C. Loboposicionamento de radares em sítios estratégicos para apanhar os mais descontraídos
Colocado por: C. LoboAE que de 120 passam sem mais nem menos para 100
Colocado por: j cardosoTenha em conta que as características geométricas da AE (perfis, transversais e longitudinais, bem como o traçado das curvas) são definidos em projecto de acordo com a velocidade previamente estabelecida - 120, nos nossos casos.
Acredita mesmo que as AE são projetadas em função da velocidade máxima de 120 Km/h?
Qual é a justificação técnica para o limite de 120 Km/h?
Colocado por: j cardoso
Tenha em conta que as características geométricas da AE (perfis, transversais e longitudinais, bem como o traçado das curvas) são definidos em projecto de acordo com a velocidade previamente estabelecida - 120, nos nossos casos. Não são "eficientes" a velocidades superioresConcordam com este comentário:Picareta
Colocado por: j cardosomas essa questão é tão regulamentada como um projecto de estruturas.
Colocado por: j cardosoA justificação reside na regulamentação que impõe essa a velocidade
Colocado por: nandogoncaA limitação dos 120kmh tem a ver com as limitações do nosso corpo em sofrer com as forças G. Apesar dos carros terem evoluído, o corpo humano não. Os 120kms de limite servem para salvaguardar o corpo humano dessas forças.
Se é regulamentada, existe uma norma, lei ou diretiva. Qual é essa lei, norma ou diretiva?
Ou seja: não é uma questão técnica, mas sim legislativa.
Colocado por: j cardoso
Não acredito, sei que é assim. Se o projecto é rigorosamente cumprido já é outra questão, mas essa questão é tão regulamentada como um projecto de estruturas.
A justificação reside na regulamentação que impõe essa a velocidade. É possível projectar para velocidades superiores? Claro que é, desde que seja essa a definição do "cliente". Porém, a verdade é que as actualmente existentes foram projectadas para esta velocidade porque assim era (e é) exigido
Já que é tão entendido em infraestruturas rodoviárias
qual a diferença de uma AE que parece uma montanha russa como alguns bocados da A8 e outras AE que parecem projectadas como se fosse um autódromo para dar 300 km/h?
Colocado por: treker666
Sabe porventura quais os valores a que os radars estao regulados? E a percentagem extra acima desse valor de modo a eliminar o desfasamento de contagem ocimetros? Em AE temos em media uma velocidade de cerca de 27km/h acima do legalmente estabelecido.
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Quereria dizer porventura, onde o pessoal simplesmente esta desatento ao que se passa a sua volta?
E nao estao sinalizados? Qual e o problema entao?
Colocado por: j cardoso
Está a inventar, quem lhe disse que eu era tão entendido? Não sabe ler?
300 km/h? Parece a quem, a si? E como chegou a essa conclusão, andou a medir aquilo ou tem a extraordináruia capacidade de confirmar isso "a olho"? Lembre-se que os 120 são a velocidade máxima, a mínima é de 40 e a orografia pode obrigar a reduzir essa velocidade - veja-se o caso das autoestradas de montanha.
Colocado por: BricoleiroJá que é tão entendido em infraestruturas rodoviárias
Colocado por: BricoleiroÉ que, segundo os seus critérios isso não faz sentido nenhum
Colocado por: PicaretaQualquer eng. civil, tem uma cadeira de Vias de Comunicação e aprende a dimensionar estradas, e o dimensionamento é feito em função da velocidade de projecto, que no caso das autoestradas é 120km/h
Colocado por: DVilarMas que me dá mais stress, isso é certo.